Londres – A Organização Mundial de Fotografia anunciou os finalistas das competições juvenis e estudantis do Prêmio Sony Photography Awards 2024, com imagens que apresentam a visão de mundo de jovens fotógrafos de oito países.

Fotógrafos com menos de 19 anos foram convidados a registrar imagens que respondessem ao tema “Através de Seus Olhos”. 

O vencedor do concurso de fotografia será conhecido em abril, em uma cerimônia no centro cultural Somerset House, em Londres, durante a feira Photo London. Entre as imagens selecionadas pela organização estão cenas de natureza e autorretratos expressivos, usando técnicas variadas que não deixam a dever aos mais experientes. 

Confira os jovens fotógrafos finalistas do prêmio 

Vários dos fotógrafos finalistas refletiram nas imagens momentos únicos que presenciaram. 

River Lewis-Gosch (EUA, 15 anos) captou o início de um grave incêndio florestal no Parque Nacional North Cascades, em Washington, no momento em que os helicópteros de combate a incêndios começavam a chegar.

A impressionante imagem noturna de Kas Christiaens (Bélgica, 19 anos) retrata a poluição luminosa na zona rural de seu país, revelando como as luzes da rua afetaram a tonalidade do céu noturno.


Sebastián Fernández Lora (Espanha, 15 anos) conseguiu registrar o cometa C/2023 P1 (Nishimura), visível na Espanha em setembro de 2023


Daniel Murray (Reino Unido, 15 anos) apontou  sua câmara para um surfista solitário numa praia deserta, meditando sobre a paisagem à beira-mar da Cornualha.

Os fotógrafos selecionados pelo júri da Organização Mundial de Fotografia também exploraram questões de identidade e individualidade em seu trabalho. Shayna Cuenca (EUA, 15 anos) criou um autorretrato estilizado utilizando imagem recortada impressa e saquinhos de chá.


Joyce Xu (Austrália, 18 anos) fez um autorretrato em estúdio num momento de reflexão cuja dramaticidade é acentuada pelo contraste das cores. 


Vários jovens fotógrafos selecionados como finalistas do prêmio demonstraram abordagens criativas à composição ao documentarem o ambiente ao seu redor. A imagem de Zy Grei Zander M. Esperanza (Filipinas, 16 anos) de um bando de pombas voando, explora o voo das aves por meio de técnicas intencionais de movimento de câmera.


 Chengchen Wang (China, 18 anos) capturou os picos cobertos de neve da montanha Yala, brilhando à luz do entardecer. 


Afiq Sharkawi (Malásia, 18 anos) retratou um artesão na oficina, fabricando uma arma tradicional conhecida como ‘keris’, em uma composição que lembra uma pintura clássica, explorando luzes e sombras. 

Isaac Friend (Reino Unido, 18 anos) registrou  uma fotografia dramática de formações rochosas tendo como pano de fundo um céu nublado e ondas do mar distantes.