A Saúde Mental nas redações é tema de um curso online e gratuito, em português, oferecido pelo Knight Center para o Jornalismo nas Américas, dirigido pelo brasileiro Rosental Calmon Alves.
O programa foi desenvolvido em parceria com uma jornalista experiente e reconhecida que deixou as redações para se dedicar a ajudar colegas a lidarem com o burnout que ela mesma experimentou: a espanhola Mar Cabra.
Detentora de um Pulitzer, Mar chefiou a equipe de dados que analisou um dos maiores vazamentos da história do jornalismo, o Panama Papers.
Mas a consequência foi o esgotamento, que a levou a fundar o projeto Self-Investigation, que oferece apoio e treinamento a profissionais e redações.
“Por muito tempo, a indústria do jornalismo abraçou e glorificou a cultura sempre conectada. A pandemia acelerou e amplificou seus efeitos sobre o bem-estar dos jornalistas. Estamos vendo agora as consequências negativas para os jornalistas e para a profissão”, diz Mar Cabra.
Em quatro módulos, o curso explica a importância do equilíbrio emocional e como cultivá-lo no dia a dia, mostra como trabalhar e colaborar de forma saudável no mundo digital e recomenda estratégias para aprimorar a saúde mental para quem trabalha em comunicação.
Além de Mar Cabra, o curso tem como instrutores a jornalista, coach e especialista em redução de estresse Aldara Martitegui e o brasileiro Guilherme Valadares, professor de equilíbrio emocional e pesquisador em saúde mental e jornalismo.
• Mais informações sobre o curso podem ser vistas aqui.
Reportagem Especial MediaTalks – Comunicação, Imprensa, Redes Sociais e a crise da Saúde Mental