Londres – Para quem acha que usar o nome de um super-herói como senha de internet é garantia de segurança, um novo estudo revelou que não é bem assim: passwords inspiradas na cultura pop são fáceis de serem quebradas por hackers – e justamente o poderoso Super-Homem lidera a lista das mais perigosas.
A empresa de serviços de email Mailsuite analisou milhões de senhas com nomes ou palavras de cultura pop mais expostas em violações de dados, e descobriu que ‘Superman’ apareceu em 584.697 violações de segurança. A banda de rock Blink-182 é a segunda, com 482.244 episódios.
A lista das 25 senhas mais perigosas tem um pouco de tudo – nomes ou personagens de games, astros das telas e da música, filmes e times esportivos. E mostra que Batman também não tem superpoderes contra hackers: é a terceira senha ligada à cultura pop mais quebrada por eles.
Como foi feita a lista das senhas mais perigosas
Para chegar aos resultados, a Mailsuite empresa compilou uma lista inicial de mais de 2.612 termos da cultura pop – de atores e bandas a videogames e filmes – e os cruzou com o banco de dados Pwned Passwords, que detalha mais de 300 milhões de senhas expostas em violações de dados registradas.
A empresa explica que um dos motivos para a fragilidade dos nomes ligados à cultura pop é que os hackers podem pesquisar o histórico de postagens dos usuários para tentar quebrar uma senha – e encontrar lá conteúdo ligado às suas preferências culturais.
O trabalho foi feito em inglês, e não inclui outras senhas que podem ser populares no Brasil, com nomes de artistas ou times.
Os resultados foram divididos em grupos:
- Entre os super-heróis: Superman lidera a litsta, seguido por Batman, com 352.422 violações.
- Eminem é a palavra mais perigosa na música para usar como senha, tendo aparecido em 286.263 violações de dados .
- Zac Efron é o nome de ator mais perigoso para usar como senha ( 24.268 aparições em violações de dados ).
- A senha mais perigosa relacionada a videogames para usar em videogames é a Minecraft, que apareceu em 215.934 violações de dados .
Atores e atrizes não estão entre os primeiros 25 nomes que aparecem na lista das senhas violadas. Mas quando a lista é feita apenas com eles, Zac Efron lidera, deixando para trás clássicos de Hollywood como Al Pacino, Brad Pitt e Tom Cruise. Só há uma mulher na lista: Emma Watson.
Se apelar para super-heróis na hora de escolher uma senha não livra o usuário do perigo, o mesmo acontece com algumas franquias famosas do cinema. Além de SuperMan e Batman, nem o poder do Homem-Aranha ou a fofura de Hello Kitty e Barbie são capazes de resistir aos hackers.
O mesmo acontece com as franquias e personagens de games, com Minecraft e Pikachu liderando a lista das senhas mais perigosas.
No universo da música, a Mailsuite compilou as senhas mais perigosas com nomes de bandas e de artistas.
A boa notícia para os Swifties é que Taylor Swift não aparece na lista.
Dicas para tornar as senhas mais seguras
Em sua pesquisa, que pode ser vista na íntegra aqui, a Mailsuite apontou outras práticas que deixam as contas de internet vulneráveis a hackers. Uma delas é usar a mesma senha em vários sites.
Segundo a empresa, uma em cada quatro pessoas utiliza a mesma senha em mais de 11 sites e aplicativos.
Veja as dicas
- Senhas com pelo menos 14 caracteres – Na maioria das tentativas de hacking, o software usa um método de tentativa e erro para adivinhar uma senha, trabalhando com trilhões de combinações de caracteres. Portanto, quanto maior a senha, mais combinações possíveis ela terá e mais tempo levará para um hacker decifrá-la. Mas há um problema…
- Use uma combinação de caracteres diferentes – Uma senha de 14 caracteres que é apenas uma sequência de números pode levar menos de uma hora para um hacker decifrar. É essencial usar uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (como * ou &). Ppassar por todas as combinações possíveis de uma senha de 14 caracteres como essa levaria 200 milhões de anos para um hacker. Só mesmo um super-herói para conseguir.
Leia também | Internet faz mal ou bem à saúde emocional? Veja o que diz novo estudo de Oxford
- Não use data como senha – Não se deve usar uma data numérica (como aniversário ou aniversário de casamento) como senha por dois motivos, segundo a Mailsuite. Além de ser curta e conter apenas números, é facilmente encontrável em redes sociais e um hacker pode tentar esta combinação.
- Não use informações pessoais em uma senha- Um hacker pode ser alguém que viu suas redes sociais e anotou o nome do animal de estimação, de seus entes queridos ou de seu time, que pode usar nas tentativas de entrar na conta.
- Não use uma palavra que você encontre no dicionário- Uma em cada cinco pessoas em todo o mundo usa a palavra “senha” como senha. Elas são vulneráveis a um tipo de tentativa de hacking chamada “ataque de dicionário”, em que o software de hacking testa diferentes palavras e frases para adivinhar sua senha.
Leia também | Mulher que inspirou ‘stalker’ de Bebê Rena pede US$ 170 milhões em processo contra Netflix: ‘mentiras brutais’