Londres – Pegadinhas de primeiro de abril fazem parte do calendário de marketing de grandes corporações, que aproveitam o Dia da Mentira para ‘anunciar’ nas redes sociais novos produtos, serviços ou até mudanças corporativas capazes de mexer com o valor das ações nas bolsas de valores. 

Nem todas dão certo, e dois grandes exemplos de fiasco são de empresas automobilísticas. Em 2021, a Volkswagen disse que mudaria seu nome para Voltswagen, representando seu compromisso com carros elétricos, mas acabou enfurecendo a imprensa e a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA com a brincadeira. 

Três anos antes, Elon Musk, então apenas um usuário do Twitter, tinha ido mais longe. Após semanas de críticas na imprensa pelo desempenho financeiro da Tesla, ele causou eletricidade no primeiro de abril quando anunciou que a empresa havia falido, em em uma sequência de posts. 

O primeiro dizia:

“Palo Alto, Califórnia, 1º de abril de 2018 – Apesar dos intensos esforços para gerar receita, incluindo uma venda em massa de ovos de Páscoa, lamentamos informar que a Tesla faliu completa e totalmente. Tão falida, você não pode acreditar.”

Ele segue apontando a cláusula da lei que teria sido aplicada (14 e meio, inexistente), e finaliza com uma foto fingindo-se de morto e cercado de garrafas de ‘Teslaquilla’.

Não chegou a criar confusão como o “Voltswagen” pois ele mesmo avisou que era um trote, mas irritou investidores pela brincadeira em torno de um assunto sério como o valor de suas ações. 

O Dia da Mentira no marketing pelo mundo 

Embora haja exceções, a maioria das trotes de primeiro de abril de grandes marcas e empresas, prática que se tornou comum a partir da década de 50, é vista com simpatia, ajudando a chamar a atenção para seus produtos com humor.

Veja alguns que se tornaram clássicos do chamado “prankmarketing” do Dia da Mentira. 

Em 2023,  o McDonald’s do Reino Unido convocou os fashionistas no Dia da Mentira para conhecerem a bota de McNuggets, apresentada como o sapato mais saboroso da temporada. Em seguida, outra postagem avisava aos mais distraídos que era trote de primeiro de abril. 

Mas no mesmo ano, a rede desagradou consumidores australianos ao anunciar o McFry, sanduúche com as batatas fritas “incorporadas”. 

McFry

Um Big Mac que é a sua cara 

Em 2018, a rede levou ao extremo a ideia de personalização de produtos. 

O “My Big Mac” do marketing do Dia da Mentira, divulgado em um vídeo em redes sociais, permitia que a fisionomia do cliente fosse estampada no pão, a partir de uma selfie usando um aplicativo especial. 

Até Google entra na brincadeira de propaganda no primeiro de abril 

Que tal um software para identificar cheiros? E capaz de dizer para você a origem dos aromas de qualquer lugar do mundo? A novidade era tão boa para ser verdade que só podia ser propaganda de primeiro de abril.

Foi o Google que resolveu meter o nariz nesse tema, anunciando que tinha tornado realidade essa, digamos, aspiração dos usuários. Isso foi antes de o buscador decidir não fazer mais pegadinhas, durante a crise de desinformação da Covid-19, posição que manteve nos anos seguintes. 

Mas foi bom enquanto durou. Em um vídeo bem elaborado, o Google dizia que tinha conseguido “acumular um banco de dados de 15 milhões de centibytes de cheiros de todo o mundo”.

Até uma página do novo produto foi criada, com explicações técnicas apresentadas de forma tão convincente que ninguém sentiu o cheiro da trapaça. Até ficarem de queixo caído com a revelação da brincadeira.

A Amazon oferece não apenas livros, mas também seus autores favoritos 

Essa entrou para os anais da literatura – do primeiro de abril. Mais do que entregar livros, a Amazon anunciou que entregaria o autor na sua porta.

Para isso, enquanto estivesse lendo um livro, bastaria que o leitor pressionasse a tecla “Place Request for Author”.

O vídeo criado para anunciar o “novo serviço” dizia: “Seus autores favoritos. Entregues na sua porta da frente”.

A propaganda de primeiro de abril mostrava o serviço em ação: requisitada por um leitor, a autora best-seller Patricia Cornwell mergulha de seu iate para se apresentar na porta do leitor que fez a solicitação.

É incrível, mas muitas pessoas caíram na brincadeira. Devem ter ficado esperando sentados na porta. Mas aprenderam que, no marketing do primeiro de abril, muito do que se fala não se escreve.

Propaganda de marca britânica anunciou colchão ‘inovador’ no primeiro de abril 

Todo mundo quer o colchão ideal, mas geralmente as soluções ficam no campo dos sonhos. Até que a Happy Beds aproveitou o primeiro de abril para apresentar uma solução muito concreta.

Em 2021, a empresa aproveitou a data para anunciar o colchão mais firme do mundo, capaz de alinhar sua coluna de uma vez por todas.

A propaganda de primeiro de abril anunciava que a pesquisa tinha avaliado centenas de opções de materiais para encontrar o colchão perfeito! Feito de…. concreto!

Para não parecer cama de faquir, entre as vantagens apregoadas pelo marketing do primeiro de abril estavam o fato de que o novo colchão era totalmente resistente a percevejos, ácaros e outros visitantes indesejáveis. Além disso, a garantia era de 50 anos! História absurda demais para cair nessa? Acredite: teve gente que sentiu firmeza.

Os SmartBricks da Lego

Para quem já tropeçou em blocos de Lego espalhados pelo chão da casa, a ideia do marketing da Lego em 2019  foi um alívio: as peças gentilmente se afastariam quando o pé se aproximasse. 

Foi em primeiro de abril de 2021, quando o mundo completava um ano de pandemia e muitas famílias ainda conviviam com o lockdown, trabalhando e educando os filhos em casa. Uma ideia que se fosse verdade, seria muito bem-vinda para acalmar tensões domésticas. 

Protetor labial sabor batata-frita 

Essa deu água na boca, embora a novidade fosse para os lábios. A Pringles anunciou em uma ação de marketing de primeiro de abril que deixou os fãs da marca de boca aberta: um protetor labial sabor batata frita!

Foi batata: muita gente adorou a ideia e queria o seu.

O sucesso, porém, acabou se tornando uma batata quente para a marca, que teve que explicar aos consumidores famintos pela novidade que tudo não passava de um delicioso primeiro de abril.

Tinder contra os que se vendem como altos na plataforma de namoro 

A ideia do Tinder para brincar com os usuários pode ter deixado alguns realmente preocupados – aqueles que exageram em suas qualidades físicas para atrair o interesse e marcar encontros: um recurso verificador de altura, para evitar os golpes baixos para enganar parceiros.

Teve gente que subiu nas tamancas com a novidade para desmascarar seus falsos centímetros a mais. Mas se fosse verdade, seria uma garantia de encontrar parceiros à altura.

No final, a mentira foi revelada. E mesmo sem o recurso verificador, continua em alta a busca pelo amor verdadeiro.

Marketing da BMW no Dia da Mentira apresentou o carro a energia lunar

Essa outra é do mundo da lua: numa propaganda de primeiro de abril, a BMW lançou no Reino Unido carros com “pintura lunar”. Os fãs da marca quase entraram em órbita quando souberam que o novo recurso era capaz de carregar o veículo elétrico usando a energia lunar.

Com os preços astronômicos da energia, seria possível economizar apenas fazendo o carro tomar um banho de lua! 

Parece coisa de lunático – e era, para tristeza dos que acreditaram.

Dinheiro não cresce em árvores, mas pode sair do telefone.

Com riqueza de detalhes, a PayPal do Reino Unido anunciou a novidade pelo Twitter, no primeiro de abril de 2018.

Imagine: um recurso do telefone para multiplicar seus recursos financeiros Na hora do aperto, bastava apertar a tecla do telefone para imprimir notas de dinheiro.

No visual bem elaborado da propaganda de primeiro de abril, uma nota de libra esterlina emergia de um Iphone com uma interface do PayPal na tela. Pobre de quem acreditou.

Não é apenas o marketing que brinca com o Dia da Mentira.

A imprensa também adotou a tradição, mas pelo mesmo motivo do Google, muitos veículos deixaram recentemente de fazer pegadinhas para não confundir o público. Ficaram alguns trotes históricos, que ainda divertem nos dias de hoje