MediaTalks em UOL

Curso avançado de jornalismo de dados do Knight Center ensina linguagem Phyton

Tela de computador com códigos

Foto: Markus Spiske / Unsplash

Começa na segunda-feira (27 de maio) um novo curso do Knight Center para o Jornalismo nas Américas sobre jornalismo de dados, em que os participantes aprenderão a dominar a linguagem de programação Phyton. 

O treinamento é ministrado por Ben Welsh, editor do Reuters News Applications, e foi desenvolvido para profissionais que desejam utilizar ferramentas de programação de computador para conduzir investigações baseadas em dados.

As vagas são limitadas, e há uma taxa de US$ 95 para a participação. Por ter uma turma menor do que nos cursos gratuitos oferecidos pelo Knight, os alunos terão a oportunidade de receber orientação pessoal do instrutor. 

Repórter, editor e programador de computador com mais de 20 anos de experiência, Ben Welsh é membro do Centro de Integridade e Excelência em Jornalismo da Universidade DePaul, e contribuiu para trabalhos reconhecidos em importantes prêmios de jornalismo, como o Pulitzer. 

O curso é aberto tanto jornalistas experientes interessados em aprimorar os conhecimentos quanto a iniciantes que desejem aprender como usar o jornalismo de dados de forma mais aprofundada.

O programa do curso de jornalismo de dados

O programa ensina a utilizar a Python, uma linguagem de programação versátil, e o Jupyter Notebook, uma interface baseada em navegadores de internet com a qual é possível escrever, executar, reprogramar e republicar código.

Os participantes do curso realizarão tarefas práticas semanalmente com conjuntos de dados reais, como os do Los Angeles Times, aprendendo a navegar, limpar e analisar dados. 

Os módulos semanais serão apresentados entre 27 de maio e 23 de junho. 

As sessões serão exibidas ao vivo, e também gravadas para quem não puder assistir na hora em que forem transmitidas. Os alunos que cumprirem os requisitos receberão um certificado de conclusão. 

Mais informações e inscrições podem ser acessadas na plataforma de cursos do Knight Center para o Jornalismo nas Américas. 

Sair da versão mobile