O Centro Knight de Jornalismo para as Américas oferece a partir do dia 15 de janeiro um curso gratuito online sobre jornalismo de dados aplicado à segurança pública, organizado em parceria com o Projeto Regional Infosegura do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Durante quatro semanas, de 15 de janeiro a 11 de fevereiro, os participantes do treinamento “Jornalismo de dados para segurança cidadã” aprenderão como usar o jornalismo de dados para questões relacionadas à segurança dos cidadãs.
O curso é destinado a jornalistas cujo trabalho se concentra em segurança pública; porta-vozes de entidades governamentais dos setores de segurança, justiça e polícia e também a integrantes de órgãos governamentais e acadêmicos dedicados à comunicação de segurança de cidadãos.
Os interessados deve preencher um formulário de requerimento e serão notificados sobre se o perfil profissional se enquadra nos objetivos do curso, recebendo então instruções sobre como se inscrever.
As instrutoras do curso de jornalismo com foco em segurança pública
As instrutoras do treinamento são Sandra Crucianelli e Alejandra Monteoliva.
Crucianelli é jornalista especializada em jornalismo de dados e reportagem investigativa. Atualmente é coordenadora da Unidade de Inteligência de Dados do site de notícias Infobae, na Argentina.
Ela também integra o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e fez parte de equipes envolvidas em projetos como Panama Papers, Paradise Papers, Implant Files e FinCEN Files.
Monteoliva é graduada em Ciência Política e Relações Internacionais e mestre em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento. Com mais de 28 anos de experiência, é especialista em políticas públicas e processos de desenvolvimento regional na América Latina. Ela se concentra em políticas e programas de segurança cidadã, particularmente em operações policiais, estatísticas e análise criminal.
Neste vídeo elas falam sobre o curso.
O programa do curso
O treinamento é feito em quatro módulos semanais, que podem ser assistidos no horário de melhor conveniência para os participantes. Veja o conteúdo de cada um deles.
Módulo 1: Elementos para compreender e abordar a Segurança Cidadã
- Conceito e abordagem da segurança cidadã
- O contexto da segurança cidadã na América Latina: tendências regionais e o estado da situação com especial ênfase nos países da América Central e na República Dominicana
- Atores e fontes
- Principais indicadores de criminalidade e violência e fatores relacionados
Módulo 2: Principais características do jornalismo de dados
- Definição de jornalismo de dados
- Diferença entre formatos fechados e abertos
- Procurando dados na Web
- Acesso a bancos de dados
Módulo 3: A geração de evidências para a segurança cidadã
- Modelo de gestão da informação para segurança cidadã
- O ciclo das políticas de segurança cidadã
- Interoperabilidade na segurança do cidadão
- Vitimização e percepção de insegurança
Módulo 4: Extração, conversão e processamento de dados
- Extração de dados de formatos fechados para abertos
- Gerenciamento de planilhas (CSV e XLS)
- Operações matemáticas básicas em uma planilha
- Storytelling com base em dados
Leia também | Treinamento em gestão de produtos jornalísticos do Knight Center vira curso autodirigido