Londres – Os cães são sempre estrelas em concursos de fotografia de pets, mas neste eles brilham sozinhos: o Dog Photography Awards acaba de anunciar os vencedores de sua edição 2023, escolhendo as melhores fotos dos ano em quatro categorias; Ação, Estúdio, Paisagem e Cães & Pessoas.
O prêmio foi criado por Audrey Bellot, fotógrafa francesa especializada em registrar cães. Os organizadores do concurso também promovem cursos para quem se interessa em aprender como capturar os melhores momentos do melhor amigo do homem – pelo menos para os que não preferem os gatos.
O concurso deste ano recebeu quase 1,5 mil imagens de caninos de 50 países. E para quem acha que custa caro manter um pet, os vencedores do Dog Photography Award conseguem reaver parte do investimento: os vencedores principais em quatro categorias ganharam 2 mil euros, além de equipamentos fotográficos.
Confira as melhores fotos de cães do ano
A vencedora na categoria Paisagem foi Soleil, uma esguia e elegante Azawakh, fotografada na Suécia.
Sanna Sander, autora do clique, disse que teve a ideia de registrar Soleil sobre a pilha de troncos que via diariamente ao levar os filhos na escola, representando um momento de calma na correria do cotidiano.
Em segundo lugar ficou Nala, da raçã Pastor Australiano, que com sua pelagem grossa não se importou com a neve e resolveu dar uma relaxada bem no meio da estrada deserta nos EUA. O enquadramento valorizou os toques de amarelo no pelo de Nala.
O terceiro lugar também foi para uma paisagem de neve, tendo como estrela a já conhecida Solei. Aqui ela admira a brancura do fim inverno, quebrada apenas por ela própria e pelas árvores ainda sem folhas.
A alemã Jacqueline Rüdige registrou o voo do cão de caça, mostrando seus músculos e vértebras e desfocando a parte inferior do animal para dar a ideia de movimento. A imagem foi escolhida como a melhor na categoria Ação pelo júri do concurso.
A segunda melhor foto de um cão em ação foi um mergulho registrado no Canadá, em que as luzes e o azul do mar compõem um cenário mágico.
O terceiro lugar na categoria Ação também foi para o Canadá. Anne-Laurie Léger registrou o salto do animal contra o sol poente, capturando seu reflexo na água em perfeita simetria.
Em estúdio, a campeã foi a bailarina fotografada por Anna Averianova em Montenegro, erguendo a pata traseira em uma pose perfeita. O cenário esfumaçado e o foco de luz lembram um palco.
Na Espanha, a fotógrafa Carla Gea Perales registrou em estúdio outra cena que parece um balé ou uma pose de modelo, conquistando o segundo lugar na categoria.
O sueco Tass Bennergård montou um estúdio na casa dos criadores desses fofos da raça dogue alemão com apenas três semanas e registrou o carinho entre os irmãos. A imagem ficou em terceiro lugar.
Na categoria Cães e Pessoas, venceu a superprodução de Mercury Megaloudis, da Austrália, inspirada no mestre italiano Caravaggio, com elementos punk.
A imagem insólita de um homem diante da imensidão do mar com seu cachorro na Nova Zelândia lembra como eles são amigos sempre prontos para fazer companhia em qualquer situação. Foi premiada em segundo lugar.
À primeira vista parece até uma estampa de um cão na camiseta, mas Timber está bem vivo, posando com sua dona Katie. A imagem registrada no Canadá foi a terceira melhor na categoria Cães e Pessoas.
As fotos foram divulgadas pelos organizadores do concurso.
Leia também | Brincalhões, delicados e selvagens: fotos premiadas registram a vida real dos animais na natureza