O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas está oferecendo um curso gratuito sobre ChatGPT e Inteligência Artificial voltado para jornalistas e outros profissionais que produzem conteúdo informativo.
Os quatro módulos do curso “Como usar ChatGPT e outras ferramentas de IA na sua redação” foram apresentados entre 25 de setembro e 22 de outubro, mas estão disponíveis online para serem assistidos no horário de melhor conveniência para os participantes durante as próximas quatro semanas.
Os instrutores são a jornalista Aimee Rinehart, Gerente Sênior de Produtos de Estratégia de IA da The Associated Press, e Sil Hamilton pesquisador de IA na Hacks/Hackers, uma rede de jornalistas que repensam o futuro das notícias por meio de palestras, hackathons e conferências.
Curso mostrará uso inteligência artificial no dia a dia
Os objetivos do curso são identificar como a IA pode ajudar no dia a dia de profissionais da comunicação, como implementar e trabalhar com esse tipo de tecnologia e o que esperar da inteligência artificial no jornalismo nos próximos anos.
O treinamento é aberto a qualquer pessoa que deseje aprender mais sobre IA para trabalho ou uso pessoal. Contudo, o foco é o cotidiano de repórteres, editores, produtores, publicitários, profissionais de marketing e de recursos humanos.
“A IA generativa está transformando indústrias inteiras. Mas o que isso significa para jornalistas? Se você está trabalho no jornalismo hoje, é difícil ignorar que a maneira como fazemos nosso trabalho e como o distribuímos está mudando”, disse Sil Hamilton.
Leia também | Entrevista | Andrew Bruce Smith, Chartered Institute of PR: ‘IA já está invadindo domínios criativos’
Treinamento terá palestras, fóruns e teste de conhecimentos
Nos quatro módulos, os estudantes são convidados a se aprofundarem nos princípios básicos da Inteligência Artificial, em como funciona e como pode funcionar nas redações jornalísticas e nas implicações éticas de usá-la.
O curso também é oferecido em espanhol e português. Os módulos 1 e 4 são ministrados por Aimee Rinehart, enquanto os módulos 2 e 3 são liderados por Sil Hamilton.
O programa do curso de IA
O módulo 1 fala da estrutura básica das IAs e como elas podem ajudar na redação jornalística. A instrutora aborda o essencial da Inteligência Artificial, o que são modelos de linguagem e estudos de caso da ferramenta em trabalhos jornalísticos.
O módulo 2 busca desmistificar a IA generativa. Sil Hamilton apresenta trabalhos teóricos em torno da tecnologia e de suas aplicações. O foco é a história das IA, os fundamentos da geração de textos e modelos multimodais.
O módulo 3 fala dos benefícios e das preocupações sobre o uso da IA nas redações jornalísticas, com foco em princípios éticos.
O módulo 4 ajuda os participantes a implementarem a tecnologia no cotidiano profissional – como identificar oportunidades, escrever com IA e compreender o futuro do jornalismo com IA.
Saiba mais sobre o curso e como se inscrever aqui.
Leia também | Empregos, deepkafes, diversidade: como a IA pode afetar a reputação das empresas que não fizerem a coisa certa