Londres – Uma das celebridades mais combativas contra as práticas invasivas e ilegais adotadas no passado pelos jornais tabloides britânicos, o ator Hugh Grant desistiu de um processo que movia contra o The Sun em troca de uma “enorme soma de dinheiro”, como ele próprio relatou. 

Em um post no Twitter / X nesta quarta-feira (17), Grant atribuiu a decisão ao risco de ter que pagar mais em custas judiciais mesmo que vencesse a causa. 

O processo envolvia várias celebridades, incluindo o príncipe Harry. As acusações eram de hackeamento telefônico, coleta ilegal de informações, invasão de sua casa e escritório, escutas no carro, acesso ilegal a registros médicos, perjúrio e destruição de provas.

Na postagem informando sobre a desistência, o ator de Um Lugar Chamado Notting Hill disse que o grupo NGN, dono do tabloide The Sun, que pertence ao magnata da mídia Rupert Murdoch, alegou ser inocente. 

E ironizou a oferta de acordo: 

“Como é comum com quem é totalmente inocente, eles estão me oferecendo uma enorme soma de dinheiro para manter este assunto fora dos tribunais.”

Ele disse que inicialmente não queria aceitar o dinheiro nem fazer acordo: “adoraria ver todas as alegações que eles negam testadas em um tribunal”. 

No entanto, os advogados o advertiram sobre o risco de que mesmo uma vitória poderia representar um baque financeiro.

“As regras em torno do litígio civil determinam que se eu prosseguir para o julgamento e o tribunal me conceder uma indenização que seja um centavo inferior à proposta de acordo, terei de pagar as custas judiciais de ambas as partes”.

Isso poderia significar, segundo Hugh Grant, um pagamento de 10 milhões de libras. “Os advogados de Rupert Murdoch são muito caros”, escreveu. 

Hugh Grant criticou dono do tabloide 

Ele seguiu atirando no grupo, e justificou a decisão de anunciar o acordo: 

“Rupert Murdoch gastou milhões de libras em indenizações aos requerentes e em honorários de advogados, resolvendo desta forma mais de 1,5 mil queixas judiciais. Ele parece determinado a não haver um julgamento dos fatos.

O dinheiro do acordo de Murdoch cheira mal, e eu me recuso a permitir que isso seja dinheiro secreto.

Passei a maior parte dos últimos 12 anos lutando por uma imprensa livre que não distorça a verdade, abuse de pessoas comuns do público ou exija resgate de deputados eleitos em busca do lucro pessoal e do poder político dos barões dos jornais.”

Além do processo contra o tabloide The Sun, Hugh Grant teve também uma causa contra o extinto News Of The World, do mesmo grupo. O jornal foi fechado depois de um grande escândalo envolvendo escutas telefônicas de celebridades. 

O grupo editorial admitiu as práticas ilegais em 2011, oferecendo desculpas às vítimas  e tendo pago vultosas indenizações a pessoas afetadas.