Londres – Um conjunto de cartas e cartões escritos pela princesa Diana para uma ex-governanta da família de seus pais, que irá a leilão no dia 30 de julho, relembra o encantamento dela com a vida de mãe e o tempo em que os príncipes William e Harris eram dois irmãozinhos unidos.
Em uma delas, Diana escreveu: “William adora seu irmãozinho e passa o tempo todo derramando sobre ele uma quantidade infinita de abraços e beijos que é maravilhoso assistir, quando conseguimos chegar perto! “.
Os 23 manuscritos serão leiloados pela casa Swordes, em Essex, com valores iniciais entre 800 e 1200 libras, mas podem alcançar muito mais do que isso diante do fascínio que a princesa Diana ainda exerce sobre o público, mais de 25 anos depois de sua morte em um acidente de automóvel em Paris.
Outro leilão com roupas, acessórios e manuscritos da princesa, realizado em junho nos EUA, arrecadou R$ 22 milhões, com algumas peças alcançando lances “astronômicos”, segundo a Julien’s Auctions.
Cartas em leilão enviadas por Diana a ex-governanta
As cartas e cartões que serão oferecidas no leilão do dia 30 de julho foram enviados por Diana a Violet “Collie” Collison, chamada pela princesa de “Collie”.
Ela era a governanta-chefe dos pais de Diana em uma propriedade da família em Sandringham, na Escócia, e depois trabalhou apenas para a mãe da princesa, tendo morrido em 2013.
Collie manteve contato com Diana e mandava com frequência presentes para ela e para os príncipes William e Harry, aos quais Diana respondia com cartas afetuosas de agradecimento e cartões de Natal.
Nas cartas a serem leiloadas Diana não se refere a problemas de relacionamento com a família real ou infelicidades conjugais.
Uma delas foi escrita em 8 de julho de 1981, em papel timbrado do Palácio de Buckingham, três semanas antes de Diana se casar com o então príncipe Charles, descrevendo uma situação bem diferente daquela retratada em biografias e na série The Crown.
“Todos aqui estão freneticamente ocupados fazendo preparativos de última hora enquanto a noiva permanece bastante calma.”
Luke Macdonald, diretor da casa de leilões Sworders, disse que as cartas eram “muito íntimas”, revelando momentos que não seriam conhecidos fora dos pequenos círculos da realeza – embora a ligação de Diana com os filhos tenha sido notória durante a sua vida.
Ele observou ainda que os manuscritos demonstram como Diana era atenciosa e gentil.
Também estão incluídos nos lotes do leilão fotografias emolduradas e cartões de Natal, bem como os convites recebidos por Violet Collison para o casamento da Princesa Diana com o Príncipe Charles em 1981 e para seu funeral, em 1997.
Leia também | Vestidos, sapatos, chapéus, manuscritos: leilão de peças da princesa Diana arrecada mais de R$ 22 milhões