Roberta Machado fala sobre saúde mental e agenda ESG
Roberta Machado

Adotar práticas que promovam aspectos ambientais, sociais e de governança (a agenda ESG) deixou de figurar apenas nos discursos e nas intenções do mundo corporativo. 

Criado em 2004 em relatório divulgado pelo Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), o termo ESG figura cada vez mais na agenda de empresas dos mais diversos segmentos, instadas por consumidores, colaboradores e opinião pública a avançar na construção de corporações mais inclusivas e responsáveis.

Embora o “H” de “health” não faça parte da sigla ESG, considero cada vez mais urgente incluir a saúde como pauta fundamental nessa agenda. Em especial, a saúde mental – cuja importância cresceu significativamente desde a pandemia.

Dados do Ministério da Previdência Social revelam uma realidade preocupante: na comparação com 2022, em 2023 aumentou 38% a concessão de benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais no Brasil.

Iniciativa em prol da saúde mental alinhada à agenda ESG

Em abril de 2021, quando ainda vivíamos cercados por incertezas e temores relacionados à Covid-19, a InPress Porter Novelli idealizou o Movimento Mente em Foco, junto ao Pacto Global da ONU – Rede Brasil  -com endosso da Sociedade Brasileira de Psicologia.

A iniciativa convida organizações empresariais a agir de maneira efetiva em favor da saúde mental de seus colaboradores e por um ambiente de trabalho sem estigmas, posicionando o tema como prioridade para as empresas signatárias do movimento.

Já são cerca de 90 companhias participando do Movimento, que oferece conhecimento gratuitamente para os signatários. Workshops temáticos, mentoria coletiva e encontros para intercâmbio entre as empresas são as principais ações.

Os signatários contam ainda com um guia prático, com recomendações para a construção de um ambiente de trabalho psicologicamente seguro, além da Comunidade Mente em Foco, um canal de diálogo e troca de informações entre as lideranças comprometidas com a iniciativa.

Capacitar pessoas de diferentes níveis hierárquicos e áreas a promover coletivamente o bem-estar mental nas empresas é um dos grandes desafios atuais, e políticas públicas já começam a surgir neste sentido.

Recentemente, foi sancionada a Lei 14.831, que oferece um certificado do Governo Federal a empresas que adotem critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar aos seus colaboradores.

O Movimento Mente em Foco está de portas abertas para novas companhias signatárias. A meta é chegar a 2030 com mil empresas participantes, a fim de impactar positivamente 10 milhões de trabalhadores.


*Roberta Machado é CEO da InPress Porter Novelli, maior agência de comunicação corporativa do Brasil voltada para o mercado privado.

Logomarca Reportagem Especial sobre Saúde Mental, Comunicação e Mídia

 

 

Reportagem Especial MediaTalks – Comunicação, Imprensa, Redes Sociais e a crise da Saúde Mental