O Pulitzer Center está selecionando jornalistas para a segunda rodada do programa Ocean Reporting Network, que oferece bolsas para os profissionais passarem um ano inteiro trabalhando em reportagens aprofundadas ou investigativas sobre o oceano. 

As inscrições podem ser feitas até 26 de maio. Até oito bolsas serão concedidas a jornalistas com experiência em cobertura de questões ambientais, atuantes em qualquer tipo de plataforma (online, impresso, rádio e vídeo).

Os candidatos podem ser empregados em uma organização de mídia ou freelances que apresentem uma carta de compromisso de uma redação confirmando interesse em veicular o trabalho. 

A rede investigativa Ocean Reporting Network tem como o objetivo criar um ecossistema colaborativo de jornalistas em todo o mundo para revelar práticas nocivas e ilegais dos setores pesqueiro e extrativista, as ameaças à biodiversidade marinha e às comunidades costeiras e as cadeias de suprimentos que facilitam a demanda global pelos recursos cada vez mais escassos do oceano.

O financiamento oferecido pelo Pulitzer é destinado a viabilizar a exploração de um tema ao longo de um ano, e não apenas uma reportagem. Os conteúdos serão publicados regularmente ao longo da duração da bolsa, seguindo um cronograma decidido em conjunto com o Pulitzer Center e os editores.

Bolsa para jornalistas experientes em meio ambiente 

Podem se candidatar jornalistas experientes com um histórico comprovado de reportagens investigativas ou aprofundadas sobre oceanos ou meio ambiente, ou que demonstrem uma sólida compreensão das questões oceânicas e das influências científicas, ambientais, sociais, jurídicas, políticas e comerciais envolvidas. 

O subsídio cobre o salário do jornalista e despesas adicionais para a produção do conteúdo, sem um valor definido. O Pulitzer definirá o valor depois de conversar com o bolsista e com a redação em que ele trabalha ou que publicará o material.

O meio de comunicação receberá US$ 10 mil para custear despesas editoriais, incluindo viagens. A dedicação é exclusiva. 

Os interessados devem estar preparados para trabalhar de forma colaborativa com outras redações locais e internacionais, e para participar de atividades de divulgação relacionadas ao tema das reportagens, tais como reuniões em comunidades e visitas a escolas e universidades.

Como concorrer 

Para concorrer à b0lsa do Pulitzer Center, os jornalistas devem apresentar currículo; três exemplos de reportagens impactantes veiculadas nos últimos cinco anos; uma descrição do projeto de reportagem investigativa ou aprofundada que pretende realizar e um plano mostrando como o conteúdo será publicado e distribuído,e explicando quais públicos deseja atingir e como irá engajá-los. 

O Pulitzer pede ainda uma declaração de propósito, em que o candidato deve descrever como a bolsa se encaixa em sua carreira e por que deve ser escolhido como um Ocean Reporting Network Fellow. 

Os jornalistas selecionados serão entrevistados em meados de junho até o início de julho e iniciarão os trabalhos cobertos pela bolsa de 12 meses em 1º de agosto de 2024, remotamente. 

Mais detalhes e o formulário de inscrição podem ser vistos no site do programa