Um dia apĆ³s celebrar “102 anos e meio” com uma foto no Instagram em que aparece com bolas de aniversĆ”rio, a lendĆ”ria Iris Apfel morreu nesta sexta-feira (1Āŗ) em sua casa em Palm Beach, na Florida, de causas naturais segundo comunicado postado nas redes sociais. 

Influenciadora veterana que se referia a si prĆ³pria como “geriatric starlet” (estrela geriĆ”trica) Apfel tornou-se um Ć­cone pop com seu estilo marcado por roupas extravagantes, Ć³culos enormes de armaƧƵes pesadas, batom vermelho brilhante, cabelos brancos bem curtinhos e profusĆ£o de bijuterias coloridas. 

Imagem

Mas ela nĆ£o era apenas exĆ³tica. Era tambĆ©m uma mulher de negĆ³cios, tendo feito consultoria para a decoraĆ§Ć£o da Casa Branca sob seis presidentes americanos e criado diversas linhas de produtos com seu nome, em parcerias com grandes marcas. 

Nascida em Nova York em 1921, Iris Apfel compartilhava a vida profissional de designer de interiores com o marido, Carl, que morreu em 2015 aos 100 anos. 

Iris Apfel, que morreu aos 102 anos nos EUA, com marido Carl
Carl e Iris Apfel (screenshot documentƔrio Iris)

Formada em histĆ³ria da arte, ela se especializou em tecidos antigos e era proprietĆ”ria de uma empresa tĆŖxtil, Old World Weavers, com o marido.

A empresa fazia obras de restauraĆ§Ć£o e decoraĆ§Ć£o de ambientes sofisticados, incluindo os projetos na Casa Branca e residĆŖncias de famosos como EstĆ©e Lauder e Greta Garbo.

Iris Apfel consagrada no Metropolitam Museum 

O estilo marcante de Iris Apfel foi projetado para o mundo quando o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, organizou uma exposiĆ§Ć£o sobre ela chamada Rara Avis ā€“ palavra latina para ave rara.

Apfel era personagem frequente na capa de revistas como Vogue, e suas fotos eram destaque em coberturas de eventos de entretenimento. 

Ela tinha mais de 3 milhƵes de seguidores no Instagram, e isso ajudou no sucesso de seus projetos. 

Em 2022, uma linha da rede de moda H&M que contou com a sua colaboraĆ§Ć£o, incluindo roupas, bijuterias e sapatos em cores vivas, esgotou em minutos.

Iris Apfel e a linha de roupas criadas para a H&M
DivulgaĆ§Ć£o H&M

Apfel fez tambĆ©m uma linha de acessĆ³rios e joias para a US Home Shopping Network, lanƧou uma linha de maquiagem com a CiatĆ© London e fez parceria com Ruggable em revestimentos de piso.

Em 1997, ela assinou um contrato com a agĆŖncia global IMG Models, tornado-se oficialmente modelo profssional. 

Iris Apfel foi tema de um documentĆ”rio em 2015, em que diz que foi uma das primeiras mulheres do mundo a usar jeans, aparece escolhendo bijuterias e nĆ£o confirma rumores de que se desentendeu com Jackie Onassis durante um projeto na Casa Branca, apĆ³s provocada pelo marido Carl. 

Uma influenciadora nas redes sociais

Iris Apfel morreu no auge de seu estrelato nas redes sociais, que usava com frequĆŖncia e inteligĆŖncia, aproveitando as datas especiais do calendĆ”rio para exibir seu estilo e seu humor. 

Em um dos vĆ­deos postados no Twitter, em julho de 2023, ela deu um conselho: 

“Fique velho, mas nĆ£o fique chato. Nunca deixe de ser vocĆŖ e se divertir. Seja ”selvagem’. 

Veja algumas fotos recentes de Iris Apfel, que morreu aos 102 anos e meio deixando um legado para a cultura pop e para a moda. 

Iris Apfel, que morreu aos 102 anos, celebrando a chegada de 2024
Iris Apfel saudou a chegada de 2024 em tons de rosa, com as bolas de gĆ”s que adorava usar em suas postagens 
Iris Apfel fazendo compras no Natal de 2023 nos EUA
No Natal de 2023, ela foi Ć s compras para aumentar sua coleĆ§Ć£o de bijuterias, registrando o momento nas redes
Iris Apfel com gorro de Papai Noel no Natal de 2023 nos EUA
E incluiu um gorro de Papai Noel em seu look natalino
Iris Apfel comemora aniversƔrio de 101 anos nos EUA
O aniversƔrio de 101 anos, em agosto de 2023, foi celebrado com uma taƧa de vinho
Iris Apfel celebra a IndependĆŖncia dos EUA nas redes sociais
A ‘estrela geriĆ”trica’ comemorava datas nacionais, como o 4 de julho (IndependĆŖncia dos EUA), mesclando a bandeira com seu estilo colorido
Mulher inspirada no estilo de Iris Apfel, que morreu aos 102 anos
Iris Apfel cultivava a ideia de ser uma influĆŖncia, e convidava seus fĆ£s a postarem fotos inspiradas em seu estilo durante a temporada do Halloween e em outras datas especiais 
Cachorros com looks inspirados em Iris Apfel
Como o National Dog Day, em que fĆ£s produziram seus pets em sua homenagem 
Iris Apfel com Mickey Mouse comemorando aniversaĢrio do personagem da Disney
Irreverente, Apfel desafiava convenƧƵes como a aura bem-comportada do Mickey, a quem ‘convidou’ para um drink no dia do aniversĆ”rio