Londres – A iniciativa JournalismAI da Escola de Economia e CiĆŖncia PolĆ­tica de Londres (LSE) entrevistou mais de 100 organizaƧƵes de notĆ­cias de 46 paĆ­ses sobre seu envolvimento com a inteligĆŖncia artificial para identificar como ela estĆ” sendo usada no jornalismo, os temores e as expecativas para o futuro.

A pesquisa foi realizada entre abril e julho de 2023. Form ouvidos mais de 120 editores, jornalistas, profissionais de tecnologia e criadores de conteĆŗdo de 105 redaƧƵes pequenas e grandes.

Eles compartilharam seus aprendizados sobre o uso de IA e da IA generativa. O relatĆ³rio aborda os efeitos sobre aspectos como a qualidade e a sustentabilidade do jornalismo. Veja os principais pontos. 

IA no jornalismo, segundo a LSE

IA generativa x IA tradicional 
  • Houve um elevado nĆ­vel de concordĆ¢ncia entre os participantes de que a IA generativa apresenta um novo conjunto de oportunidades nĆ£o proporcionadas pela IA tradicional. Foram destacadas algumas das vantagens da IA generativa, como a acessibilidade e os baixos requisitos para competĆŖncias tĆ©cnicas avanƧadas.
  •  Os entrevistados se demonstraram muito mais divididos ā€“ quase metade nĆ£o tinha a certeza ā€“ sobre se a IA generativa tambĆ©m apresentava mais desafios do que a tradicional.  
  • Alguns acreditam que elas apresentam desafios semelhantes, como o viĆ©s algorĆ­tmico, mas a generativa eleva o limite mĆ”ximo de risco a um novo nĆ­vel.
Desigualdades e sustentabilidade financeira 
  • A InteligĆŖncia Artificial (IA) continua a ser distribuĆ­da de forma desigual entre pequenas e grandes redaƧƵes e regionalmente entre os paĆ­ses do Sul Global e do Norte Global.
  •  Os benefĆ­cios sociais e econĆ³micos da IA estĆ£o geograficamente concentrados nos paĆ­ses do Norte, que desfrutam de infra-estruturas e recursos, enquanto muitos paĆ­ses do Sul Global enfrentam as repercussƵes sociais, culturais e econĆ“micas do colonialismo pĆ³s-independĆŖncia.
  • O desafio de acompanhar a rĆ”pida evoluĆ§Ć£o da IA foi consistentemente mencionados ao longo da pesquisa. 
  •  A grande maioria acolheu com satisfaĆ§Ć£o uma maior colaboraĆ§Ć£o entre redaƧƵes e outros organizaƧƵes de mĆ­dia e instituiƧƵes acadĆŖmicas, esperando que isso ajude a diminuir a disparidade entre redaƧƵes pequenas e grandes, bem como regionalmente entre redaƧƵes nos paĆ­ses do Norte Global e do Sul Global.
  • HĆ” preocupaƧƵes de que a tecnologia exacerbe os problemas de sustentabilidade enfrentados pelas redaƧƵes com menos recursos que ainda estĆ£o se recuperando da pandemia, em um mundo altamente digitalizado e uma indĆŗstria cada vez mais impulsionada pela IA. 
UtilizaĆ§Ć£o da IA nas redaƧƵes 
  • Aumentar a eficiĆŖncia e a produtividade para liberar os jornalistas para tarefas mais criativas foram apontados como os principais impulsionadores da integraĆ§Ć£o da IA para mais de metade dos entrevistados
  • A grande maioria deles, cerca de 85%, pelo menos experimentou tecnologias de IA generativa de diversas maneiras, como escrita de cĆ³digo, geraĆ§Ć£o de imagens e criaĆ§Ć£o de resumos.
  • Alguns estĆ£o apreensivos quanto Ć  utilizaĆ§Ć£o da IA generativa em tarefas editoriais, enquanto outros a utilizam regularmente na codificaĆ§Ć£o, geraĆ§Ć£o de tĆ­tulos e otimizaĆ§Ć£o de mecanismos de pesquisa.
  • Mais de 75% deles usam IA em pelo menos uma das Ć”reas do processo jornalĆ­stico: apuraĆ§Ć£o, produĆ§Ć£o e distribuiĆ§Ć£o de conteĆŗdo
  • Em geral, os entrevistados observaram que a mitigaĆ§Ć£o dos desafios de integraĆ§Ć£o da IA requer preenchimento de lacunas de conhecimento entre as diversas equipes da redaĆ§Ć£o. Da mesma forma, a colaboraĆ§Ć£o entre departamentos foi considerada necessĆ”ria para a adoĆ§Ć£o eficaz da IA.
  • Cerca de 1/3 dos entrevistados disseram ter uma estratĆ©gia institucional de IA ou estar atualmente desenvolvendo uma.
  • Alguns dos primeiros a adotar a tecnologia estĆ£o se concentrando em alcanƧar a interoperabilidade da IA com os sistemas existentes. 
  • Cerca de 80% dos entrevistados acreditam que a IA terĆ” um papel ainda mais importante em suas redaƧƵes no futuro.
  • Os participantes no inquĆ©rito projetam que a IA influenciarĆ” quatro Ć”reas principais:
    1 VerificaĆ§Ć£o de fatos e anĆ”lise de desinformaĆ§Ć£o
    2 PersonalizaĆ§Ć£o e automaĆ§Ć£o de conteĆŗdo
    3 Resumo e geraĆ§Ć£o de texto
    4 Uso de chatbots para conduzir entrevistas preliminares e avaliar o sentimento pĆŗblico sobre questƵes
Integrando a IA nas redaƧƵes 
  • Assim como na pesquisa feita pela iniciativa JournalismAI em 2019, as restriƧƵes financeiras e as dificuldades tĆ©cnicas permanecem os desafios mais urgentes para a integraĆ§Ć£o de tecnologias de IA na redaĆ§Ć£o. 
  • Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que a sua abordagem para IA nĆ£o mudou em relaĆ§Ć£o ao passado, seja porque ainda estĆ£o no inĆ­cio de sua jornada ou porque  integraĆ§Ć£o da tecnologia permanece limitada.
  • Cerca de 1/4 disse a abordagem da sua organizaĆ§Ć£o para uso da IA evoluiu; eles ganharam experiĆŖncia prĆ”tica e isso os ajuda a pensar de forma mais realista sobre a tecnologia.
  • Cerca de 1/3 dos entrevistados acreditam que suas organizaƧƵes estĆ£o prontas para lidar com desafios da adoĆ§Ć£o da IA no jornalismo, enquanto quase metade disse que estava apenas parcialmente pronto ou ainda nĆ£o pronto. 
  • Muitos entrevistados disseram que a integraĆ§Ć£o da IA estĆ” mudando as funƧƵes existentes na redaĆ§Ć£o por meio de treinamento e qualificaĆ§Ć£o. Na mesma linha, a IA estĆ” mudando a natureza do papel do jornalista e as competĆŖncias procuradas.

Ɖtica, discriminaĆ§Ć£o e elemento humano 
  • Mais de 60% dos entrevistados estĆ£o preocupados com as implicaƧƵes Ć©ticas da IA sobre a qualidade editorial e outros aspectos que fazem parte da essĆŖncia do jornalismo. Os jornalistas estĆ£o tentando descobrir como integrar tecnologias de IA em seu trabalho sem perder de vista valores como precisĆ£o, justiƧa e transparĆŖncia. 
  • Muitos defendem a definiĆ§Ć£o de diretrizes Ć©ticas para mitigar vieses algorĆ­tmicos, mas apontam a dificuldade de estabelecer os padrƵes. 
  • Os entrevistados apelaram Ć  transparĆŖncia por parte dos criadores de sistemas de IA e empresas tecnolĆ³gicas, e tambĆ©m das redaƧƵes em relaĆ§Ć£o ao pĆŗblico. 
  • Jornalistas e produtores de conteĆŗdo continuaram a enfatizar a necessidade de uma abordagem humana, em linha com os resultados da pesquisa de 2019.
MercantilizaĆ§Ć£o e polarizaĆ§Ć£o 
  • HĆ” receios de que as tecnologias de IA contribuam negativamente para a mercantilizaĆ§Ć£o do jornalismo, aumentando a mĆ” qualidade e polarizando o conteĆŗdo, levando a um declĆ­nio ainda maior no pĆŗblico confianƧa na imprensa. 
  • Empresas de tecnologia estĆ£o impulsionando a inovaĆ§Ć£o em IA e outras tecnologias, mas participantes pesquisa expressaram preocupaƧƵes sobre a sua natureza orientada para o lucro, a concentraĆ§Ć£o de poder e falta de transparĆŖncia.
  • A necessidade de um equilĆ­brio entre a tecnologia e o jornalismo, um tema que tambĆ©m surgiu na pesquisa de 2019, continua a ser imperativo para um futuro onde as tecnologias de IA sejam aproveitadas para melhorar o jornalismo e a sua missĆ£o.
Leia a pesquisa completa aqui