Londres – A exposição anual Photo London está apresentando na capital britânica um panorama internacional e histórico da fotografia, com 120 galerias exibindo trabalhos de mais de 400 artistas de 30 países.
As obras expostas vão do pessoal ao político; da documentação social ao glamour da moda e à beleza da natureza. Todas as técnicas estão presentes: fotos em preto e branco do século 19, registros analógicos e digitais e imagens manipuladas ou criadas com ferramentas de inteligência artificial.
A mostra, no centro cultural Somerset House, reúne imagens de grandes nomes da fotografia contemporânea e trabalhos de fotógrafos que marcaram a história dessa arte, como a correspondente de guerra Lee Miller.
Confira alguns dos trabalhos exibidos na exposição de fotografia
Celebridades em ângulos originais
Uma das estrelas da Photo London é David Bailey, célebre pelas suas imagens dos Rolling Stones, como esta exibida na Somerset House, feita em 1973.
Outra fotografia escolhida para integrar a exposição é uma imagem icônica da modelo Linda Evangelista para a revista Vogue, de autoria de Steven Meisel, um dos mais importantes fotógrafos de moda de sua geração.
Lee Miller, que será tema de um filme estrelado por Kate Winslet, teve uma “vida dupla” na fotografia: foi modelo da Vogue, tornou-se fotógrafa de arte e musa do célebre Man Ray, e entrou para a história do fotojornalismo ao documentar os horrores da Segunda Guerra Mundial.
Duas fotos de Miller estão na foto London, uma mostrando-a na Normandia usando um capacete próprio para acomodar a câmera e outra em sua casa na Inglaterra, onde morreu aos 70 anos, em 1977.
Leia também | Em ‘Lee’, Kate Winslet vive a lendária modelo da Vogue que virou fotógrafa de guerra; veja o trailer
Leia também | Em ‘Lee’, Kate Winslet vive a lendária modelo da Vogue que virou fotógrafa de guerra; veja o trailer
Natureza em foco
Jacquie Maria Wessels encontrou a beleza da natureza no entorno de garagens e galpões industriais na periferia urbana.
As flores podem estar em qualquer lugar, até viajando no banco do carro, como no clique de Jacob Lillis.
Retratos
Arlene Gottfried captou o olhar melancólico da mulher anônima na famosa boate Studio 54, de Nova York.
Justine Tjallinks inspirou-se na estética dos mestres da pintura para o retrato de Odette.
O francês Jean-Baptiste Huynh explorou luzes e sombras em uma imagem que lembra uma escultura.
Abstracionismo
A britânica Lydia Goldblatt trabalha com os fundamentos da fotografia para obter imagens líricas e abstratas, como na imagem batizada de Supernova.
Primórdios da fotografia
Ao lado de fotografias contemporâneas estão também na Photo London imagens feitas no Século 19, quando a técnica dava seus primeirios passos.
Uma delas é “Vendedores de Frutas”, feita por William Henry Fox Talbot, o inventor do processo negativo/positivo em 1839.
A imagem foi feita em 1845 em sua casa na Abadia de Lacock Abbey, representando uma cena rural típica da época, e se manteve conservada até hoje.
Fotografia de rua
Trabalhos da renomada fotógrafa americana Helen Levitt expostos na Photo London retratam vários momentos da vida em Nova York entre as décadas de 50 e 70.
Visões da África
Kweku Yeboah é um fotógrafo ganense que vive e trabalha em Acra, capital do país africano. O seu trabalho exibido na Photo London é inspirado na população multiétnica e diversificada do país, composta por diferentes culturas e crenças.
A Photo London fica em cartaz até domingo (19).
Leia também | Brasileiro Sebastião Salgado recebe em Londres prêmio por contribuição extraordinária à fotografia