No Brasil e no mundo, profissionais de comunicação e relaçÔes pĂșblicas estĂŁo conscientes sobre a revolução da inteligĂȘncia artificial nas companhias que representam e na prĂĄtica profissional, como mostram pesquisas recentes. 

Uma delas, feita pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) com profissionais de comunicação de 135 empresas e divulgada em junho, revelou que 40% deles acham que a inteligĂȘncia artificial vai redefinir a forma como as organizaçÔes se comunicam, criando novas possibilidades e desafios.

O percentual é significativo, mas nos Estados Unidos é o dobro. Lå, 80% dos profissionais de comunicação apostam que a IA serå muito ou extremamente importante na sua atividade nos próximos anos.

A visĂŁo dos RPs dos EUA sobre inteligĂȘncia artificial

Essa constatação é de uma pesquisa do Annemberg Center for Public Relations da USC (University of South California) e da WE Communications, que ouviu 400 profissionais de RP nos EUA em abril.

Mas o estudo também constatou incertezas, mesmo no país onde as inovaçÔes tecnológicas avançam mais råpido. Apenas 16% dos profissionais entrevistados se disseram extremamente familiarizados com as aplicaçÔes da IA generativa na comunicação.

A pesquisa ganhou o nome de Fascinated and Frightened, um tĂ­tulo que define bem os extremos dos sentimentos de fascinação e de medo gerados pela inteligĂȘncia artificial

Entre os dois extremos, a balança pende para o lado positivo. A palavra mais mencionada pelos participantes do estudo para definir inteligĂȘncia artificial foi “transformadora”.

Nuvem de termos mostra impressĂ”es de profissionais de RP sobre inteligĂȘncia artificial reveladas em pesquisa nos EUA

Disruptiva, complexa, eficiente e positiva tambĂ©m se destacaram. JĂĄ “confiança” estĂĄ entre os atributos menos associados Ă  tecnologia, o que justifica o “assustados” do tĂ­tulo da pesquisa.

O impacto da IA na prĂĄtica de RP

As entrevistas da pesquisa Fascinated and Frightened, da WE Communications e do USC Annemberg Center, foram feitas menos de seis meses após o lançamento do ChatGPT.

A opiniĂŁo de um diretor de agĂȘncia, destacada no relatĂłrio, dĂĄ a medida do impacto da inteligĂȘncia artificial na prĂĄtica de RP:

“Tudo vai mudar – o mundo serĂĄ dividido entre antes e depois de 2023”.

Os autores da pesquisa salientam que a mudança radical trazida pela inteligĂȘncia artificial significa que alĂ©m de os profissionais de comunicação se prepararem para utilizĂĄ-la, devem refletir sobre seu melhor uso para reforçar o papel de embaixadores e protetores de marcas, orientando as organizaçÔes a respeito dos valores Ă©ticos e morais associados ao uso dessa tecnologia.

“À medida que a IA se torna uma ferramenta cada vez mais poderosa, devemos manter os humanos no centro das decisĂ”es.

Devemos sempre perguntar como nosso uso dela beneficiarĂĄ pessoas, organizaçÔes, comunidades e o mundo”.

Veja as principais conclusĂ”es da pesquisa 

HĂĄ muito o que aprender e experimentar.

23% afirmaram que as organizaçÔes para as quais trabalham jå estão fazendo mudanças na forma de atuar devido à IA.

16% se disseram extremamente familiarizados com o uso da IA generativa na comunicação

59%  jĂĄ tinha usado o ChatGPT

13% nĂŁo tinham ainda experimentado a ferramenta

BenefĂ­cios para a eficiĂȘncia, dĂșvidas sobre a criatividade

88% acham que a IA vai ter impacto positivo na rapidez e eficiĂȘncia

72% acreditam que vai reduzir a carga de trabalho

57% estĂŁo usando a IA para produzir press releases, textos para blogs e postagens para mĂ­dias sociais

55% acham que vai ajudar na criatividade

25% acham que a criatividade serĂĄ prejudicada

PreocupaçÔes dos comunicadores e as habilidades que ganham ou perdem importùncia

Alguns erros da IA generativa viraram piada ou folclore. Outros afetaram reputaçÔes, como o do prefeito australiano que havia denunciado um esquema de corrupção quando trabalhava em uma empresa e tempos depois foi apontado em texto do ChatGPT como o responsåvel pelo delito.

Confira as maiores preocupaçÔes dos comunicadores com a adoção da tecnologia, segundo a pesquisa da USC Annemberg. 

Fascinados e Assustados, pesquisa mapeia impressĂ”es dos RPs sobre a InteligĂȘncia artificial

Fazer as perguntas certas sempre fez parte do conjunto de habilidades de um profissional de comunicação. Isso nĂŁo mudou. O que muda Ă© o interlocutor. Veja as outras caracterĂ­sticas que vĂŁo ganhar (ou perder) importĂąncia com o uso da IA na atividade.

Gråfico mostra as características que vão ganhar (ou perder) importùncia com o uso da IA na comunicação

Fred Cook, diretor do USC Annemberg Center for Public Relations, disse que em uma pesquisa anterior realizada pelo centro apenas 4% dos profissionais de RP disseram estar ‘muito familiarizados com a IA. Mas embora o nĂșmero tenha aumentado, ele se preocupa com o futuro:

“Historicamente o setor de comunicação Ă© lento para adotar novas tecnologias. NĂŁo podemos deixar que isso aconteça com a IA.”

O relatĂłrio completo pode ser visto aqui.


Edição especial MediaTalks sobre InteligĂȘncia ArtificialEste artigo faz parte do Especial ‘Os desafios da ESG na era da InteligĂȘncia Artificial

Leia aqui a edição completa. 

Edição Especial ESG e InteligĂȘncia Artificial MediaTalks