Ícone do site MediaTalks em UOL

Dart Center de Columbia seleciona candidatos para curso no Brasil sobre questões sociais que afetam primeira infância

Mulher carrega criança nas costas em Serra Leoa

Foto: Annie Spratt / Unsplash

O Centro Dart para Jornalismo e Trauma da Escola de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade de Columbia promoverá no Rio de Janeiro um curso intensivo de três dias para editores brasileiros com o objetivo de contribuir para aprimorar a cobertura de questões sociais que afetam crianças na primeira infância. 

Serão escolhidos até 20 profissionais de imprensa para participar do treinamento, que acontecerá entre 23 e 25 de agosto. A iniciativa tem o apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. 

Os interessados devem se inscrever até o dia 26 de abril. O programa cobrirá despesas de viagem,  estadia e refeições no Rio para profissionais que morem em outras cidades.

O seminário no Rio faz parte da Iniciativa de Jornalismo na Primeira Infância do Dart Center, lançada em 2017 para incentivar jornalistas de todo o mundo a darem visibilidade a políticas públicas que afetam a vida de crianças até seis anos de idade. 

O programa já organizou quatro programas de bolsas virtuais que forneceram bolsas de reportagem a 75 jornalistas de 25 países e promoveram relações entre especialistas internacionais e jornalistas de todo o mundo. Entre os beneficiados estão profissionais do Globo, Estado de S.Paulo, G1 e Estado de Minas. 

A programação de palestrantes deste ano ainda não está definida, mas nas edições anteriores o treinamento teve a participação de pesquisadores e profissionais reconhecidos internacionalmente, incluindo o Jack P. Shonkoff, diretor do Centro para o Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard; Charles Nelson III, neurocientista e professor de pediatria da Universidade de Harvard; e Juliana Prates, ex-deputada e diretora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.

Candidatos devem demonstrar compromisso com jornalismo sobre questões que afetam crianças 

Será dada preferência a jornalistas que ocupem cargos de liderança editorial em redações brasileiras. 

O Centro Dart levará em conta na seleção dos participantes a experiência profissional e o compromisso com inovação no jornalismo  sobre temas relacionados a crianças na primeira infância. 

Podem se inscrever profissionais de meios de comunicação de qualquer tamanho, incluindo mídias locais e independentes.

O candidato deve apresentar o currículo, uma biografia profissional e uma carta de interesse. 

As inscrições podem ser feitas no site do programa.

Sair da versão mobile