Londres – O Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo na Universidade de Oxford está com inscrições abertas para seu programa de bolsas de estudo e pesquisa em jornalismo, voltado para jornalistas com mais de cinco anos de experiência profissional.
As inscrições para concorrer a uma das 30 vagas do Journalist Fellowship Program podem ser feitas até 19 de fevereiro e são gratuitas.
O programa aceita candidatos que estejam empregados em redações ou freelancers em atividade, fluentes em inglês, e que possam passar o período da duração da bolsa em Oxford. Vários brasileiros já foram selecionados.
Bolsa para jornalistas com cinco anos de experiência
A duração do Journalist Fellowship Program pode ser de três ou seis meses, dependendo do financiamento. As próximas turmas começam em outubro de 2024, janeiro de 2025 e abril de 2025.
O programa reúne jornalistas em atividade, oferecendo um período de reflexão e uma oportunidade de realizar uma pesquisa aprofundada sobre a profissão, longe da pressão dos prazos de fechamento.
Os candidatos escolhidos deverão se afastar das atividades profissionais durante os meses de duração da bolsa, e permanecerem no campus da Universidade de Oxford durante todo o período letivo.
A maioria dos participantes consegue financiamento integral do Instituto Reuters. Os selecionados terão todas as taxas cobertas, além de receberem uma ajuda de custo de até £ 2.000 (cerca de R$12,5 mil).
O valor é suficiente para cobrir despesas como acomodação e alimentação. Os custos de viagem para o Reino Unido e obtenção de visto também são cobertos pela bolsa.
O Reuters aceita também inscrições patrocinadas pelas organizações de mídia.
Leia também | Conheça dez projetos jornalísticos inovadores que causaram impacto social na América Latina em 2023
Os bolsistas participam de seminários e discussões sobre algumas das principais questões que afetam o jornalismo. Temas como desinformação, liberdade de imprensa, confiança e outros fazem parte dos debates.
As atividades são conduzidas por jornalistas, editores, líderes da indústria e acadêmicos de vários países.
Os participantes poderão ainda assistir a eventos e palestras da Universidade de Oxford envolvendo jornalismo, mídia e questões mais amplas como política, relações internacionais, cultura e tecnologia.
Apesar de não ser um curso acadêmico, os jornalistas selecionados para a bolsa deverão desenvolver um projeto escrito durante sua participação no programa, no formato de ensaio ou pesquisa.
Ao final de cada período, ocorre um simpósio com apresentações dos trabalhos e painéis de discussão sobre os projetos desenvolvidos.
Como concorrer a uma das bolsas
Para concorrer a uma das bolsas é necessário ter inglês fluente e um mínimo de cinco anos de experiência jornalística. Em casos especiais o candidato poderá demonstrar que tem nível equivalente de expertise.
Além do currículo, os interessados devem enviar uma declaração de uma página descrevendo o projeto que desejam desenvolver durante o período, juntamente com um resumo de 150 palavras sobre a questão que o projeto pretende analisar.
É necessário anexar também duas cartas de referência, assinadas por pessoas que conhecem o trabalho do profissional, e uma declaração de motivação explicando como o aprendizado será útil na volta à redação.
Mais informações e o formulário de inscrições podem ser encontrados aqui
Leia também | Instituto Reuters de Oxford divulga previsões para o jornalismo em 2024: mais pessimismo do que otimismo