O jornalismo de soluções, apontado como uma das mais poderosas armas para atrair e manter audiência diante do desafio da fadiga de notícias, é tema de um novo curso online e gratuito do Knight Center para o Jornalismo nas Américas.
“Jornalismo de Soluções: Novas formas de enriquecer suas reportagens e atrair público” começa no dia 29 de abril, dividido em módulos apresentados ao longo de quatro semanas. As aulas serão ministradas em espanhol.
O treinamento é fruto de uma parceria entre o Knight e a Rede de Jornalismo de Soluções (SJN, na sigla em inglês) e será apresentado pelo jornalista Hugo Balta, treinador certificado da organização.
A Solutions Journalism Network foi criada em 2013 com o propósito de fomentar o jornalismo que destaca não apenas os problemas, mas também ideias e experiências concretas capazes de resolver questões sociais, como a crise climática.
Na descrição de sua missão, a SNJ diz que o jornalismo de soluções é a “esperança com dentes”, motivando a sociedade a enfrentar os desafios.
“As pesquisas mostram que quando a imprensa revela o que funciona (ou é promissor), ela eleva o tom do discurso público, tornando-o menos polarizador e mais construtivo, permitindo que as comunidades vejam melhores opções para as suas necessidades e tenham esperança.”
No entanto, jornalismo de soluções não é apenas mostrar o lado bom e deixar de lado o que é negativo. Até experiências fracassadas devem ser abordadas, como lição.
Hugo Balta explica a importância dessa forma diferente de praticar o jornalismo.
O programa do curso de jornalismo de soluções
O curso promovido pelo Centro Knight e pela Solutions Journalism Network ensinará os conceitos e as técnicas em cinco módulos:
- Módulo de introdução: Por que jornalismo de soluções?
- Módulo 1: O que é jornalismo de soluções e o que não é
- Módulo 2: Como identificar, examinar e informar sobre soluções
- Módulo 3: Como organizar e contar histórias de soluções
- Módulo 4: Como incorporar o jornalismo de soluções ao seu fluxo de trabalho
As inscrições podem ser feitas na plataforma de cursos do Knight Center. Não é necessário ser jornalista profissional ou trabalhar em um veículo de comunicação para participar.
Qualquer interessado em produzir conteúdo para mídias independentes pode aproveitar o curso.
Leia também | O futuro do jornalismo na visão dos futuros jornalistas: o idealismo dos velhos tempos segue vivo