Londres – A Sociedade de Entomologia britânica apresentou os vencedores de seu concurso anual de fotos de insetos, dando a vitória a uma cena raramente capturada: duas abelhas dormindo ao amanhecer, ainda cobertas por gotas de orvalho.
Luke Chambers, autor do clique disse que “encontrar qualquer invertebrado dormindo é sempre maravilhoso, mas dois tão próximos um do outro foi como ganhar na loteria da fotografia!”
Os premiados no concurso de fotografia de insetos em 2024
O concurso de fotografia de insetos da Sociedade de Entomologia escolheu também imagens de outras espécies minúsculas cujas formas e belezas nem sempre são percebidas, incluindo algumas que não são tão amadas, como vespas e larvas.
Confira as melhores do ano.
2º lugar – Larvas em bolsa gelatinosa, por Tim Jonas
Presas em uma bolsa de ovos gelatinosa pendurada em uma folha, as larvas de caddislfy acabaram de nascer e logo cairão na água, onde viverão como insetos aquáticos durante a primeira parte da vida.
Menções Honrosas
Comportamento
Coluna Conopidae, por Luke Chambers
Os Conopidae, também conhecidos como moscas ferruginosas de cabeça grossa (Sicus ferrugineus), se assemelham a vespas e abelhas.
A imagem mostra diversos machos e fêmeas abraçados após o acasalamento. O macho protege a parceira, garantindo que nenhum outro pretendente estrague sua noite.
Joias da natureza, por Nikita Richardson
A imagem destaca as cores de um aglomerado de percevejos arlequim machos. Esse comportamento de agrupamento é uma maneira de proteção. Quando um inseto emite mau cheiro para espantar os predadores, os outros fazem o mesmo.
Retratos
Vespa conífera, por Steven Mahy
A imagem, capturada no jardim da casa do fotógrafo em Guernsey, Normandia, mostra uma vespa (Vespula vulgaris) bem acomodada em um pinheiro.
Picasso bug, por Robin Backhouse
Backhouse retrtou um Sphaerocoris annulus, tipo de artróprode apelidado de “Picasso Bug” em referência à variedade de desenhos coloridos que pode apresentar. O da foto foi registrado em Ruiru, no Quênia.
Olhe nos meus olhos, por Pete Burford
Uma libélula aparece coberta pelo orvalho da noite, parecendo paralisada, e está mesmo. Esses insetos têm sangue frio, e quando a temperatura cai eles não conseguem se mover.
Meio Ambiente
Imperador Dourado, por Marco Chan
Uma mariposa imperador dourada (Loepa sp) descansa em um galho.
Guardião, por Dan Osipov
Uma vespa solitária com olhar decidido protege um ninho no Parque Nacional Tatama, na Colômbia.
Fotos feitas com smartphone
Polinizadora, por Michael Wood
Uma abelha cardadora (Bombus pascuorum) colhendo o pólen de uma flor.
Categoria Jovem
O concurso da Sociedade de Etimologia do Reino Unido tem também um prêmio para fotógrafos de insetos com menos de 18 anos. Confira os vencedores e destacados pelo júri.
1º lugar – Tranquilidade, por Gustav Parenmark, 17 anos
Uma pequena libélula demoiselle listrada (Calopteryx splendens) descansa na grama perto de um rio em Gävle, Suécia.
2º lugar – Café da manhã, por Jamie Smart, 8 anos
O jovem fotógrafo capturou o momento em que uma mosca ladrão de pés finos (Robber fly) come outra mosca em uma flor de lavanda.
Menções honrosas
Esmeralda, por Gustav Parenmark, 17 anos
Retrato de uma libélula esmeralda (Lestes sponsa) descansando perto de uma área alagada em Fårö, Suécia.
Mariposa manchada de vermelho, por Abdullah Shehabuddeen, 14 anos
Uma mariposa branca com manchas vermelhas, laranjas, amarelas e pretas aproveita o suporte oferecido por flores delicadas. A foto foi tirada com um smartphone.
Fogo roxo, por Gustav Parenmark, 17 anos
Uma abelha (Lagopoda megachile) dormindo entre flores roxas na reserva natural de Södra Hällarna em Gotland, Suécia.
Leia também | Cavalhadas, Carnaval, Iemanjá e mais: Wikipédia anuncia vencedores do prêmio de fotos da cultura popular