MediaTalks em UOL

A magia dos eclipses em fotos de profissionais e amadores pelo mundo; confira as imagens

Londres – Um eclipse como o que será visto neste sábado em vários países, incluindo o Brasil, é um desafio para profissionais e amadores em busca das melhores fotos do fenômeno. 

Embora seja possível fotografar um eclipse até com o smartphone, as melhores imagens são obtidas com câmeras operadas por profissionais experientes em astrofotografia ou amadores mais treinados e munidos de equipamentos como tripés, filtros e telescópios. 

Veja algumas uma seleção de imagens de outros eclipses em várias partes do mundo. 

Jongsun Lee, fotógrafa amadora, contou ter viajado 15 horas entre New Jersey e Kentucky, nos EUA, para capturar imagens de um eclipse solar visto em agosto de 2017. 


Justin Dickey, fotógrafo e desenvolvedor de web, também viajou de Indiana para Kentucky apenas para apreciar o eclipse, mas acabou saindo com ótimas fotos feitas na cidade de Scottsville, como esta explosão de luzes. 

Outra imagem do mesmo eclipse foi feita por Carlos Magnuson, que se apresenta como “um engenheiro com uma câmera”, em Franklin, nos EUA. 


Poesia nas fotos de eclipses 

O ângulo escolhido por Jim Strasma, para quem a fotografia é “um hobby sério”, foi batizado de “Anel de Diamante”, um título inspirado para a captura feita no momento em que o eclipse solar de 2017 estava no final. 

Liwa, em Dubai, foi o local escolhido por Abed Ismali para registrar todas as fases de um eclipse solar em dezembro de 2019. 


O argentino Tato Lopez registrou este eclipse em Córdoba, em 2019. 


A Alemanha viu um eclipse solar parcial em junho de 2021. Kevin Kandblbinder fez o registro em Quickborn. 


Em Tóquio, Marek Okon registrou um eclipse anular como o visto no Brasil neste sábado. Foi na madrugada de 20 de maio de 2012, em clima de tensão, pois o céu estava encoberto.

Mas nos últimos 10 minutos, a natureza ajudou: as nuvens se dissiparam deixando uma camada translúcida que tornou a foto ainda mais especial. 


Martin Brechtl, que vive na Eslováquia, registrou este eclipse parcial da lua em julho de 2018 perto de Sreser, na Croácia. 

A astrofotografia é uma arte que exige técnica e inspiração. Todos os anos o Observatório de Greenwich, lar da hora universal, escolhe as fotos mais impressionantes do céu. 

Confira.

Sair da versão mobile