Londres – Para entender melhor como os jovens de hoje se informam, o Instituto Reuters para estudoso do jornalismo, na Universidade de Oxford, realizou uma pesquisa em trรชs paรญses, incluindo o Brasil. Entre suas conclusรตes, destaca que para os jovens, crescidos imersos nas redes sociais, as notรญcias nรฃo sรฃo apenas digitais, mas tambรฉm sociais e participativas.
Os jovens brasileiros sรฃo os que mais se informam pelo WhatsApp, em comparaรงรฃo com os dos demais paรญses pesquisados, os Estados Unidos e o Reino Unido. Enquanto no Brasil o uso da plataforma para essa finalidade chega a 41% dos jovens, no Reino Unido รฉ quatro vezes menor e nos EUA รฉ quase nulo.
A pesquisa, chamada The Kaleidoscope, avaliou o que os jovens consideram โnotรญciasโ, a forma como as obtรชm e em quem mais confiam para entregรก-las. E aponta caminhos sobre como os meios de comunicaรงรฃo podem se adaptar melhor ร s necessidades desse pรบblico mais jovem. Veja a seguir os cinco insights principais.
Jovens se informam com notรญcias “estreitas” e “amplas”
Os jovens fazem uma distinรงรฃo entre as “notรญcias estreitas”, como a agenda tradicional da polรญtica ou de atualidades e as “notรญcias amplas”, que abrangem tรณpicos como esportes, entretenimento, fofocas de celebridades, cultura e ciรชncia.
As “notรญcias estreitas”, vistas como as mais sรฉrias, estรฃo associadas ร s principais organizaรงรตes de mรญdia tradicionais. Os jovens acham que a entrega desse tipo de notรญcia deve ser feita de forma imparcial e objetiva, mesmo que tenham dรบvidas de que isso seja possรญvel.
Por outro lado, as “notรญcias amplas” permitem um maior espectro de tons e abordagens. A mรญdia alternativa รฉ vista como atuando melhor nesse campo.
Alguns jovens evitam as notรญcias “estreitas” – pelo menos algumas vezes
Em vez de evitar notรญcias de modo geral, alguns jovens consideram que hรก certo tipo de notรญcias, as mais sรฉrias, que devem ser evitadas. Muitas vezes, alegam, para proteger a saรบde mental.
A aversรฃo a essas notรญcias consideradas “estreitas” tem implicaรงรตes para as marcas jornalรญsticas tradicionais. Sรฃo justamente elas as percebidas pelos jovens como operando no final “sรฉrio” do espectro.
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Trรชs tipos principais de consumidores jovens de notรญciasย
Muitos fatores influenciam as preferรชncias e comportamentos de como cada jovem se informa, e o grande leque de escolhas proporcionado pela internet permite que existam tantos perfis de consumo como a quantidade de jovens.
Mas o estudo conseguiu identificar trรชs principais perfis, baseados no consumo das notรญcias mais sรฉrias, na maneira como se informam, nas relaรงรตes com as marcas de notรญcias e nas preferรชncias de conteรบdo.
O primeiro tipo consome notรญcias para se divertir ou por um dever cรญvico de saber o que estรก acontecendo.
O segundo sente uma necessidade prรกtica de acompanhar os acontecimentos que afetam seu dia-a-dia, em vez de por diversรฃo ou dever
Jรก os do terceiro grupo evitam as notรญcias como regra geral, mas sentem que precisam saber as “grandes” coisas que acontecem na sociedade
Os jovens sรฃo cรฉticos em relaรงรฃo ร s informaรงรตes e questionadores da “agenda” das fontes de notรญcias
Como cresceram na era digital e foram ensinados pelas geraรงรตes mais velhas a serem crรญticos das informaรงรตes que consomem, os jovens julgam as principais marcas de notรญcias por sua imparcialidade.
Hรก pouca consistรชncia no que os jovens querem em termos de formatoย
Longe dos traรงos consistentes que muitas vezes sรฃo atribuรญdos a eles, os jovens gostam de uma variedade de formatos e mรญdias, e sรฃo atraรญdos por informaรงรตes que sรฃo selecionadas para eles.
“Continuarรก a haver um lugar para texto, vรญdeo, รกudio e imagens estรกticas – ร s vezes tudo em um รบnico conteรบdo”, diz o estudo.
Oportunidades para as organizaรงรตes jornalรญsticas interessadas nos jovens
O estudo reconhece que as principais marcas de notรญcias nรฃo podem agradar a todos os jovens o tempo todo, mas aponta caminhos para que elas sejam escolhidas por esse pรบblico com mais frequรชncia, a comeรงar pelo reconhecimento de que a variedade de preferรชncias representa um amplo conjunto de oportunidades.
Uma das sugestรตes รฉ o aumento da diversificaรงรฃo de ofertas, nรฃo necessariamente substituindo o que jรก estรก sendo oferecido. Isso inclui a ampliaรงรฃo de tรณpicos, maior variedade de abordagens e a identificaรงรฃo dos jovens leitores menos engajados com notรญcias mais sรฉrias.
Para alcanรงar isso, a pesquisa recomenda que os organizaรงรตes jornalรญsticas examinem quem estรก criando notรญcias destinadas aos pรบblicos jovens e como esse conteรบdo se alinha ร s caracterรญsticas de cada plataforma digital.
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