O International Center for Journalists (ICFJ) promoverá durante todo o mês de março um programa de treinamento para combate à desinformação, abordando técnicas para produzir e expandir o alcance de informações confiáveis.

As 32 sessões online do projeto Empowering the Truth (Empoderando a Verdade) serão realizadas sempre às quintas-feiras, com palestras em sete idiomas, incluindo o português. 

O treinamento é voltado para jornalistas, produtores de conteúdo, profissionais que trabalham com verificação de fatos e estudantes. Os instrutores são especialistas de vários países, incluindo jornalistas e gestores das principais redes de combate à desinformação. As palestras têm duas horas de duração. 

Participantes do treinamento em combate à desinformação podem ganhar bolsas para projetos 

Após o encontro, os participantes que compareceram a pelo menos três das quatro sessões poderão a se inscrever para bolsas e mentorias apoiando o desenvolvimento de projetos multimídia inovadores voltados para disseminar informação confiável. 

Em 2023, 16 bolsistas receberam financiamento e orientação para apoiar diversos projetos. 

A programação em português, conduzida por profissionais brasileiros e exibida às às 10h (horário de Brasília), é: 

  • 7 de março: Construindo redes e alianças
    Sanara Santos , Diretora, ÉNois Jornalismo
     
  • 14 de março: Alcançando audiências inalcançáveis
    ​​Jamile Santana , Coordenadora, Escola de Dados
     
  • 21 de março: Reforçando a confiança do público
    Priscila Pacheco , Jornalista independente
     
  • 28 de março: Aproveitando a Inteligência Artificial
    Giuliander Carpes , Diretor, Farol Jornalismo

Os interessados podem também se inscrever em palestras em outros idiomas, como inglês, espanhol, francês e russo, que acontecem em horários diferentes. 

“Os jornalistas precisam aumentar o alcance de seu conteúdo, mas também precisam de trabalhar para garantir que o público confia neles”, disse Paul Rothman, diretor do programa do International Center for Journalists que dirige a iniciativa Empowering the Truth. 

“Estes esforços são particularmente vitais agora, em um ano em que os eleitores irão às urnas em 81 países e a IA generativa ameaça elevar a desinformação mentiras”, lembrou. 

As inscrições podem ser feitas aqui. 

O projeto Empowering the Truth faz parte do Desarming Disinformation , administrado pelo ICFJ com financiamento da Scripps Howard Foundation. O projeto de três anos capacitará jornalistas e estudantes de jornalismo para combater a desinformação.