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De Atenas 1896 a Paris 2024: nacionalismo, política, diplomacia, covid e apelos à paz no show midiático de abertura das Olimpíadas

Aberturas de Olimpíadas

Fotos: Wikimedia Commons

Quem planeja assistir às Olimpíadas de Paris, provavelmente não está ansioso apenas pelos feitos de excelência esportiva – muitos esperam também ansiosamente pelo espetáculo histórico e cultural da cerimônia de abertura.

Esses eventos de alto impacto que dão início a cada edição dos Jogos Olímpicos têm como objetivo contar histórias novas sobre a cidade e o país-sede e estabelecer novos padrões criativos para megaeventos ao vivo.

As cerimônias combinam elementos rituais da Carta Olímpica (regras e princípios do Comitê Olímpico Internacional), como o desfile dos atletas e o hasteamento da bandeira olímpica, junto com apresentações culturais elaboradas por organizadores locais. 

Eles mostram os ideais olímpicos internacionais e também informam sobre a identidade e a cultura do país anfitrião. No entanto, décadas se passaram até que  as cerimônias de abertura das Olimpíadas atingissem esta escala.

A história das cerimônias de abertura das Olimpíadas

Nas primeiras Olimpíadas modernas, em 1896, em Atenas, os atletas simplesmente entraram no estádio para ouvir discursos e um hino especialmente composto – e ainda assim mais de 50 mil espectadores tenham compareceram.

Abertura Olimpíadas
Divulgação COI

As Olimpíadas de Londres de 1908, primeiras a terem um estádio especialmente construído, foram também pioneiras em apresentar atletas desfilando com uniformes da seleção nacional.

Com quase 700 atletas na seleção da Grã-Bretanha e da Irlanda, os jogos afirmaram uma narrativa da Grã-Bretanha como o lar espiritual do desporto amador, que se traduziu nas ideias coloniais “missão civilizadora” do império britânico.

As mudanças nas cerimônias olímpicas

As cerimônias de abertura continuaram em seu formato tradicional após a Primeira Guerra Mundial. Nos Jogos de Paris 1924, os primeiros a serem amplamente filmados, as seleções nacionais marcharam, personalidades fizeram discursos e pombos foram soltos no ar.

Uma realidade preocupante para a história dos ideais olímpicos é que a primeira cerimônia de abertura numa escala como a atual foi a de Berlim de 1936 – conhecida como  “Jogos Olímpicos de Hitler”.

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Berlim aplicou a propaganda teatral dos comícios de Nuremberg a um evento que visava consolidar a Alemanha nazista como potência mundial, e até empregou a mesma cineasta que documentou os comícios, Leni Riefenstahl.

O pesquisador das Olimpíadas Jules Boykoff chama Berlim 1936 de o primeiro grande exemplo de ”lavagem desportiva”, em que os estados desviam a atenção dos abusos dos direitos humanos através do desporto internacional.

O revezamento da tocha e o acendimento da chama olímpica são hoje o ponto alto de toda cerimônia de abertura. Em 1936, porém, permitiu aos nazistas reivindicar a continuidade entre o seu ideal racial ariano e a antiga civilização grega.

Os organizadores dos Jogos de Londres 1948, após a Segunda Guerra Mundial, reformularam a tradição do revezamento como um símbolo da paz internacional e da antiga “trégua olímpica”, onde as cidades-estado gregas em guerra concordaram em não prejudicar os atletas inimigos durante os jogos originais.

Televisionando os Jogos Olímpicos

A televisão ao vivo transformou as cerimônias de abertura novamente em 1964, quando Tóquio sediou seus primeiros jogos.

No momento em que o público global passou a assistir ao vivo, as cerimônias ganharam uma nova importância como oportunidades para contar histórias nacionais e para a diplomacia pública.

Por exemplo, selecionar Yoshinori Sakai, de 19 anos – nascido em Hiroshima no dia do ataque da bomba atômica dos EUA – como portador da tocha de Tóquio tinha um profundo significado nacional e simbolizava um novo Japão pacífico.

Os espectadores provavelmente devem a grande escala das atuais cerimônias de abertura das Olimpíadas à rivalidade da Guerra Fria e às lutas ideológicas em torno dos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980 e de Los Angeles em 1984 – onde cada superpotência liderou um boicote aos jogos do seu rival.

Abertura das Olimpíadas de Moscou (Foto: Kremlin via Wikimedia Commons)

Ambas as superpotências também afirmaram o que consideravam valores ideológicos superiores através das suas cerimônias de abertura.

A de Moscou continha o que era então o maior programa cultural de todos os tempos, apresentando ginástica, coreografia de massa e dança folclórica. Los Angeles mobilizou as tradições da música popular e o brilho de Hollywood para anunciar a cultura de consumo e o sonho americano.

Aberturas das Olimpíadas mostram história e cultura dos países anfitriões

Após a Guerra Fria, as cerimônias de abertura das Olimpíadas continuaram a proporcionar oportunidades para mudar a forma como o mundo via os países anfitriões.

Em Sydney 2000, por exemplo, esforçou-se por expressar uma narrativa multicultural da Austrália que homenageasse a cultura aborígene, embora os críticos pensassem que as representações eram estereótipos.

A portadora da tocha de Sydney, a velocista aborígine Cathy Freeman, tornou-se uma heroína nacional depois de vencer os 400 metros femininos. Muitos australianos viram isto como um momento de reconciliação histórica com o passado colonial da Austrália.

A história das aberturas olímpicas muitas vezes também narram às identidades dos anfitriões, em contraste com os outros. Em 2008, a épica cerimônia de abertura de Pequim apresentou uma “grande narrativa” unificada da China como uma potência histórica e líder mundial.

A equipe criativa de Londres 2012 comparou o Reino Unido à China com uma imagem democrática e peculiar da nação como um “mosaico” de histórias de vida diversas e individuais.

O diretor da cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2012, Danny Boyle, e o roteirista Frank Cottrell Boyce, se inspiraram no cineasta Humphrey Jennings.

Jennings foi cofundador do projeto de história social Mass Observation (coletando registros da vida diária de centenas de voluntários) e fez filmes célebres sobre a vida cotidiana britânica durante a Segunda Guerra Mundial.

Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres

Desde então, a cerimônia de abertura de Londres 2012 tornou-se um foco para a nostálgica memória nacional entre muitos que se recordaram de um clima de “feliz pertencimento”.

No entanto, mesmo em 2012, causou controvérsia, com um deputado conservador, Aidan Burley, a descrevê-lo como “porcaria multicultural esquerdista”.

As cerimônias de abertura mais recentes têm suas próprias histórias políticas. “Os eventos de Sochi 2014 despertaram o orgulho nacional pela história e cultura russas semanas antes de a Rússia anexar a Crimeia”.

A Rio 2016 enfatizou o ambientalismo do Brasil, e Pyeongchang 2018 viu equipes sul e norte-coreanas marchando juntas como um passo em direção à paz .

Olimpíadas: da pandemia em Tóquio a Paris 2024

A Covid restringiu o que as cerimônias de abertura das Olimpíadas de Tóquio e Pequim em 2021 e 2022 poderiam alcançar, embora a seleção de Tóquio da estrela do tênis haitiana-nipo-americana Naomi Osaka como portadora da tocha tenha dado rara visibilidade à diversidade racial no Japão.

As cerimônias de abertura olímpica expõem frequentemente as lacunas entre a representação e a realidade na forma como as nações se retratam, nos silêncios das suas narrativas históricas e nas políticas de segurança que exigem.

Sendo ocasiões que podem gerar momentos de progresso partilhados globalmente, mas que têm origem em estruturas de poder nacionalista e colonial, as cerimônias de abertura refletem a tensão subjacente aos Jogos Olímpicos entre o nacionalismo e o internacionalismo.

São também a forma mais visível através da qual os Jogos Olímpicos unem o desporto e a cultura .

Paris 2024 será a primeira cerimônia de abertura das Olimpíadas desde 2018 a não ter que contornar as restrições da pandemia.

O seu formato inusitado, que decorre ao longo de um trecho de seis quilômetros do Sena, colocou uma pegada de segurança igualmente sem precedentes na cidade anfitriã.

Embora a cerimônia certamente conte uma história única sobre a França em 2024, os parisienses terão de avaliar se valeu a pena o custo.


Sobre a autora

Catherine Baker é especialista em história pós-Guerra Fria, relações internacionais e estudos culturais, e pesquisa a política internacional de representação da identidade nacional e do conflito na cultura popular. Ela também estuda a política cultural de eventos internacionais, incluindo o Festival Eurovisão da Canção, os Jogos Olímpicos, e a política da identidade e história LGBTQ+.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.


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