MediaTalks em UOL

Fotos de Trump com punho cerrado após ataque tomaram conta da mídia: o que significa este gesto na história?

Donald Trump de punhos cerrados após atentado

Foto: Screenshot Twitter

Roger J. Kreuz

Quando o ex-presidente Donald Trump saiu do prédio onde foi considerado culpado de 34 crimes graves em 30 de maio de 2024, ele acenou e fez o gesto do punho cerrado para aqueles que estavam reunidos do lado de fora, assim como fez após o atentado deste 13 de julho.

Ele usou o mesmo gesto ao se render às autoridades de Nova York após sua acusação no caso em abril de 2023. E no final de uma passaeata de campanha em junho de 2024 em uma igreja em Detroit, ele ficou em frente a uma cruz iluminada e duas bandeiras americanas e levantou o punho novamente.

Como cientista cognitivo que estuda comunicação e escreve sobre o significado dos gestos e como eles são interpretados, considero o  punho levantado um dos mais interessantes devido à sua longa e variada história: foi usado por fascistas, socialistas, comunistas, defensores do Black Power e até pelo jogador de golfe Tiger Woods.

Trump e o gesto do punho cerrado 

O mundo verá o mesmo gesto quando Trump formalmente conquistar a nomeação do Partido Republicano na convenção do partido em Milwaukee? E se Trump realmente levantar o punho cerrado na convenção, o que isso significará?

O punho erguido tem sido empregado por uma grande variedade de grupos para vários propósitos diferentes.

No início do século XX, por exemplo, ele foi associado ao socialismo, comunismo e sindicatos como o Industrial Workers of the World .

Nesses contextos, ele era tipicamente visto como um símbolo de solidariedade com outros que compartilhavam suas visões.

Na década de 1960, no entanto, o punho erguido tornou-se associado ao movimento Black Power

Uma das imagens icônicas – e controversas – dos Jogos Olímpicos de 1968 mostra os atletas Tommie Smith e John Carlos, que ganharam medalhas na prova de 200 metros, levantando os punhos com luvas  sobre suas cabeças enquanto o hino nacional dos EUA tocava.

 

Quarenta e cinco anos depois, principalmente após os protestos de 2014 em Ferguson, Missouri, e seguidos pelo assassinato de George Floyd em 2020, tornou-se um símbolo poderoso dos manifestantes do Black Lives Matter .

Foto: Clay Banks / Unsplash

Mas o gesto também foi adotado pela extrema direita, com o punho ariano se tornando um símbolo de orgulho branco durante a década de 1980.

Em muitos aspectos, o punho erguido se tornou um gesto generalizado de desafio que foi empregado por grupos tão diversos quanto o movimento Occupy Wall Street em 2011 e estudantes que protestavam contra cortes no orçamento da educação nas Filipinas naquele mesmo ano.

O gesto ainda é visto como transgressivo. Em 2016, cadetes negras em West Point levantaram os punhos para uma foto, e isso levou a um inquérito pela escola, embora nenhuma ação disciplinar tenha sido tomada.

O superintendente de West Point, em uma carta aos cadetes, escreveu:

“Todos nós devemos entender que um símbolo ou gesto que um grupo de pessoas pode achar inofensivo pode ofender outros. Como oficiais do Exército, não podemos nos dar o luxo de não ter consciência de como somos percebidos.”

O jogador de golfe Tiger Woods usa muito o soco no ar

Análogos do punho erguido são comuns na cultura popular. O gesto está relacionado ao soco no ar que golfistas como Tiger Woods frequentemente praticam.

Foto: divulgação via Instagram

Também está relacionado ao meme “ Success Kid ” – mostrando um bebê na praia com um punho na areia e uma cara desafiadora – popular nas redes sociais no início dos anos 2010. Isso pode ser visto como uma versão truncada do punho erguido, assim como o soco no ar é uma versão expandida do gesto.

É incomum, mas não inédito, que gestos passem por mudanças bastante grandes em seu significado.

O sinal V, feito com os dedos indicador e médio levantados e separados, foi popularizado no início dos anos 1940 como um símbolo de resistência e, finalmente, uma vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Mas uma geração depois, foi cooptado por aqueles que se opunham ao envolvimento dos EUA na guerra do Vietnã e se tornou o sinal de paz .

Trump e o punho erguido

Quando figuras públicas se apropriam de um símbolo, elas tendem a utilizá-lo habitualmente. Richard Nixon, por exemplo, fez uso frequente de um gesto de “V de vitória” com as duas mãos durante sua carreira política.

Ele até o usou em contextos em que parecia totalmente inapropriado, como quando, humilhado após sua renúncia em 1974, ele embarcou no helicóptero que o levou para fora de Washington e se virou para mostrar aquelas duas mãos e dedos levantados.

Donald Trump tem usado o gesto do punho erguido por décadas, e em uma variedade de contextos.

Cartaz de filme sobre Donald Trump

Ele o usou, por exemplo, como um gesto de celebração na inauguração de seu cassino e hotel Trump Taj Mahal em Atlantic City, em 1990. 

Mas ele também o usou como um símbolo de desafio, como fez durante uma coletiva de imprensa na qual ameaçou processar o New York Post em 1994. Como presidente eleito, ele levantou o punho em um tuíte de Natal de 2016.

 Talvez o mais famoso seja que ele levantou o punho em triunfo durante sua posse em 2017. E durante sua presidência, ele frequentemente usou o gesto, como quando chegou a Nashville para um debate presidencial em outubro de 2020, levantando o punho assim que desceu do avião na Base da Guarda Aérea Nacional de Berry Field.

O que significa o gesto no contexto das narrativas do ex-presidente?

Como as aparições públicas de Trump geralmente atraem multidões mistas de apoiadores e detratores, o punho cerrado erguido fornece uma mensagem potente para ambos os grupos.

Pode funcionar como um gesto de solidariedade para aqueles que estão com ele, e um de desafio contra aqueles que se opõem a ele.

Dessa forma, o punho erguido de Trump é como uma mancha de tinta de Rorschach , pois permite que as pessoas interpretem sua mensagem de acordo com suas próprias preferências ideológicas.

Outras pessoas na órbita de Trump também fizeram uso simbólico do punho erguido. Antes de entrar na política, Trump fez pelo menos 40 aparições no programa de rádio de Howard Stern.

Quando Stern mudou seu programa para a SiriusXM em 2006, ele inicialmente empregou um punho cerrado como seu logotipo para enfatizar a natureza subversiva de sua programação. E há até mesmo um vídeo de Pauly D e The Situation levantando o punho de “The Jersey Shore” no Trump Taj Mahal em 2010.

Apoiadores de Trump, como o senador dos EUA Josh Hawley, um republicano do Missouri, também se apropriaram do gesto. Em 6 de janeiro de 2021, Hawley levantou o punho para mostrar seu apoio aos manifestantes que estavam convergindo para o Capitólio dos EUA – logo antes de ele deslizar por um corredor em fuga deles.

Os delegados na convenção republicana também adotarão esse gesto?


Sobre o autor 

Roger Kreuz é professor de psicologia na University of Memphis. Atualmente, ele atua como reitor associado e diretor de estudos de pós-graduação na College of Arts and Sciences. Ele é pós-graduado em psicologia experimental na Princeton University e realiza pesquisas sobre discurso e linguagem não literal. Além de artigos científicos, é autor ou coautor de sete livros para o público geral. 


Este artigo foi publicado originalmente em inglês no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui mediante licença Creative Commons.

Sair da versão mobile