A Wikipédia anunciou as melhores fotos da etapa Brasil de seu concurso internacional Wiki Loves Folklore, que concorrerão com imagens da cultura popular enviadas por internautas de todo mundo para disputar o prêmio global da enciclopédia online.
A foto do ano no Wiki Loves Folklore, a versão brasileira do concurso, foi “Cavalhadas em Pirenópolis”, feita por Michelly Matos, retratando uma das manifestações culturais mais tradicionais de Goiás, em que cavaleiros mascarados encenam batalhas medievais entre mouros e cristãos usando trajes e adornos coloridos.
A etapa nacional do Wiki Loves Cultura Popular é organizada pelo Wiki Movimento Brasil. O concurso recebeu este ano mais de 1,3 mil imagens, das quais 224 foram inseridas no acervo da Wikipédia, que pode ser utilizado gratuitamente para qualquer finalidade.
Como resultado do prêmio, 66 dessas novas fotos ilustram manifestações culturais que ainda não estavam representadas visualmente na Wikipédia, incluindo, festas, danças, cerimônias religiosas e comidas típicas.
Veja as outras fotos vencedoras que concorrerão na etapa internacional, duas delas feitas por fotógrafos indígenas, e também as menções honrosas e a imagem escolhida pelo júri em uma categoria especial dedicada ao estado de Mato Grosso.
2º lugar – Máscaras do Carnaval de Maragogipe
A foto escolhida pelo júri segundo colocado registrou as festividades do Carnaval de Maragogipe, no Recôncavo baiano. O evento é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.
3º lugar – Olha o balaio
Durante a Festa de Iemanjá no Rio Vermelho, em Salvador, Bahia, o fotógrafo capturou um jovem carregando uma cesta com flores.
4º lugar – Festa de Nossa Senhora do Rosário em Oliveira, Minas Gerais
Celebrada anualmente em setembro, a Festa de Nossa Senhora do Rosário em Oliveira, Minas Gerais, é uma tradição desde os tempos dos escravos. O evento se destaca pelos festejos tradicionais do congado, preservando a rica cultura do povo negro. Na foto, um devoto beija a imagem de um dos santos padroeiros.
Leia também | Brasil vence concurso global de fotos de monumentos; conheça a campeã e as melhores do mundo
5º lugar – Cacique Joprykatire
O fotógrafo indígena André Guajajara capturou o momento em que o cacique Joprykatire canta segurando um instrumento musical chamado maracá e um arco e flecha no centro do pátio da aldeia indígena Krijõhêre, em Bom Jesus do Tocantins, no Pará.
6º lugar – Baião de dois com pimenta biquinho
A fotógrafa registrou um prato típico da culinária nordestina, o Baião de Dois, bem temperado com pimenta biquinho.
7º lugar – Caboclo de Lança
Tradição no carnaval pernambucano, o Caboclo de Lança representa uma figura ancestral do povo local, presente tanto nas festividades carnavalescas quanto nos rituais do Maracatu rural.
O personagem, sempre vestido com roupas coloridas, é considerado um símbolo cultural do estado de Pernambuco.
8º lugar – Ambulante da praia de Ipanema
A foto mostra um vendedor de artesanato andando pela praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, com um guarda-chuva para se proteger do sol forte.
9º lugar – Campeões do Carnaval de Recife, por Hansfotos
Produzida durante o Carnaval de Recife, a foto registra o Boi Maracatu, um dos campeões dos festejos de 2023.
10º lugar – III Marcha das Mulheres Indígenas
A imagem de autoria do fotógrafo indígena Levi Tapuia foi feita em 2023 em Brasília, durante a III Marcha das Mulheres Indígenas.
Melhor fotografia de Mato Grosso, por Rayane Mara
A foto do Cacique Rony Pareci, indígena da região de Campo Novo de Parecis em Mato Grosso, foi escolhida como a melhor imagem de Mato Grosso no Wiki Loves Cultura Popular 2024.
Este ano a categoria especial do concurso selecionou as fotografias que representam o patrimônio imaterial do estado do Mato Grosso, visando aumentar a quantidade e a qualidade de informações sobre o estado nos projetos Wikimedia.
Leia também | Cadeia alimentar, romance de ursos e mais: veja as imagens da natureza finalistas do Drone Photo Awards
Menções honrosas
Presente de Iemanjá, por Felipe.bzra
O fotógrafo registrou o momento da entrega do presente de Iemanjá do Afoxé Filhos de Gandhy,no Rio de Janeiro.
Cacique Pinon Tatuyo, por Marcelo Ramos
A imagem mostra um ritual de defumação do Breu Branco, realizado pelo cacique Pinon da etnia Tatuyo do Amazonas. O ritual é utilizado também para pedir proteção e afastar energias negativas.
Passistas de frevo, por Hansfotos
Uma dupla de passistas de frevo dançando no Marco Zero, em Recife.
Águas de Iyá Orí, por MaviRetrata
A foto foi feita durante a 17ª edição do cortejo para Iemanjá, realizado pela Associação Luz do Oriente junto do Ile Yatassytaoo Ifa Enibale em Aracaju, Sergipe.
Como é bonito a pisada do caboclo, por Jonathan Jefferson
O fotógrafo registrou um grupo de jovens em uma roda de capoeira.
Leia também | Pinguim surfista, língua de cascavel e mais: veja as campeãs do prêmio alemão de fotos da natureza