Londres – A imagem de um esquilo “com aparência de inteligente” registrado pelo fotógrafo Fernando Avanka, do Sri Lanka, foi uma das vencedoras do prêmio de fotografia International Garden Photographer of the Year, conquistando o primeiro lugar em uma das categorias dedicadas a mostrar os animais domésticos e selvagens que dividem espaço com flores e árvores.
A melhor foto de jardim do ano, eleita pelo júri entre as vencedoras das 14 categorias da competição, foi uma visão quase abstrata de um jardim em Kent (Inglaterra), de autoria da fotógrafa June Sharpe.
Outros participantes da competição preferiram apontar as lentes para insetos, pequenos animais selvagens e pets que dividem terreno com a vegetação de jardins domésticos e também de áreas verdes perto de casa, mostrando a importância desses espaços em centros urbanos para a preservação da vida animal – e a felicidade dos bichinhos domésticos.
Confira as melhores fotografias de animais escolhidas pelo júri do prêmio em 2024
A foto vencedora da categoria pets em áreas verdes também foi feita em Kent. Bethany Wylie retratou seu filho com o atento cãozinho Gilly entre dois canteiros de ervas.
O segundo lugar é a fotografia de India, uma husky siberiana explorando a floresta Ballyhoura, na Irlanda, perto da casa da fotógrafa Michelle Dempsey, que disse: “É seu playground favorito há 14 anos”.
Outro cão em uma floresta é o protagonista da terceira fotografia escolhida pelo júri na categoria dedicada a animais domésticos. A corgi Henna parece bem à vontade aproveitando a água da floresta pantanosa na Áustria.
Todos os premiados e finalistas na categoria pets em áreas verdes do Garden Photographer of the Year foram cães – os gatos não parecem tão interessados no mundo lá fora.
Já na categoria de animais selvagens a variedade é grande. O vencedor comemorou a vitória com o flagrante de seu esquilo pensativo, resultado de meses de observação dos pequenos mamíferos que tomam conta do gramado no fim da tarde em busca de comida.
E imaginou o que ele poderia estar pensando ao admirar a guloseima verde:
“Isso parece gostoso.”
A segunda melhor foto de animal no jardim explora as cores vivas de um percevejo, destacadas sobre folhas secas que parecem ter sido desenhadas por um artista. A imagem foi feita em Yunnan, China.
É preciso atenção para encontrar a aranha-caranguejo camuflada, de cabeça para baixo, em um lírio do vale.
Asa Fredh, autor do clique, contou que registrou a imagem deitado no chão do jardim de sua casa, em Hovmantorp, na Suécia.
Outras fotos finalistas do prêmio
Entre as fotos selecionadas pelo júri do prêmio como finalistas nas duas categorias dedicadas a animais, insetos e cães são as principais estrelas. Mas aves, sapos e até um morcego também deram seu show diante das lentes.
Veja algumas delas.
O concurso International Garden Photographer of The Year foi criado em 2007 por cinco integrantes da Associação de Fotógrafos Profissionais do Kew Gardens de Londres, que além de ser um jardim botânico é uma das maiores instituições de pesquisa do mundo.
As imagens premiadas e destacadas pelos jurados do serão exibidas em uma mostra no Kew.
Leia também | Natureza em cores fortes: prêmio de fotografia colorida escolhe as melhores imagens de animais do ano