MediaTalks em UOL

Cidades, natureza, esportes e casamentos: conheça os finalistas do Drone Photo Awards 2024

Londres – Imagens de cidades, de animais, de paisagens e até de casamentos estão entre as finalistas do prêmio internacional Drone Photo Awards, que escolhe anualmente as melhores fotos feitas do alto. 

O regulamento permite também imagens capturadas a bordo de aviões, helicópteros, balões e até paraquedas e pipas. Mas os drones foram uma revolução na fotografia aérea, permitindo sobrevoar áreas remotas sem correr riscos ou observar de longe a vida urbana e selvagem, descobrindo ângulos instigantes e belos. 

Os vencedores, escolhidos entre mais de  2 mil imagens submetidas por profissionais e amadores de 113 países, serão anunciados em setembro, durante o Siena Photo Awards, na Itália. Confira as imagens selecionadas pelo júri. 

Pessoas

Uma das imagens que concorre ao prêmio de fotos feitas com drone mostra trabalhadores fazendo a colheita de cranberries em Massachussets, onde pântanos enormes cobertos pela fruta colorem a paisagem. 

People stood in red water from above.
Foto de Brad Weiner/Siena Photo Awards

Nesta imagem, marinheiros de um quebra-gelo nadam no Mar Báltico congelado com suas roupas de mergulho contrastando com o  mar escuro salpicado de gelo.  

Foto de Gilad Topaz/Siena Photo Awards

Esta foto que concorre no prêmio Drone Photo Awards mostra o minuto final de uma tourada em comemoração ao 78º aniversário da Plaza México, maior arena de touros do mundo, na capital mexicana. 

Foto de Roberto Hernandez/Siena Photo Awards

Casamentos 

Vai longe o tempo em que fotos de casamento eram apenas as dos noivos cercados pelos pais e padrinhos, ou tomando uma taça de champanhe com as mãos entrelaçadas. 

O prêmio de fotos com drones reflete a tendência de registrar casamentos de forma criativa e divertida. Os finalistas, da Polônia, Itália e Reino Unido,  aproveitaram cenários inusitdos como carros, caixas de maçã e uma trilha cortando um campo de girassóis. 

Foto: Tim Demski (Polônia)/Siena Photo Awards
 Foto: Joanna Zdancewicz(Polônia) /  Siena Photo Awards
 Foto: Matteo Originale (Itália) /  Siena Photo Awards
 Foto: Simon Biffen (Reino Unido) /  Siena Photo Awards

Esportes 

A foto finalista no concurso Drone Photo Awards na categoria Esportes retrata a Boli Khela de Abdul Jabbar, competição de luta tradicional centenária em Chittagong, Bangladesh. 

Foto de Sanchayan Chowdhury/Siena Photo Awards

Ondas gigantes sempre rendem boas fotos, como esta feita em Pipeline, no Havaí, mostrando a movimentação dos surfistas vista do alto. 

Foto de Matt Dusig/Siena Photo Awards

Na Espanha, o drone capturou o skatista Alex sozinho em um parque deserto, imagem batizada pelo fotógrafo como “Ação Minimalista”. 

Foto de Alex Berasategi/Siena Photo Awards

Esta imgem foi capturada em 2023 durante a competição polonesa The Night Twelve’, na qual os participantes são  obrigados a usar lanternas.

Foto de Daniel Koszela/Siena Photo Awards

Animais e paisagens

Flamingos sobrevoam um lago verde no Quênia. 

Foto : Silke Hullmann / Drone Photo Awards 2024

A foto ‘Blika’, palavra islandesa para ‘clarão’, retrata os efeitos luminosos sobre a neve azulada na Islândia. 

Brynjar Agustsson / Drone Photo Awards 2024

Também na Islândia, a piscina geotérmica lembra um olho de dragão. 

Miki Spitzer / Drone Photo Awards 2024

Veias da Terra revela a beleza criada pelos sulcos escavados no sopé da montanha em Factory Butte em Utah (EUA). 

Xiaoying Shi / Drone Photo Awards 2024

Em Limpeza do Oceano, Toby Nicol, do Reino Unido, flagrou na Austrália um tubarao-tigre se alimentando do que restou de uma baleia cachalote recém-falecida, completando o ciclo da natureza. Ela seria em seguida enterrada na areia para se decompor naturalmente e o esqueleto ser levado para um museu de história natural. 

Toby Nicol / Drone Photo Awards 2024

O desenho formado por um cardume de peixes inspirou o nome da foto feita com um drone: Monte Fuji.

Mohammad Alqattan / Drone Photo Awards 2024

A visão aérea da natureza com drones permite registrar cenas como Mar de Rosa: uma praia africana coberta de pelicanos parecendo tingir completamente a areia.

Paul Mckenzie / Drone Photo Awards 2024

Um romance polar, por Florian Ledoux, fotógrafo francês especializado em imagens do Ártico, mostra o momento de ternura entre dois ursos. Os drones se tranformaram em instrumento vital para documentar animais perigosos ou ariscos, que não manteriam o mesmo comportamento diante da aproximação de uma pessoa.

Florian Ledoux / Drone Photo Awards 2024

Cidades vistas do alto nas fotos escolhidas pelo júri do Drone Photo Awards

Com tantos prédios altos nas cidades do mundo, não é difícil registrar imagens aéreas. Mas o sobrevoo de drones vai além do alcance das janelas ou terraços, como neste registro da cidade de Guiyang, na China, mostrando as luzes dos edifícios e viadutos quebrando a escuridão das montanhas. 

 Foto de Xu Zhang/Siena Photo Awards

Também na China, desenhos formados na lama do rio Qiantang cortado pela ponte Jiashao remetem a árvores quando vistos do alto.

Foto de Sheng Jiang/Siena Photo Awards

Cenas abstratas também disputam o Drone Photo Awards

Luzes e sombras mostra formações compostas por areia e lava na Islândia. 

Ignacio Medem / Drone Photo Awards 2024

Também na Islândia, a foto Elddreki – Dragão de Fogo documenta de cima um desenho formado pela erupção do vulcão Litli-Hrútur, em 2023. O fotógrafo contou que a imagem foi a primeira registrada com um drone adquirido horas antes, pois o anterior havia sido danificado pela violenta erupção no dia anterior. 

Jeroen Van Nieuwenhove / Drone Photo Awards 2024

Outra concorrente ao prêmio de melhor foto de drone do ano no Siena Awards veio igualmente da Islândia. Sulcos, rios e vegetação formam um desenho que lembra a imagem da árvore da vida. 

Isabella Tabacchi, / Drone Photo Awards 2024

Linhas mágicas é um registro do voo de gaivotas na baía de Doha,  no Kwai, usando o recurso de velocidade baixa da câmera para capturar as linhas do caminho traçado pelas aves.

Mohd Khorshid / Drone Photo Awards 2024

Marchando no pântano salgado retrata búfalos da raça Banni, capazes de aguentar escassez de água e condições climáticas adversas, sobrevivendo em pequenos trechos de grama e arbustos. A imagem feita em Kutch, na Índia, mostra os animais caminhando entre os grafismos de um dos maiores desertos de sal do mundo. 

Raj Mohan / Drone Photo Awards 2024

Os vencedores do Drone Photo Awards 2024 serão conhecidos na cerimônia de abertura da 10ª edição do Festival de Fotografia de Siena, em setembro. O evento reúne fotógrafos renomados e pessoas interessadas na arte da fotografia, com palestras e exposições que ocupam toda a cidade italiana durante quase um mês. 

 

 

Sair da versão mobile