Quando Kamala Harris se tornou a provável nova candidata presidencial do Partido Democrata, em 21 de julho, as mídias sociais foram rapidamente inundadas com memes ilustrados por emojis de coco e de coqueiros, frases em letras pretas sobre fundo verde-limão, a palavra “brat” e perguntas sobre o paradeiro da atriz Maya Rudolph.
Mas como esses memes e referências da cultura popular se relacionam com a campanha eleitoral dos EUA?
Seguindo o tema “Barbiecore” do ano passado, as postagens de mídia social neste verão são sobre verde-limão neon e ser “brat”. A tendência surgiu do novo álbum de mesmo nome da cantora pop britânica Charli XCX.
Muitos usuários de mídia social adotaram a arte da capa do álbum (fonte arial preta em um fundo verde-limão) como um meme (uma ideia cultural popular e compartilhável).
De acordo com Charli XCX, “brat” é “aquela garota que é um pouco bagunçada e gosta de festejar … Que se garante, mas talvez também pode desabar… é muito honesta, muito contundente, um pouco volátil”.
Harris foi associada ao meme nas últimas semanas. Mas quando Charli XCX postou seu endosso ao sentimento (“kamala IS brat”) as postagens “brat” sobre Harris realmente decolaram.
A campanha parecia estar bem ciente da tendência e criou uma imagem de cabeçalho para a nova conta “kamalahq” X no estilo da capa do álbum.
Embora os traços de descrição de “brat” não necessariamente se encaixem na personalidade pública de Kamala Harris, a tendência ainda pode ser eficaz para sua campanha, já que muitos eleitores gostam de imaginar a vida privada e as personas dos políticos na avaliação de um candidato a apoiar.
Por exemplo, muitas pessoas consideram se gostariam de tomar uma cerveja com um candidato – um sinal de ele ser real e possível de se relacionar.
Entre a geração Z e os millennials mais jovens, não se trata tanto de querer tomar uma cerveja com um candidato, mas sim de se divertir com um candidato. O fato de Harris ser considerado “pirralha” entre esses grupos eleitorais é um grande elogio para a vice-presidente.
Kamala e o meme do coqueiro
Os emojis de coco e palmeira fazem referência a um discurso que Harris fez na Casa Branca no ano passado, no qual ela citou sua mãe falando sobre as gerações mais jovens. No clipe, Harris é vista rindo enquanto conta o que sua mãe disse:
“Você acha que acabou de cair de um coqueiro? Você existe no contexto de tudo em que vive e do que veio antes de você.”
Embora a conta de campanha da candidata tenha feito referência à parte do clipe viral em sua bio – “fornecendo contexto” – a vice-presidente e sua equipe têm evitado cuidadosamente qualquer referência a coqueiros.
Alguns usuários de mídia social expressaram decepção com isso, sugerindo que Kamala Harris deveria reconhecer e abraçar mais explicitamente o meme. Mas a estratégia de campanha atual pode ser a escolha mais eficaz e estratégica.
O meme surgiu organicamente nas mídias sociais sem ter sido pedido pela campanha e se transformou em um grito de guerra e demonstração de apoio a Harris.
Os apoiadores começaram a incluir os emojis em seus nomes de perfil ou biografias, criando um símbolo de comunidade e uma representação visual do apoio que a vice-presidente desfruta entre os possíveis eleitores.
Se Kamala Harris reconhecesse ou usasse o meme agora, isso poderia interromper o impulso. O meme pode não parecer mais orgânico, e isso tiraria a especulação sobre se Harris está ciente do meme, o que ela pensa dele e se ela pode um dia reconhecê-lo.
Em suma, haveria menos discurso, o que raramente é o que uma campanha quer.
Onde está Maya Rudolph?’
Assim que Harris foi endossada pelo presidente Joe Biden, vários usuários de mídia social ficaram muito preocupados com o paradeiro e o cronograma de Maya Rudolph. A famosa atriz interpretou Harris no programa de comédia Saturday Night Live (SNL) durante a campanha de 2020 e agora espera-se que reprise o papel este ano.
O programa tem conquistado mais popularidade nas últimas duas décadas, com o Estudo Eleitoral Nacional Americano de 2020 revelando que os americanos eram mais propensos a assistir ao SNL do que muitos programas de notícias tradicionais.
Pesquisas sobre a influência da comédia política mostraram que os jovens, em particular, são mais propensos a aprender sobre candidatos de programas como o SNL do que de em noticiários durante as campanhas.
Portanto, o Saturday Night Live e outros programas de comédia se tornaram uma plataforma popular para os candidatos presidenciais, fornecendo os meios para apresentar seu caso aos eleitores de uma maneira divertida e realista.
Uma campanha ‘meme-ificada’?
Harris parece bem ciente do efeito SNL. Em 2020, ela se uniu a Rudolph para um evento de arrecadação de fundos. Portanto, não seria tão surpreendente ver Harris no SNL em breve – talvez dançando a música Femininomenon de Chappell Roan, que se tornou um hino em “fancams” (vídeos de fãs) sobre ela no TikTok.
— Kamala HQ (@KamalaHQ) July 24, 2024
Quer ela o adote explicitamente ou não, a meme-ificação da campanha de Harris tem um potencial significativo para causar um impacto positivo em sua campanha.
Embora os emojis e os cabeçalhos verde-limão tenham criado uma representação visual da comunidade, a atenção sobre os memes também provocou a cobertura da mídia.
Em vez de discutir imediatamente sua vida familiar, como ocorre frequentemente com candidatas, as matérias sobre a campanha agora procuram explicar a popularidade dos coqueiros.
O objetivo é enquadrar Harris em uma imagem positiva, realista e relacionável que certamente será vista favoravelmente por sua equipe.
Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.
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