Richard Fern, professor, escreve sobre redes sociais e os conflitos de rua no Reino Unido
Ricardo Fernão

As cenas assustadoras de extremistas de direita entrando em confronto com a polícia e tumultos violentos em cidades britânicas nos últimos dias fizeram com que muitos se questionassem como impedir a disseminação de propaganda que incentiva o racismo, a violência e a misoginia.

A dura verdade é que, ao tentar verificar notícias falsas e forçar as empresas de mídia social a remover conteúdo de ódio, estamos fazendo errado. Outra mensagem simplesmente aparecerá no lugar de cada uma que for removida.

As pessoas que plantam discursos de ódio são muito mais avançadas em seus métodos do que os que tentam impedi-los. Eles não estão pensando em mensagens, mas não são públicos. Ódio é clickbait. E os algoritmos de mídia social o turbinam. 

A origem dos tumultos no Reino Unido

O incidente começou na cidade de Southport, onde um grupo que alegou estar “protestando” pelas mortes de três meninas durante um ataque com faca na área investiu contra uma mesquita.

Eles consideraram que o ataque foi perpetrado por um migrante (o que não era verdade). Mais de 50 policiais ficaram feridos quando tentaram conter os manifestantes.

Notícias falsas sobre o ataque de Southport foram publicadas online, e o parlamentar Nigel Farage, do partido Reform UK, “questionou” se o público estaria sendo enganado sobre a identidade do agressor de Southport (embora ele tenha dito à BBC que “apenas expressou um sentimento de tristeza e preocupação que está sendo sentido por absolutamente todos que conheço”).

Nossas definições sobre a atuação de operações de propaganda baseadas em discurso de ódio estão irremediavelmente desatualizadas porque todas elas focam na mensagem.

E a mensagem não é importante porque os propagandistas dirão qualquer coisa para gerar cliques, renda ou poder.

Eles postarão chamadas para “construir um muro” e “parar os barcos”. Eles alegarão “aquelas crianças foram assassinadas em nome do islamismo”.

A precisão dos fatos  não é importante, o que importa é que aqueles que exercem influência online se identifiquem e visem uma base de poder.

Se o que eles dizem para se retirar, eles simplesmente encontrarão uma maneira diferente de dizer isso às pessoas que estão tentando alcançar.

Enquanto isso, eles podem alegar que são vítimas censuradas do establishment. Eles apelam para a emoção em vez da racionalidade, e embora suas mensagens sejam igualmente ridículas e perturbadoras para alguns, elas conquistam público.

Portanto, esse público — em vez das mensagens — deve ser o foco.

‘Comunidades imaginadas’ e os tumultos no Reino Unido 

O propagandista moderno criou o que o cientista político Benedict Anderson descreveu como “ comunidades imaginadas ”.

Ele argumentou que Estados e nações (e mídia de massa) são fundamentados na criação bem-sucedida de uma comunidade com seus próprios mitos, símbolos e história.

Isso está em sintonia com o trabalho do teórico sobre propaganda  Jacques Ellul , que argumentou que as mitos eram centrais e necessárias para o sucesso.

Alguns símbolos são bem conhecidos e amplamente compartilhados – manifestantes, o policial britânico, a realeza.

Mas outros, como o  imigrante “barata” , a perda da agenda nacional e a linguagem das teorias da conspiração, são fundamentais para uma comunidade que fala apenas consigo mesma.

Pior ainda, aqueles que não consideram suas opiniões são ingênuos e precisam “fazer sua própria pesquisa”.

Marianna Spring, jornalista especializada em desinformação e mídia social da BBC, aborda em seu livro Among the Trolls   as chamadas “tocas de coelho” algorítmicas, com suas próprias comunidades imaginadas.

Tais mitos também são fundamentais no processo de geração de propaganda de “agitação”.

Tradicionalmente, a propaganda de melhorias é o  caso belli  convocado pelos estados para enviar pessoas à guerra. Da mesma forma, o ódio do fanático racista de hoje e a misoginia do  incel  são ambos fundados na propaganda de “agitação”.

O influenciador Andrew Tate, por exemplo, fez seu nome convocando um exército de homens para lutar por sua causa.

Como Ellul diria:

“O ódio é geralmente seu recurso mais lucrativo… O ódio é provavelmente o sentimento mais espontâneo e comum, consiste em conter os infortúnios e pecados de alguém a ‘outro’…

A propaganda de melhoria tem sucesso sempre que designa alguém como fonte de todos os infortúnios, desde que não seja muito poderoso.”

Adicione a essa mistura os robôs de mídia social e isso cria um veneno para nossa esfera pública democrática.

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Encontrando os ‘perdidos’ em meio à tempestade

A verificação de fatos não é inútil, mas não resolve o problema central. É melhor identificar os silos e trabalhar com seus membros.

Pode-se diluir a mensagem enviada às pessoas que causam interferência nas ruas com outras fontes melhores. Pode-se até bloquear algumas redes que entregam o conteúdo.

Isso é melhor do que brincar de pique-esconde com as fake news. Uma vez que tenhamos identificado os silos de informação, podemos mirar nos algoritmos que criamos, e aqueles que estão sendo mirados ou isolados.

Pode-se então mediar e amenizar o problema abordando esses grupos, gastando as energias em introduzir visões alternativas, novos símbolos e mitos fundamentais, negando os efeitos do algoritmo que os levou ao seu silo.

Spring escreve sobre pessoas cujas vidas foram arruinadas, sobre charlatães que criaram clickbaites, mas, acima de tudo, sobre o pathos daqueles que foram arrastados para baixo.

A verificação de fatos simplesmente convence os convertidos de que aqueles que não entendem essas visões tomaram a pílula azul da visão feliz, em vez da pílula vermelha do conhecimento doloroso.

Atores maliciosos estão mais do que preparados para “  inundar a zona com m* ”, como diz o conselheiro de Trump, Steve Bannon.

Isso torna impossível esclarecer a desinformação. Mas, pensando primeiro no público, podemos, talvez, encontrar os perdidos e guiá-los pela tempestade.


| Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.