Estão abertas até 15 de julho as inscrições para a Bolsa Sir Harry Evans, que selecionará um jornalista em início de carreira para desenvolver um projeto de jornalismo investigativo ao longo de nove meses com apoio da agência Reuters e da Universidade de Durham.
O bolsista ficará baseado em uma redação da Reuters em Londres, Nova York ou Toronto, sendo orientado pelos principais editores da agência, e terá acesso aos recursos acadêmicos e de pesquisa de Durham, desenvolvendo habilidades de apuração e produção.
O programa oferece um subsídio mensal de £ 4,4 mil (equivalente a R$ 30 mil), mais £ 1.250 por mês para despesas e ajuda de custo para a viagem.
Bolsa homenageia lenda do jornalismo investigativo
A bolsa foi criada em 2023 em homenagem ao lendário jornalista britânico Harold Evans, que morreu em 2020. Entre suas principais realizações está uma corajosa campanha por indenização para as vítimas da talidomida quando era editor do jornal The Times, desafiando poderosos e tribunais.
Waylon Cunningham, o primeiro bolsista do programa, fez parte de uma equipe de investigação da Reuters que ganhou um Prêmio Pulitzer de 2024.
Os candidatos devem ter entre dois e cinco anos de experiência profissional em jornalismo. A cidade onde o escolhido ficará baseado será definida de acordo com o projeto e a nacionalidade.
Ao final do projeto, o bolsista apresentará um workshop no Instituto de Estudos Avançados de Durham para compartilhar o aprendizado com acadêmicos de jornalismo da universidade.
Se o escolhido trabalhar em uma organização de mídia, a Universidade de Durham pagará até £ 12 mil ao empregador para cobrir os custos de sua substituição temporária.
Na inscrição, os interessados são solicitados a descrever as razões de seu interesse no programa e como a sua visão sobre o jornalismo se enquadra nos objetivos da bolsa.
Eles devem apresentar ainda uma proposta detalhada de um projeto de jornalismo investigativo a ser desenvolvido durante o período da bolsa, bem como exemplos de trabalhos e carta de recomendação.
O formulário de inscrições pode ser encontrado no site do programa.
Leia também | Harold Evans, o lendário editor do The Times que desafiou tribunais em defesa da liberdade de imprensa