Londres – Depois de passar a presidência atacando a imprensa, Donald Trump deu sinais de que pretende endurecer o jogo ainda mais se voltar ao cargo, prometendo abrir um processo contra a Comcast, dona da NBC News, por traição ao país.

As declarações foram feitas no domingo (24/9) em uma série de posts na conta do ex-presidente na Truth Social, rede que ele fundou em 2022.

A Casa Branca reagiu em nota oficial, na qual Biden afirma que a liberdade de imprensa é um direito constitucional fundamental e que os presidentes devem sempre defender as liberdades dos americanos e nunca pisá-las para fins políticos egoístas, pequenos e perigosos.

Qual o argumento de Trump para o processo?  

As ameaças ocorreram depois que Trump afirmou que o General Mark Milley deveria ser executado por não seguir suas ordens durante seu mandato.

Donald Trump acusa a Comcast de realizar uma cobertura parcial contra ele por suas emissoras NBC News e MSNBC.

Além de dizer que a empresa e suas controladas são corruptas e desonestas, ele afirmou que elas deveriam ser investigadas pelo que classificou de traição aos interesses nacionais:

“Eles são quase todos desonestos e corruptos, mas a Comcast, com sua cobertura unidirecional e viciosa pela NBC NEWS, e em particular pela MSNBC, muitas vezes  corretamente referida como MSDNC (Comitê Nacional Democrata!), deve ser investigada por sua ‘traição ao país’.”

As acusações limitaram-se à cobertura jornalística?

Trump foi além da cobertura e insistiu que a NBC News estaria fazendo uma contribuição de campanha para seus adversários políticos, os democratas. E mandou chumbo grosso contra a emissora:

“Por que a NBC, ou qualquer outra das empresas de mídia corruptas e desonestas, deveria ter o direito de usar o valioso sistema de comunicação dos Estados Unidos gratuitamente?

O ex-presidente continuou dizendo: “Eles são uma verdadeira ameaça à democracia e são, de fato, O INIMIGO DO POVO! A Fake News Media deve pagar um grande preço pelo que fez ao nosso outrora grande país!”.

Canais jornalísticos de outras redes também foram ameaçados?

A ameaça de Trump se estendeu aos demais meios de comunicação que não se alinham à sua retórica.

“Eu digo antecipadamente, abertamente e com orgulho, que quando eu ganhar a Presidência dos Estados Unidos, eles e outros da LameStream Media serão completamente investigados por sua cobertura conscientemente desonesta e corrupta de pessoas, coisas e eventos”, prometeu Trump.

O que a Casa Branca disse sobre as ameaças de Trump de processo contra rede? 

A nota oficial da Casa Branca, assinada por Andrew Bates, vice-secretário de imprensa da Casa Branca, diz:

“O presidente Biden fez um juramento de defender a nossa constituição e proteger a democracia americana. A liberdade de imprensa é um direito constitucional fundamental.

Abusar do poder presidencial e violar os direitos constitucionais dos repórteres seria um ataque ultrajante à nossa democracia e ao Estado de direito. Os presidentes devem sempre defender as liberdades dos americanos – nunca pisá-las para fins políticos egoístas, pequenos e perigosos.”

Por que Trump falou que um general merecia a morte?

A fúria de Trump contra a imprensa foi externada depois que ele sugeriu na sexta-feira (22) que o General Mark Milley deveria ser condenado à morte por traição, por não seguir suas ordens durante o seu mandato.

Milley era chefe do Estado Maior nomeado pelo próprio Trump em 2018 e passará à reserva no final do mês:

“Milley, que liderou talvez o momento mais embaraçoso da história americana com a sua implementação grosseiramente incompetente da retirada do Afeganistão, custando muitas vidas, deixando para trás centenas de cidadãos americanos e entregando bilhões de dólares do melhor equipamento militar, deixará o serviço militar na próxima semana.

Este será um momento para todos os cidadãos dos EUA comemorarem! Esse cara acabou sendo um desastre que, se a reportagem da Imprensa Fake estiver correta, na verdade estava lidando com a China para avisá-la sobre o pensamento do Presidente dos Estados Unidos.

Este é um ato tão ultrajante que, em tempos passados, o castigo teria sido a MORTE! Uma guerra entre a China e os Estados Unidos poderia ter sido o resultado deste ato de traição!!!”

Em 2021, Trump já tinha chamado Milley de “idiota” e dito:

“Se eu fosse dar um golpe, uma das últimas pessoas com quem eu gostaria de fazer isso seria o general Mark Milley”.

De acordo com um perfil de Milley publicado pelo The Atlantic esta semana, o general expressou sua suspeita de que Trump lançaria pessoas na prisão se fosse reeleito em 2024, e que ele próprio“estaria no topo da lista”.

Como as bravatas de Trump têm influenciado a corrida eleitoral?

Ao contrário de resultados anteriores, na semana passada uma pesquisa do Washington Post/ABC News  mostrou Trump com uma vantagem de 52% a 42% contra Joe Biden na disputa pela Casa Branca.

O próprio jornal salientou tratar-se de uma sondagem atípica, ainda a ser confirmada por levantamentos posteriores.

Mas o resultado demonstra que o fato de o ex-presidente enfrentar 91 acusações de crimes em quatro jurisdições diferentes do país não é um fator determinante para sua derrota nas eleições presidenciais de 2024.

Em artigo na Forbes, o jornalista Matt Novak afirma que Trump tem uma chance real de vencer novamente, se a tendência dessa pesquisa for confirmada.

E alerta: se Trump está acusando veículos de comunicação e pessoas de traição e falando sobre executar pessoas pela mídia, ele precisa ser levado a sério.