Londres – Uma investigação do programa Panorama, da rede britânica BBC, descobriu fotos falsas, manipuladas com uso de inteligência artificial (IA), mostrando Donald Trump ao lado de pessoas negras circulando nas redes sociais nos dias que antecederam a Super Terça, em que eleições primárias para escolher os candidatos à presidência aconteceram em vários estados. 

As imagens “deepfake” podem ser reconhecidas olhando-se mais atentamente, pois têm imperfeições como deformações nos dedos das mãos das pessoas retratadas. 

Mas à primeira vista muitos podem ter se enganado, no que foi apontado como uma tentativa de apoiadores de Trump de aproximarem o candidato dos eleitores negros, cruciais para a eleição de Joe Biden há quatro anos. 

Fotos falsas de Trump com negros postadas por apoiadores 

Segundo a BBC, não há evidências de que a iniciativa tenha partido da campanha oficial de Trump, e sim de seus apoiadores. Um deles é Mark Kaye, apresentador de um programa de rádio conservador na Flórida. 

Kaye compartilhou em sua conta no Facebook com mais de 1 milhão de seguidores uma imagem de Donald Trump sorrindo, abraçado a um grupo de mulheres negras em uma festa. 

Confrontado pela reportagem do Panorama, ele disse que não é um fotojornalista e sim um “contador de histórias”. A foto apareceu ao lado de uma artigo sobre eleitores negros, sugerindo que Trump conta com o apoio deles. 

Em outra imagem, o ex-presidente aparece no Twitter / X em uma varanda com homens negros, supostamente tendo parado uma carreata para posar com eles. A origem foi uma conta de um apoiador de Trump no estado de Michigan. 

Foto falsa de Donald Trump ao lado de homens negros, manipulada com ferramentas de IA

O post teve mais de 1,3 milhão de visualizações, de acordo com X (antigo Twitter).

Em 2023, Trump também foi objeto de imagens deepfake, mas contra ele, mostrando-o falsamente com uniforme de presidiário e sendo capturado na rua por policiais. 

Estratégias para conquistar eleitores negros 

A campanha de Trump espera aumentar o apoio dos eleitores negros, que foram importantes para a vitória de Joe Biden em 2020.

Uma pesquisa do New York Times e do Sienna College revelou que em seis estados decisivos, 71% dos eleitores negros apoiariam Biden em 2024. Em 2020 foram 92% em todo o país. 

Um dos fundadores do movimento Black Voters Matter, Cliff Albright, disse à BBC que as fotos geradas por IA parecem fazer parte de um ressurgimento das táticas de desinformação usadas nas eleições de 2020 direcionadas à comunidade negra.

“Houve tentativas documentadas de direcionar novamente a desinformação às comunidades negras, especialmente aos eleitores negros mais jovens”, alertou. 

O uso de fotos e vídeos falsos criados com ferramentas de inteligência artificial para influenciar eleitores está alarmando especialistas e organizações como a Unesco, que no fim de 2023 fez um alerta sobre os riscos em um ano de eleições gerais em vários países.