Londres – A Sociedade Alemã de Fotógrafos de Natureza apresentou os vencedores de seu concurso anual, que recebeu em 2024 mais de oito mil fotos de animais, paisagens e ângulos artísticos do mundo natural.
A foto vencedora foi “Inverno na floresta alagada’, de autoria do fotógrafo de natureza Dieter Damsche, retratando velhos carvalhos às margens do rio Elba resistindo bravamente a uma enchente no inverno. O local é uma Reserva da Biosfera da Unesco, que Damschen disse visitar com frequência para captar a beleza das composições formadas pelos galhos e troncos da floresta.
As fotos premiadas do concurso de imagens da natureza alemão
O concurso de fotografia GDT Nature Photographer of the Year premia imagens em sete categorias – Aves, Mamíferos, Outros animais, Plantas e fungos, Paisagem e Arte da Natureza – além de conceder um prêmio especial do júri, formado por três fotógrafos alemães especializados em documentar animais e paisagens.
A foto preferida dos jurados foi “Predador e presa”, que mostra um pato da espécie Eider drake em plena caça.
Veja os demais vencedores e fotos destacadas pelo júri.
2º lugar geral – – Planície do rio Isar com neblina, por Andreas Volz
O segundo colocado no concurso retratou a planície do rio Isar, na Alemanha, coberta pela neblina da manhã.
Aves
1º lugar – Surfando do outro lado, por Levi Fitze
A foto “Surfando do outro lado” mostra um pinguim Gentoo na Ilha Sea Lion, nas Malvinas surfando uma onda. Pinguins dessa espécie nadam extremamente rápido, conseguindo atravessar as ondas.
2º lugar – A chegada pelo meio, por Marion Vollborn
A imagem retrata o momento exato do pouso de um cisne-bravo para encontrar os companheiros durante uma tempestade de neve em um lago congelado em Hokkaido, no Japão.
Mamíferos
1º lugar: Bubblenet, por Scott Portelli
Durante o verão, as baleias Jubarte de Uganda caçam na Antártica usando uma técnica conhecida como rede de bolhas para cercar os krills (espécie semelhante a um camarão), alimento que ajuda a acumular gordura para a longa migração até os trópicos, onde elas acasalam.
O fotógrafo registrou a cortina de bolhas enquanto as baleias se aproximam para abocanhar os pequenos crustáceos.
2º lugar – Olhos fechados e esperando a primavera, por Flurin Leugger
A segunda melhor foto de mamíferos no concurso de imagens da natureza alemão é a de um íbex alpino, animal capaz de viver em condições inóspitas em altitudes elevadas, encarando fortes tempestades de inverno como a registrada na cena.
Outros animais
1º lugar – Asas de fio, por Gerald Haas
A imagem vencedora mostra uma formiga-leão descansando à noite em um acampamento na Namíbia, em uma composição que combinou o tom das asas contra o fundo escuro e destacou o efeito das luzes desfocadas, nas mesmas cores do inseto.
2º lugar – Provando o ar, por Kai Kolodziej
O fotógrafo capturou o exato momento em que a exibida cascavel-diamante estende a língua, movimento que serve para identificar os odores ao seu redor.
Plantas e fungos
1º lugar – Ponta de flecha, por Heike Odermatt
A espécie Arrowhead (em português, singônio) tem nas margens do rio Groote, que passa pelos arredores da aldeia de Odermatt, na Holanda, um habitat perfeito. A fotógrafa fez um registro artístico destacando as linhas e formando um belo grafismo.
2º lugar – Flor congelada, por Sigi Zang
Flores de Pasque (Pulsatilla vulgaris) desafiam o frio da manhã, com a névoa ao fundo.
Paisagens
1º lugar – Bétulas no outono, por Felix Wesh
O fotógrafo registrou a profusão de cores outonais em uma floresta de bétulas, aproveitando uma combinação rara de neblina e sol.
2º lugar – Mármore, por Florian Smit
A cena retrata as formas impressionantes das formações rochosas cortadas por um rio que ganharam o nome de Marble Castle (Castelo de Mármore), no Parque Nacional Saltfjellet-Svartisen, na Noruega.
Arte da natureza
1º lugar – Árvore bandeira, por Marte Engelbrecht
Os ventos fortes na Ilha Baltrun, na Alemanha, moldaram a árvore que se destaca contra as dunas cinzentas ao fundo. lembrando pinceladas de um quadro.
2º lugar – Acrobacias à luz da manhã, por Christian Brinkmann
Uma dupla de alvéolas, aves comuns na costa da Europa, aproveita o sol da manhã em um contraste de luz e sombra explorado pelo fotógrfo.
Leia também | ‘Carona’ de cracas em bola de futebol flutuante é a imagem do ano em prêmio de fotografia da natureza