MediaTalks em UOL

Em tempos de onda de calor, neve e gelo são as estrelas em concurso de fotografia de paisagem

Pode ter sido pura coincidência, mas em meio a ondas de calor no Brasil e no mundo, a neve e o gelo foram os protagonistas da terceira edição do concurso britânico de fotografia de paisagem Natural Landscape Photography Awards 2023, que deu a vitória a paisagens geladas em suas duas categorias principais. 

A edição desse ano do concurso recebeu mais de 11 mil imagens de 1.023 fotógrafos de 54 países. Tanto a categoria Fotógrafo do Ano como a Fotografia do Ano reconheceram imagens retratando gelo e neve em diversos pontos do planeta. 

As imagens mostraram a delicadeza e a beleza de cenários com neve, gelo, geleiras e nevascas, além de detalhes da natureza durante o inverno – que podem aliviar o calor intenso cada vez mais frequente pelo menos na imaginação. 

Neve foi destaque nas imagens vencedoras

Blake Randall, Vancouver, Canadá

Blake Randall foi escolhido Fotógrafo do Ano do concurso Natural Landscape Photography Awards 2023 com uma série retratando amplas paisagens cobertas de neve e detalhes do gelo que lembram esculturas. 

Uma das imagens premiadas foi feita no coração da cordilheira Karokoram, dentro da geleira Baltoro, no Paquistão.

Detalhe de geleira no Paquistão é uma das imagens premiadas no concurso de fotos de paisagem
Blake Randall / Natural Landscape Photography Awards 2023

Já esta imagem mostra uma breve tempestade de granizo no verão se dissipando e revelando as montanhas costeiras de British Columbia, no Canadá, cobertas de neve.

Blake Randall / Natural Landscape Photography 2023

O registro de pinheiros cobertos de neve e envoltos na neblina nas montanhas da costa norte de Vancouver foi outra das imagens premiadas da série de fotos de paisagem do Fotógrafo do Ano.

Blake Randall / Natural Landscape Photographer Awards 2023

O céu escuro contrasta com as montanhas cobertas pela neve nessa imagem intitulada ‘Gigantes de Gelo’.

Blake Randall / Natural Landscape Photographer Awards 2023

Randall foi premiado também com o quarto lugar na categoria Grandes Cenas com esta foto que mostra gotas congeladas de água em uma caverna contrastando com o pico nevado tingido de amarelo pela luz do sol. 

Blake Randall / Natural Landscape Photographer Awards 2023

Gabriel Stankiewicz, Baviera, Alemanha

O vencedor da categoria Fotografia do Ano é um pesquisador em mecânica computacional e fotógrafo de paisagem nas horas vagas. ‘Tenacidade ártica’ foi a foto escolhida pelo júri, feita em Senja, Noruega.

Gabriel Stankiewicz / Natural Landscape Photography Awards 2023

Uma nevasca, neve profunda e muito vento resultou nesta imagem que mostra uma paisagem com árvores e um riacho congelado ao fundo.


Veja outras fotografias de paisagem premiadas no Natural Landscape

 Takahashi Hiroto, Yamagata, Japão

‘História de inverno’, de um jovem fotógrafo de 22 anos, foi a foto vencedora na categoria Paisagem Íntima, mostrando uma árvore desfolhada coberta de gelo.

Takahashi Hiroto / Natural Landscape Photography Awards 2023

Harry Lichtman, News Hampshire, EUA 

Lichtman é fotógrafo profissional de paisagem e foi o vencedor da categoria Preto&Branco do concurso,  com a imagem intitulada ‘Tempestade’.

Harry Lichtman / Natural Landscape Photography Awards 2023

A foto foi feita em Crawford Notch, New Hampshire (EUA), onde uma tempestade de inverno brutal criou condições para a cena. O vento criou ondas e montes de neve no riacho cercado de árvores.  


Robert Birkby, Reino Unido 

Na mesma categoria, o fotógrafo britânico Robert Birkby ficou com o quinto lugar com uma fotografia monocromática que ele intitulou ‘Botas de inverno’.

Robert Birkby / Natural Landscape Photography Awards 2023

Em condições extremas, com tempestade, ventos fortes e temperaturas abaixo de zero, o fotógrafo se deparou com formações de gelo interessantes ao redor do reservatório onde as ondas batiam em rochas e se acumulavam nas raízes de árvores. 


Grant Dixon, Tasmânia, Austrália

O australiano Dixon fotografa a paisagem da Tasmânia há mais de 45 anos e já registrou áreas remotas e selvagens nos sete continentes. Ele ficou com o segundo lugar na categoria Montanhas do concurso Natural Landscape Photography Awards.

Grant Dixon / Natural Landscape Photography Awards 2023

‘Luz de inverno’ retrata o Monte Geryon na Cordilheira Du Cane na Tasmânia, local que o fotógrafo já registrou no verão, no outono e no inverno. A fotografia premiada mostra a neve nas montanhas, nuvens e o amanhecer.


Giacomo Finotti, Itália

Premiado com o terceiro lugar na categoria Montanhas, o italiano Finotti adotou a fotografia de paisagem em 2019 durante sua primeira viagem à Islândia.

Giacomo Finotti / Natural Landscape Photography Awards 2023

‘Ilusão’ foi feita na Laguna Torre, um local selvagem da Patagônia. A imagem mostra um raio de sol rasgando as nuvens entre as montanhas cobertas de neve.


Matt Redfern , Oregon, EUA

O fotógrafo se apresenta como um artista que se esforça para criar arte com fotografia de paisagem e natureza. Ele foi o vencedor da categoria Lugar Comum da competição.

A fotografia, intitulada ‘Era uma vez’,  foi produzida em um pequeno lago congelado no Oregon no final do outono e mostra um velho tronco em decomposição, folha caídas, gelo e flocos de neve que se unem formando uma figura abstrata.

Matt Redfern / Natural Landscape Photography Awards 2023

“Esses elementos antes vivos, agora contribuem para a vida de forma diferente, destacando a beleza em sua transformação da vida para a decadência”, disse.

Matt Redfern também foi premiado com o segundo lugar na categoria Abstrato e Detalhes com ‘Gogh e o fluxo’.

Matt Redfern / Natural Landscape Photography Awards 2023

A imagem foi capturada em um dia de céu azul durante uma onda de calor inicial do verão, que ocasionou o derretimento da camada de neve aumentando o fluxo do rio e gerando espuma que criavam formatos abstratos.

A cena mostra o reflexo das árvores na água junto com o redemoinho da espuma, fazendo lembrar uma pintura de Van Gogh.


Kenny  Muir, Dumfries e Galloway, Escócia

Os jurados do concurso de fotografia de paisagem concederam ao fotógrafo uma menção honrosa pela imagem que mostra as raízes de uma árvore com o chão coberto de cristais de gelo.

Kaenny Muir / Natural Landscape Photography Awards 2023

Pal Hermansen, Oslo, Noruega

‘Caligrafia de gelo’ foi a foto vice-campeã na categoria Aérea da competição. A imagem destaca as estruturas de gelo em um lago local da Noruega criadas no início do inverno, quando períodos frios com gelo e neve se alternam com temperaturas mais altas.

Pal Hermansen / Natural Landscape Photography Awards 2023

As imagens foram publicadas com a autorização da organização do concurso Natural Photography Awards 2023 e não podem ser reproduzidas.


Sair da versão mobile