Melissa Avdeeff, professora de mídia, explica teoria conspiratória envolvendo Taylor Swift e Joe Biden
Melissa Avdeeff

Na 58ª edição do Super Bowl, neste domingo (11), Taylor Swift prometeu aparecer em campo no Allegiant Stadium depois que o time de seu namorado Travis Kelce, o Kansas City Chiefs, vencesse o jogo, mas não para se apresentar: a aparição é uma operação psicológica apoiada pelo Pentágono para transformar o jogo fraudulento num endosso político calculado, para garantir a eleição presidencial de 2024 para Joe Biden.

Pelo menos é isso que os teóricos da conspiração prevêem que acontecerá .

Swift, Kelce e a NFL já foram alvos de teorias conspiratórias antes. Swift foi acusada de queerbaiting (sugerindo identidade LGBTQ + sem se assumir) e de lealdade neonazista depois que sites de extrema direita transformaram suas letras em memes.

Kelce foi vítima de teorias céticas em relação às vacinas sobre “injeções assassinas” quando endossou a vacina contra a Covid . E algumas pessoas alegaram que a NFL é planejada e fraudada.

Não é incomum que surjam teorias da conspiração em resposta a eventos políticos, midiáticos ou de entretenimento. E a convergência de duas instituições americanas – Taylor Swift e a NFL – é uma tempestade perfeita.

Taylor Swift & Biden: por que as pessoas acreditam em teorias conspiratórias? 

A crença nas teorias da conspiração não está necessariamente ligada aos níveis de inteligência ou à filiação política . Mas pesquisas mostram que esses tipos de crenças são mais comuns em pessoas que tendem a usar o pensamento intuitivo, em vez do pensamento crítico.

Ligado a isso está o viés de proporcionalidade , uma tendência de correlacionar eventos importantes com consequências importantes. Está associado a teorias da conspiração, à medida que as pessoas procuram respostas simples para dar sentido a situações complicadas.

As teorias da conspiração Swift-NFL são alimentadas pelo fato de que pessoas e eventos altamente divulgados estão envolvidos. Estou pesquisando a relação entre Swift, a imprensa e a opinião pública para um próximo livro sobre ela editado por Paula Harper , Kate Galloway e Christa Bentley .

Estou examinando a prática jornalística de selecionar tweets controversos como prova da opinião pública para apoiar narrativas controversas sobre Swift.

Isso se baseia em uma pesquisa anterior explorando as reações da mídia social ao aliado LGBTQ+ de Swift em “You Need to Calm Down”.

Descobri que, embora as postagens online sobre Swift sejam em sua maioria neutras em relação à artista, isso é frequentemente subestimado na imprensa em favor de reportagens exageradas sobre controvérsias.

Queridinha da América ou um alvo do sexismo?

As teorias da conspiração do Super Bowl também parecem ser influenciadas por atitudes políticas e sexistas. Swift tem sido um símbolo de “Americana”, mas cada vez mais liberal e contado através do ponto de vista de uma jovem. Como observam as pesquisadoras Mary Fogarty e Gina Arnold :

“Taylor pode ser um monumento a uma velha América branca, mas ela também é um avatar de um futuro que é feminino”.

Enquanto o mundo observa políticos conservadores corroerem os direitos das mulheres nos EUA, não podemos ignorar o facto de Swift ser uma mulher poderosa e bilionária cujos fãs são na sua maioria mulheres .

Swift entrou agora em outro espaço distintamente americano – a NFL – cujos fãs historicamente tendem a ser conservadores . Ao fazê-lo, ela complica uma mentalidade “nós contra eles” definida pelo nacionalismo excessivo , como se vê nos espaços conservadores de extrema direita.

Swift tem poder demonstrável na indústria musical, não apenas por meio do apoio dos fãs, mas também pela forma como ela lutou por melhores royalties de serviços de streaming para os artistas e regravou seus álbuns em uma batalha pelos direitos de sua música.

Ela também tem poder político, contribuindo para um dia recorde de recenseamento eleitoral por meio de uma postagem no Instagram.

É difícil não ver esta nova teoria da conspiração como, em parte, uma tentativa de minimizar o sucesso de uma mulher poderosa, ao sugerir que o aumento da sua popularidade nos últimos dois anos é o resultado de uma conspiração governamental .

Fandoms conflitantes: Swifties x fãs da NFL

Uma minoria de fãs da NFL reclamou que Swift está recebendo muito tempo de transmissão durante os jogos. Mas não é apenas Swift quem está perturbando a NFL, são também seus fãs: os “Swifties”.

Já publiquei anteriormente uma investigação sobre os confrontos que ocorrem quando jovens e mulheres se mudam para espaços de adeptos dominados por homens. Novas fãs são criticadas por não serem fãs “verdadeiras” ou por não participarem da maneira “correta”.

A teoria da conspiração de Swift também parece ter sido parcialmente influenciada pela prática dos Swifties de procurar “ovos de Páscoa” (mensagens ocultas) nas letras de Swift.

À medida que este processo se infiltrou em públicos mais vastos e na imprensa, a procura de um significado mais profundo está agora a ser alargada à relação de Swift com Kelce e a NFL.

A porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh , e o comissário da NFL, Roger Goodell , fizeram declarações desacreditando as teorias da conspiração.

Mas se eu trocasse uma conspiração por outra, a situação poderia estabelecer as bases para uma teoria futura. Se Donald Trump perdesse as eleições de 2024, seria fácil para aqueles que acreditam nestas teorias culpar Biden e Swift pela manipulação eleitoral, contribuindo para uma eleição antidemocrática.

As emoções aumentam em torno da política, do fandom e do futebol. Esta situação revela alguns dos perigos do pensamento conspiratório: uma perda de neutralidade, um aumento das lacunas ideológicas e uma menor dependência do pensamento crítico.

Nas palavras da própria Swift , você não pode ver os fatos através da fúria.


Sobre a autora 

Melissa Advdeeff leciona mídia digital na Universidade de Sterling (Escócia) e é pesquisadora em cultura popular e tecnologia, concentrando-se em temas como  tecnologias de reprodução musical; mídia social e discurso musical; o papel da música popular na sociedade, a influência da IA na música e pós-humanismo na música pop.

Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é reproduzido aqui sob licença Creative Commons.