Londres – A Marks & Spencers, uma das maiores redes de varejo do Reino Unido, foi obrigada a se desculpar por um trecho de seu esperado anúncio de Natal após críticas de usuários de redes sociais a uma imagem de chapéus de papel verdes, vermelhos e prateados jogados em uma lareira, que foi associada à bandeira palestina.
O tema da campanha da rede este ano é “fazer o que se gosta no Natal” – incluindo deixar de lado tradições antigas como o uso de chapéus em forma de coroa, uma prática nas reuniões familiares.
A foto da cena foi postada no Instagram para promover o filme de Natal e acabou retirada. No pedido de desculpas, a Marks & Spencer explica que a gravação foi feita em agosto, antes do conflito, mas críticos apontaram uma suposta falta de sensibilidade diante da guerra em curso entre o Hamas e Israel.
Anúncios de Natal esperados pelo público e pela imprensa
As campanhas de Natal dos grandes varejistas britânicos são aguardadas ansiosamente pelo público, quase sempre com anúncios estrelados por celebridades contando historinhas divertidas ou emotivas.
O anúncio da Marks & Spencer tem nomes famosos como a cantora Sophie Ellis-Bextor, a atriz da Marvel Zawe Ashton e a estrela da série Ted Lasso Hannah Waddingham. Foi apresentado à imprensa em um evento em um cinema de Londres.
A foto dos chapéus publicada no Instagram estava acompanhada da legenda: “Neste Natal, faça o que você ama… como dizer não aos chapéus de papel” com a hashtag #LoveThismasNotThatmas – o slogan do supermercado para a data.
Os adereços de cabeça não são as únicas peças destruídas na história. Há também cartões de Natal queimados com maçarico de cozinha, um elfo de brinquedo atirado longe com um taco de beisebol e um jogo de tabuleiro jogado em um aquário.
Nesta versão postada pela Marks & Spencer no YouTube, Hannah Waddingham leva vários chapéus para fora da casa, incluindo alguns dourados, que se transformam em uma chuva de papel picado.
Mas a foto usada no Instagram para promover o anúncio de Natal mostrou em destaque as peças em verde, vermelho e prateado, visto como branco – na lareira, que incomodou os que viram uma alusão à Palestina.
Depois de remover a postagem no Instagram, a M&S publicou uma nota no Twitter / X:
A statement from M&S: pic.twitter.com/3tzJKdZbYW
— M&S (@marksandspencer) November 1, 2023
“Hoje compartilhamos uma imagem de nosso anúncio de Natal, que foi gravado em agosto. Ele mostrava chapéus de festa de Natal tradicionais e festivos de papel vermelho, verde e prateado em uma lareira.
Embora a intenção fosse mostrar de forma divertida que algumas pessoas simplesmente não gostam de usar chapéus de Natal de papel durante a época festiva, removemos a postagem após o feedback e pedimos desculpas por qualquer dano não intencional causado”.
A Advertising Standards Authority, que regulamenta a publicidade no Reino Unido, confirmou ter recebido reclamações de consumidores sobre o anúncio de Natal, mas disse não ter aberto investigação.
Leia também | Campanha por ‘beleza real’ de mulheres em games divide opiniões: inclusão ou incentivo à obesidade?