Londres – De coadjuvante no desenho animado “The Wise Little Hen”, lançado em 1934, a uma das imagens mais reconhecidas da cultura pop, o Pato Donald está celebrando seu aniversário de 90 anos com uma série de festividades, incluindo um novo curta-metragem. 

DIY Duck (“Pato Faça-Você-Mesmo”, em tradução livre) é o primeiro filme estrelado pelo personagem desde 1961, e foi o último projeto do renomado animador Mark Henn,  que se aposentou em dezembro de 2023. 

O curta mostra o Pato Donald tentando alguns reparos domésticos, que começam com a substituição de uma lâmpada e rapidamente se transformam em uma série de catástrofes cômicas.

Sua irritação e frustração aumentam à medida que as coisas fogem do controle, levando a um final explosivo. 

Novo filme no aniversário do Pato Donald desenhado a mão

Produzido pela vencedora do Emmy Dorothy McKim , o curta foi criado e dirigido por Henn, com desenhos feitos a mão.

 O filme também presta uma homenagem a Clarence “Ducky” Nash, a voz de Donald durante seus primeiros 50 anos. O áudio utiliza gravações de arquivo. 

Em seus 90 anos, Pato Donald apareceu em mais de 150 curtas-metragens – mais do que qualquer outro personagem da Disney. As frustrações de Donald com a vida e os acontecimentos cotidianos fizeram dele uma das personalidades mais famosas do mundo.

Sua popularidade rendeu diversas homenagens, incluindo uma estrela na lendária Calçada da Fama de Hollywood e a imortalização de suas pegadas em cimento do lado de fora do famoso Teatro Chinês na capital mundial do cinema. 

Em um clipe making-of, Mark Henn falou sobre o curta em comemoração ao aniversário de 90 anos do Pato Donald, mostrando como os desenhos foram feitos manualmente e destacando o perfil de “homem comum” do personagem. 

Além do curta no YouTube,  a Disney restaurou dois curtas clássicos dirigidos pelo lendário criador Jack Hannah, que serão transmitidos no canal Disney+.

Em Out on a Limb (1950), Donald descobre a casa da árvore dos esquilos, destruindo-a com um podador de árvores que eles acreditam ser um monstro.

Em Crazy Over Daisy (1950), Donald tenta se vingar de Chip e Dale por terem destruído sua bicicleta.

Em uma análise sobre o Pato Donald no aniversário de 90 anos, o professor e pesquisador Joel Gray analisou a história e os motivos de sucesso do personagem. Ele aponta que Donald foi evoluindo com o tempo, bem como as personagens femininas que o cercam. 

Gray relembrou momentos históricos da “carreira” de um dos mais queridos personagens da Disney, como um curta-metragem premiado feito a pedido do governo americano durante a Segunda Guerra Mundial em que Hitler é retratado de forma pouco amistosa.