Londres – Entre os vídeos registrando pânico e correria no momento em que um terremoto atingiu o Marrocos pouco depois das 23h da última sexta-feira (9) está o de um casamento, que viralizou nas redes sociais em vários países. 

O tremor de magnitude 6,8 deixou mais de 2 mil mortos e destruiu construções em várias cidades, incluindo Marakesh, cidade listada pela Unesco com Patrimônio Mundial da Humanidade, onde o casamento acontecia. 

O vídeo foi publicado pelo usuário do Twitter Ahmer Butt, baseado em Karachi, no Paquistão, de onde muitas imagens do desastre em Marrocos têm sido postadas. 

Vídeo do casamento interrompido pelo terremoto

Com o texto “Quando um poderoso terremoto interrompeu um casamento em Marakesh, Marrocos”, o vídeo de 16 segundos começa com um cantor interpretando uma música ao microfone, tendo ao fundo luzes festivas em cor violeta. 

Em um momento ele olha para trás, parecendo já ter sentido alguma coisa diferente. Em seguida, os músicos da orquestra começam a correr. O mesmo fazem os convidados, aos gritos. 

A câmera perde o foco e apaga. Não se tem notícias sobre o local exato ou o que aconteceu com os que estavam dentro do prédio.

Muitos habitantes das cidades atingidas não conseguiram escapar a tempo, e estão sob os escombros, enquanto o governo do Marrocos tem relutado em aceitar ajuda internacional para as buscas. 

Outros vídeos nas redes sociais também documentam o momento do terremoto no Marrocos, muitos deles oriundos de câmeras de segurança ou de pessoas que filmaram as cenas de pânico de dentro de suas casas, alarmadas com objetos se movimentando. 

Mas como em todos os grandes acontecimentos, as fake news também estão se espalhando rápido pelas redes sociais. 

Um exemplo é a imagem de um homem que estaria rezando sobre os escombros de uma Mesquita destruída, que a agência de checagem de fatos indiana Boom informou ser na verdade uma foto de 2020. 

Homem sobre casa destruída é uma imagem falsa associada ao terremoto de Marrocos
Reprodução Boom