Londres – Pegadinhas de primeiro de abril fazem parte do calendรกrio de marketing de grandes corporaรงรตes, que aproveitam o Dia da Mentira para ‘anunciar’ nas redes sociais novos produtos, serviรงos ou atรฉ mudanรงas corporativas capazes de mexer com o valor das aรงรตes nas bolsas de valores. 

Nem todas dรฃo certo, e dois grandes exemplos de fiasco sรฃo de empresas automobilรญsticas. Em 2021, a Volkswagen disse que mudaria seu nome para Voltswagen, representando seu compromisso com carros elรฉtricos, mas acabou enfurecendo a imprensa e a Comissรฃo de Valores Mobiliรกrios dos EUA com a brincadeira. 

Trรชs anos antes, Elon Musk, entรฃo apenas um usuรกrio do Twitter, tinha ido mais longe. Apรณs semanas de crรญticas na imprensa pelo desempenho financeiro da Tesla, ele causou eletricidade no primeiro de abril quando anunciou que a empresa havia falido, em em uma sequรชncia de posts. 

O primeiro dizia:

“Palo Alto, Califรณrnia, 1ยบ de abril de 2018 – Apesar dos intensos esforรงos para gerar receita, incluindo uma venda em massa de ovos de Pรกscoa, lamentamos informar que a Tesla faliu completa e totalmente. Tรฃo falida, vocรช nรฃo pode acreditar.”

Ele segue apontando a clรกusula da lei que teria sido aplicada (14 e meio, inexistente), e finaliza com uma foto fingindo-se de morto e cercado de garrafas de ‘Teslaquilla’.

Nรฃo chegou a criar confusรฃo como o “Voltswagen” pois ele mesmo avisou que era um trote, mas irritou investidores pela brincadeira em torno de um assunto sรฉrio como o valor de suas aรงรตes. 

O Dia da Mentira no marketing pelo mundo 

Embora haja exceรงรตes, a maioria das trotes de primeiro de abril de grandes marcas e empresas, prรกtica que se tornou comum a partir da dรฉcada de 50, รฉ vista com simpatia, ajudando a chamar a atenรงรฃo para seus produtos com humor.

Veja alguns que se tornaram clรกssicos do chamado “prankmarketing” do Dia da Mentira. 

Em 2023,  o McDonald’s do Reino Unido convocou os fashionistas no Dia da Mentira para conhecerem a bota de McNuggets, apresentada como o sapato mais saboroso da temporada. Em seguida, outra postagem avisava aos mais distraรญdos que era trote de primeiro de abril. 

Mas no mesmo ano, a rede desagradou consumidores australianos ao anunciar o McFry, sanduรบche com as batatas fritas “incorporadas”. 

McFry

Um Big Mac que รฉ a sua cara 

Em 2018, a rede levou ao extremo a ideia de personalizaรงรฃo de produtos. 

O “My Big Mac” do marketing do Dia da Mentira, divulgado em um vรญdeo em redes sociais, permitia que a fisionomia do cliente fosse estampada no pรฃo, a partir de uma selfie usando um aplicativo especial. 

Atรฉ Google entra na brincadeira de propaganda no primeiro de abril 

Que tal um software para identificar cheiros? E capaz de dizer para vocรช a origem dos aromas de qualquer lugar do mundo? A novidade era tรฃo boa para ser verdade que sรณ podia ser propaganda de primeiro de abril.

Foi o Google que resolveu meter o nariz nesse tema, anunciando que tinha tornado realidade essa, digamos, aspiraรงรฃo dos usuรกrios. Isso foi antes de o buscador decidir nรฃo fazer mais pegadinhas, durante a crise de desinformaรงรฃo da Covid-19, posiรงรฃo que manteve nos anos seguintes. 

Mas foi bom enquanto durou. Em um vรญdeo bem elaborado, o Google dizia que tinha conseguido โ€œacumular um banco de dados de 15 milhรตes de centibytes de cheiros de todo o mundoโ€.

Atรฉ uma pรกgina do novo produto foi criada, com explicaรงรตes tรฉcnicas apresentadas de forma tรฃo convincente que ninguรฉm sentiu o cheiro da trapaรงa. Atรฉ ficarem de queixo caรญdo com a revelaรงรฃo da brincadeira.

A Amazon oferece nรฃo apenas livros, mas tambรฉm seus autores favoritos 

Essa entrou para os anais da literatura โ€“ do primeiro de abril. Mais do que entregar livros, a Amazon anunciou que entregaria o autor na sua porta.

Para isso, enquanto estivesse lendo um livro, bastaria que o leitor pressionasse a tecla โ€œPlace Request for Authorโ€.

O vรญdeo criado para anunciar o โ€œnovo serviรงoโ€ dizia: โ€œSeus autores favoritos. Entregues na sua porta da frenteโ€.

A propaganda de primeiro de abril mostrava o serviรงo em aรงรฃo: requisitada por um leitor, a autora best-seller Patricia Cornwell mergulha de seu iate para se apresentar na porta do leitor que fez a solicitaรงรฃo.

ร‰ incrรญvel, mas muitas pessoas caรญram na brincadeira. Devem ter ficado esperando sentados na porta. Mas aprenderam que, no marketing do primeiro de abril, muito do que se fala nรฃo se escreve.

Propaganda de marca britรขnica anunciou colchรฃo ‘inovador’ no primeiro de abril 

Todo mundo quer o colchรฃo ideal, mas geralmente as soluรงรตes ficam no campo dos sonhos. Atรฉ que a Happy Beds aproveitou o primeiro de abril para apresentar uma soluรงรฃo muito concreta.

Em 2021, a empresa aproveitou a data para anunciar o colchรฃo mais firme do mundo, capaz de alinhar sua coluna de uma vez por todas.

A propaganda de primeiro de abril anunciava que a pesquisa tinha avaliado centenas de opรงรตes de materiais para encontrar o colchรฃo perfeito! Feito de…. concreto!

Para nรฃo parecer cama de faquir, entre as vantagens apregoadas pelo marketing do primeiro de abril estavam o fato de que o novo colchรฃo era totalmente resistente a percevejos, รกcaros e outros visitantes indesejรกveis. Alรฉm disso, a garantia era de 50 anos! Histรณria absurda demais para cair nessa? Acredite: teve gente que sentiu firmeza.

Os SmartBricks da Lego

Para quem jรก tropeรงou em blocos de Lego espalhados pelo chรฃo da casa, a ideia do marketing da Lego em 2019  foi um alรญvio: as peรงas gentilmente se afastariam quando o pรฉ se aproximasse. 

Foi em primeiro de abril de 2021, quando o mundo completava um ano de pandemia e muitas famรญlias ainda conviviam com o lockdown, trabalhando e educando os filhos em casa. Uma ideia que se fosse verdade, seria muito bem-vinda para acalmar tensรตes domรฉsticas. 

Protetor labial sabor batata-frita 

Essa deu รกgua na boca, embora a novidade fosse para os lรกbios. A Pringles anunciou em uma aรงรฃo de marketing de primeiro de abril que deixou os fรฃs da marca de boca aberta: um protetor labial sabor batata frita!

Foi batata: muita gente adorou a ideia e queria o seu.

O sucesso, porรฉm, acabou se tornando uma batata quente para a marca, que teve que explicar aos consumidores famintos pela novidade que tudo nรฃo passava de um delicioso primeiro de abril.

Tinder contra os que se vendem como altos na plataforma de namoro 

A ideia do Tinder para brincar com os usuรกrios pode ter deixado alguns realmente preocupados – aqueles que exageram em suas qualidades fรญsicas para atrair o interesse e marcar encontros: um recurso verificador de altura, para evitar os golpes baixos para enganar parceiros.

Teve gente que subiu nas tamancas com a novidade para desmascarar seus falsos centรญmetros a mais. Mas se fosse verdade, seria uma garantia de encontrar parceiros ร  altura.

No final, a mentira foi revelada. E mesmo sem o recurso verificador, continua em alta a busca pelo amor verdadeiro.

Marketing da BMW no Dia da Mentira apresentou o carro a energia lunar

Essa outra รฉ do mundo da lua: numa propaganda de primeiro de abril, a BMW lanรงou no Reino Unido carros com โ€œpintura lunarโ€. Os fรฃs da marca quase entraram em รณrbita quando souberam que o novo recurso era capaz de carregar o veรญculo elรฉtrico usando a energia lunar.

Com os preรงos astronรดmicos da energia, seria possรญvel economizar apenas fazendo o carro tomar um banho de lua! 

Parece coisa de lunรกtico โ€“ e era, para tristeza dos que acreditaram.

Dinheiro nรฃo cresce em รกrvores, mas pode sair do telefone.

Com riqueza de detalhes, a PayPal do Reino Unido anunciou a novidade pelo Twitter, no primeiro de abril de 2018.

Imagine: um recurso do telefone para multiplicar seus recursos financeiros Na hora do aperto, bastava apertar a tecla do telefone para imprimir notas de dinheiro.

No visual bem elaborado da propaganda de primeiro de abril, uma nota de libra esterlina emergia de um Iphone com uma interface do PayPal na tela. Pobre de quem acreditou.

Nรฃo รฉ apenas o marketing que brinca com o Dia da Mentira.

A imprensa tambรฉm adotou a tradiรงรฃo, mas pelo mesmo motivo do Google, muitos veรญculos deixaram recentemente de fazer pegadinhas para nรฃo confundir o pรบblico. Ficaram alguns trotes histรณricos, que ainda divertem nos dias de hoje