O jornal Diário de Notícias de Portugal lançou um noticiário destinado à comunidade de brasileiros que vive no país, escrito em português do Brasil. 

O projeto DN Brasil inclui uma edição impressa circulando encartada no jornal nas primeiras segundas-feiras do mês e uma página de notícias de interesse da comunidade brasileira no site do Diário de Notícias. 

A editora é a jornalista brasileira Amanda Lima, que vive em Portugal desde 2019 e que entre outros trabalhos foi convidada pela CNN Portugal para fazer comentários sobre assuntos ligados ao Brasil. A equipe tem outros dois jornalistas, também brasileiros. 

O Diário de Notícias, hoje semanal, é o jornal mais antigo de Portugal e pertence ao Global Media Group, que vive uma crise envolvendo questões societárias e regulatórias. Os jornalistas do grupo entraram em greve em janeiro. 

A estruturação do projeto foi feita pelo jornalista brasileiro Paulo Markun, que se desligou da empresa em março após a mudança nos rumos do grupo.

Serviço, notícias e cultura no jornal para brasileiros em Portugal 

A página DN Brasil combina notícias sobre brasileiros em Portugal, questões imigratórias, dicas culturais, artigos de opinião e serviço a imigrantes. 

DN Brasil jornal para brasileiros em Portugal

Bruno Contreiras Mateus, diretor interino do Diário de Notícias, disse no lançamento que “Portugal  já tarda numa iniciativa de integração e aculturação como esta, dirigida a uma comunidade com mais de 600 mil pessoas que escolheram o país para morar, sendo a maior comunidade imigrante em solo português”. 

Ele acrescentou que a escolha por escrever em português do Brasil tem como finalidade a aproximação maior com o leitor. 

Amanda Lima, contratada em setembro para liderar o DN Brasil quando Paulo Markun estava à frente do projeto, disse ter percebido muita demanda, especialmente nas áreas do jornalismo de serviço e informação, essenciais ao imigrante. 

Ela salientou também que muitas informações relativas ao Brasil em Portugal são divulgadas “de forma amadora nas redes sociais”, e que o objetivo do projeto é tratar essas informações de forma profissional. 

A proposta do DN Brasil é ser “um jornal que o brasileiro se identifica na forma de comunicar, na forma como escrevemos”, explica. 

“Toda a equipe é composta por imigrantes, o que permite um olhar diferente e ao mesmo tempo reconhecido para os problemas que o imigrante enfrenta, vist que todos encaram as mesmas dificuldades”, completou. 

A primeira edição impressa, que circulou na primeira semana de junho, traz na capa assuntos locais escritos em português do Brasil e uma reportagem sobre a comunidade brasileira no país. 

Capa jornal Diário de Notícias de Portugal para brasileiros

Os leitores não são apenas os que vivem em Portugal. Com base nos dados do site do DN Brasil, Amanda diz que São Paulo é a segunda cidade que mais acessa o jornal, seguida por Lisboa, Rio de Janeiro e Porto. 

Patrocínio, publicidade e eventos para financiar o DN Brasil

Para a largada da iniciativa, o DN Brasil conta com o patrocínio do Grupo Bel, do empresário português Marco Galinha, que tem negócios em vários segmentos, incluindo em mídia. Marcas portuguesas ou brasileiras estão sendo buscadas para ampliar o espaço publicitário. 

Além disso, há a possibilidade de parcerias para eventos que integrem os dois países. Exemplo disso foi o DN Brasil como mídia parceira da Brazil Origin Week, que ocorreu de 6 a 9 de junho em Vila Nova de Gaia (no Porto, norte do país).

O evento foi patrocinado pelos governos estaduais da Bahia e do Pará; pela Embaixada do Brasil em Portugal e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.

Além das rodadas de negócios com empreendedores e produtores brasileiros, houve painéis com debates focados em negócios e na história luso-brasileira e programação cultural. 


* Com a colaboração de Lena Miessva, do Porto.