Londres – Imagens de mais de 50 modalidades enviadas por mais de 1,4 mil fotógrafos profissionais e amadores de 83 países concorreram ao prêmio World Sports Photo Awards 2024, a maior competição de fotografia esportiva do mundo, destacando cenas marcantes de esportes disputados nas Olimpíadas de Paris.
Um brasileiro ficou entre os vencedores deste ano: Marcelo Guelber Goes conquistou o primeiro lugar na categoria Futebol, com uma imagem de Cristiano Ronaldo comemorando um gol na vitória de Portugal contra Eslováquia nas Eliminatórias da Euro 2024.
O melhor da fotografia esportiva no prêmio World Sports Photo
O concurso premia fotografias esportivas em 24 modalidades, e deu o primeiro lugar geral a um dos esportes mais populares e clássicos dos Jogos Olímpicos.
O fotógrafo belga Erik T’Kindt retratou a expressão e o movimento do japonês Daiki Hashimoto durante o Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2023, em Antuérpia.
Mas em Paris, a estrela surpreendeu os espectadores com quedas no cavalo com alças e nas barras horizontais, admitindo que não correspondeu às expectativas nesses Jogos.
Confira as outras imagens campeãs de esportes que participaram das Olimpíadas de 2024 e de um que volta aos jogos em 2028, o Beisebol.
Equitação
Sem se importar com a lama, a atleta da equitação mostra toda a sua energia sobre o cavalo.
Atletismo
O velocista em trajes esportivos foi registrado correndo na pista e com o fundo desfocado, transmitindo a sensação de movimento que é a alma da fotografia esportiva
Artes Marciais
Nessa foto, um dos competidores parece estar apoiado no chão de ponta-cabeça.
Esportes com raquetes
A imagem capturou a concentração do atleta de tênis de mesa olhando fixamente para a bola.
Natação
O fotógrafo registrou o efeito da água distorcendo a imagem da nadadora britânica e criando uma atmosfera quase mágica.
Tênis
Novak Djokovic: tenista ou bailarino?
Rúgbi
A tensão da disputa foi registrada de cima por Morgan Treacy.
Golfe
A imagem celebra a inclusão no mundo esportivo. O espanhol Juan Postigo Arce nasceu sem parte da perna, mas abraçou o esporte e se tornou o terceiro no ranking mundial de golfistas portadores de deficiência.
Ciclismo
A névoa adicionou uma aura de poesia ao cenário da Toscana em que ciclistas disputam uma prova do circuito de 2023 na Itália, em registro de James Statt, fotógrafo esportivo especializado em ciclismo.
Boxe
O foco nos dois boxeadores iluminados pelos holofotes dá a impressão de que eles estão sozinhos na batalha, sem plateia.
Basquete
As tranças coloridas da atleta inspiraram o título da foto: “Cabelo Arco-Íris”.
Surfe
A imagem captura o oceano sendo dominado pela atleta.
Beisebol
Embora já tenha feito parte de diversos Jogos Olímpicos até 2008, o beisebol não está entre as modalidades disputadas em Paris 2024. Mas o COI anunciou a inclusão nas Olimpíadas de 2028, em Los Angeles – e a foto vencedora do World Sports Photo Awards parece uma celebração cinematográfica.
Leia também | Chefe das transmissões de Paris 2024 insta cinegrafistas a não filmarem atletas mulheres de forma ‘sexista’