Londres – A Marks & Spencers, uma das maiores redes de varejo do Reino Unido, foi obrigada a se desculpar por um trecho de seu esperado anĂșncio de Natal apĂłs crĂ­ticas de usuĂĄrios de redes sociais a uma imagem de chapĂ©us de papel verdes, vermelhos e prateados jogados em uma lareira, que foi associada Ă  bandeira palestina. 

O tema da campanha da rede este ano Ă© “fazer o que se gosta no Natal” –  incluindo deixar de lado tradiçÔes antigas como o uso de chapĂ©us em forma de coroa, uma prĂĄtica nas reuniĂ”es familiares. 

A foto da cena foi postada no Instagram para promover o filme de Natal e acabou retirada. No pedido de desculpas, a Marks & Spencer explica que a gravação foi feita em agosto, antes do conflito, mas críticos apontaram uma suposta falta de sensibilidade diante da guerra em curso entre o Hamas e Israel

AnĂșncios de Natal esperados pelo pĂșblico e pela imprensa 

As campanhas de Natal dos grandes varejistas britĂąnicos sĂŁo aguardadas ansiosamente pelo pĂșblico, quase sempre com anĂșncios estrelados por celebridades contando historinhas divertidas ou emotivas.

O anĂșncio da Marks & Spencer tem nomes famosos como a cantora Sophie Ellis-Bextor, a atriz da Marvel Zawe Ashton e a estrela da sĂ©rie Ted Lasso Hannah Waddingham. Foi apresentado Ă  imprensa em um evento em um cinema de Londres. 

A foto dos chapĂ©us publicada no Instagram estava acompanhada da legenda: “Neste Natal, faça o que vocĂȘ ama… como dizer nĂŁo aos chapĂ©us de papel” com a hashtag #LoveThismasNotThatmas – o slogan do supermercado para a data. 

Os adereços de cabeça nĂŁo sĂŁo as Ășnicas peças destruĂ­das na histĂłria. HĂĄ tambĂ©m cartĂ”es de Natal queimados com maçarico de cozinha,  um elfo de brinquedo atirado longe com um taco de beisebol e um jogo de tabuleiro jogado em um aquĂĄrio. 

Nesta versĂŁo postada pela Marks & Spencer no YouTube, Hannah Waddingham leva vĂĄrios chapĂ©us para fora da casa, incluindo alguns dourados, que se transformam em uma chuva de papel picado. 

Mas a foto usada no Instagram para promover o anĂșncio de Natal  mostrou em destaque as peças em verde, vermelho e prateado, visto como branco – na lareira, que incomodou os que viram uma alusĂŁo Ă  Palestina. 

Depois de remover a postagem no Instagram, a M&S publicou uma nota no Twitter / X:

“Hoje compartilhamos uma imagem de nosso anĂșncio de Natal, que foi gravado em agosto. Ele mostrava chapĂ©us de festa de Natal tradicionais e festivos de papel vermelho, verde e prateado em uma lareira.

Embora a intenção fosse mostrar de forma divertida que algumas pessoas simplesmente nĂŁo gostam de usar chapĂ©us de Natal de papel durante a Ă©poca festiva, removemos a postagem apĂłs o feedback e pedimos desculpas por qualquer dano nĂŁo intencional causado”.

A Advertising Standards Authority, que regulamenta a publicidade no Reino Unido, confirmou ter recebido reclamaçÔes de consumidores sobre o anĂșncio de Natal, mas disse nĂŁo ter aberto investigação.