Londres – Espécies animais que vivem na natureza podem ser furiosas, ameaçadoras mas também engraçadas, como mostram as fotos finalistas do concurso anual Comedy Wildlife Photo Awards, anunciadas nesta semana.
Os macacos se destacaram nas imagens selecionadas pelo júri do concurso realizado desde 2015, como esta feita pelo fotógrafo queniano Bernard Omwaka. Ele retratou a mãe babuíno tentando controlar seu bebê travesso no Parque Nacional do Lago Nakaru.
Confira as fotos mais engraçadas do ano que concorrem ao prêmio principal
Outro filhote de babuíno, registrado no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, aproveitou a carona no dorso da mãe e parece estar pedindo um beijinho.
O plano do fotógrafo era registrar chacais, hienas e pássaros no Parque Nacional Keoladeo, na Índia. Mas eles não apareceram. Quem surgiu foi um cervo, bem no meio da estrada.
Mas na hora do clique, um macaco intruso roubou a cena e começou a se coçar, enquanto estendia a pata como se estivesse sinalizando o caminho.
Entre os símios finalistas do concurso há também este habitante de uma floresta de macacos em Ubud, Bali. A fotógrafa disse que a área é mágica e sagrada para o povo balinês. E indagou:
“Será que o nosso dândi é a reencarnação de uma divindade?
Entre as fotos mais engraçadas de animais selecionadas pelo júri do concurso há também cliques de espécies que costumam causar medo – exceto quando são flagradas em momentos descontraídos.
Este leão aproveitou o fim da tarde na reserva Masai Mara, na África do Sul, para uma relaxada.
Os lindos dentes do lobo pintado que vive na reserva Lion Sands, na África do Sul, podem lembrar um sorriso, mas ele não tem muitos motivos para dar risada.
Segundo o fotógrafo Henry Keepin, a espécie está em extinção e só restam 1,4 mil animais na natureza.
Ainda que com menos dentes à mostra, a tartaruga fotografada em Israel parecia estar feliz interagindo com a amiga libélula.
Já esta outra libélula aproveitou as gotas de orvalho para uma ‘limpezinha’, segundo a fotógrafa que capturou a cena na Polônia.
A interpretação do fotógrafo Jorn Vangoidtsenhoven para este flagrante de um castor em um parque nacional em Wyoming (EUA) também foi a de um momento de higiene: estaria ele segurando um fio-dental?
Este filhote de raposa cinza fotografado em Virginia (EUA) encontrou um lugar tranquilo para descansar após treinar suas habilidades de caça – e parece ter improvisado um charuto.
A foca também teve seu momento de relaxamento, formando uma simetria perfeita com a rocha em Staten Island, Nova York.
O fotógrafo Bill Gozansky escolheu o ângulo perfeito para registrar o que parece ser uma girafa em uma reserva ambiental na Namíbia ‘colocando o nariz onde não é chamada’, enquanto o objeto da suposta curiosidade dá a impressão de não estar gostando muito.
Verdade ou ilusão de ótica?
Outra que aproveitou um ângulo inusitado para criar uma fotografia engraçada da natureza foi Danielle Goonan, que ‘inventou’ um peixe-mergulhador nas Ilhas Seychelles.
A vida na natureza é cheia de conflitos entre animais, e alguns viram fotos engraçadas pelas lentes dos profissionais e amadores atentos para capturar o momento certo.
F0i o que faz o holandês Allen Szalok, que registrou o alfaiate tentando afastar o ganso para proteger o ninho com filhotes na reserva de Minsmere, no Reino Unido. .
Os ânimos andam exaltados entre pássaros, como registrou o fotógrafo polonês em uma floresta perto de Cracóvia. O jovem verdilhão parece irritado, ou “delatando que seu irmão fez algo errado”, na interpretação livre do autor do clique para a cena.
Na série “pais e filhos”, a mamãe ursa parede ter perdido a paciência com o rebento, e delicadamente empurra-o para começar a ganhar a vida (e o alimento) por conta própria.
O conflito entre esses cavalos selvagens é mais poderoso. Os dois exibem sua força em uma coreografia que o fotógrafo chamou de “Tango”, capturada nos EUA. E avisou: ninguém saiu ferido.
Pinguins entre as estrelas do concurso
Os fofos e às vezes desajeitados pinguins sempre marcam presença em prêmios de fotografias de animais – e não poderiam faltar quando em um concurso de fotos engraçadas de animais.
O argentino Dario Podesta registrou nas Ilhas Malvinas três pinguins-reis saindo da água em total harmonia, parecendo que estão de mãos dadas.
Na Península Antártica, um grande grupo de pinguins gentoo estava voltando do mar, quando de repente uma solitária pinguim-barbicha apareceu. O momento foi interpretado pela fotógrafa:
“Os gestos neste encontro são tão reconhecíveis que foi fácil supor que a conversa fosse assim: “Tem certeza de que minha família não foi por aqui?” “Não, eu disse que eles foram por ali!”
Os cangurus também têm a sua graça natural, e seus gestos inspiram os criativos fotógrafos da natureza a imaginar o que poderiam estar pensando ou tentando fazer.
O australiano Jason Moore acredita que este habitante de uma reserva em Perth poderia estar tocando uma guitarra imaginária, imagem concorre ao título de foto de animal selvagem mais engraçada do ano.
Outra ‘artista’ destacada no concurso de fotos engraçadas de animais selvagens é esta lontra, fotografada em Singapura em uma pose que lembra um elegante balé.
Falando de fofura, os ursos sempre encantam, como este registrado na Finlândia que parece estar pedindo para ser fotografado.
O Comedy Wildlife Photo Awards foi criado pelos fotógrafos profissionais britânicos Paul Joynson e Tom Sullam, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação das espécies usando as cenas engraçadas como forma de atrair o público.
A dupla promove também outro concurso de fotos engraçadas, voltado apenas para pets ou animais domesticados.
Além da escolha do júri, o público pode também votar na foto mais engraçada de animais selvagens do ano no site do concurso.
Leia também | Adolescente brasileira é premiada no Comedy Pet Awards com foto de ‘cão-foca’; confira vencedores