O Centro Dart para Jornalismo e Trauma da Escola de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade de Columbia promoverá no Rio de Janeiro um curso intensivo de três dias para editores brasileiros com o objetivo de contribuir para aprimorar a cobertura de questões sociais que afetam crianças na primeira infância. 

Serão escolhidos até 20 profissionais de imprensa para participar do treinamento, que acontecerá entre 23 e 25 de agosto. A iniciativa tem o apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. 

Os interessados devem se inscrever até o dia 26 de abril. O programa cobrirá despesas de viagem,  estadia e refeições no Rio para profissionais que morem em outras cidades.

O seminário no Rio faz parte da Iniciativa de Jornalismo na Primeira Infância do Dart Center, lançada em 2017 para incentivar jornalistas de todo o mundo a darem visibilidade a políticas públicas que afetam a vida de crianças até seis anos de idade. 

O programa já organizou quatro programas de bolsas virtuais que forneceram bolsas de reportagem a 75 jornalistas de 25 países e promoveram relações entre especialistas internacionais e jornalistas de todo o mundo. Entre os beneficiados estão profissionais do Globo, Estado de S.Paulo, G1 e Estado de Minas. 

A programação de palestrantes deste ano ainda não está definida, mas nas edições anteriores o treinamento teve a participação de pesquisadores e profissionais reconhecidos internacionalmente, incluindo o Jack P. Shonkoff, diretor do Centro para o Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard; Charles Nelson III, neurocientista e professor de pediatria da Universidade de Harvard; e Juliana Prates, ex-deputada e diretora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.

Candidatos devem demonstrar compromisso com jornalismo sobre questões que afetam crianças 

Será dada preferência a jornalistas que ocupem cargos de liderança editorial em redações brasileiras. 

O Centro Dart levará em conta na seleção dos participantes a experiência profissional e o compromisso com inovação no jornalismo  sobre temas relacionados a crianças na primeira infância. 

Podem se inscrever profissionais de meios de comunicação de qualquer tamanho, incluindo mídias locais e independentes.

O candidato deve apresentar o currículo, uma biografia profissional e uma carta de interesse. 

As inscrições podem ser feitas no site do programa.