O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas lançou no dia 19 de agosto dois novos cursos gratuitos para jornalistas e produtores de conteúdo informativo. 

Um deles, de quatro semanas, ensina como usar melhor a pesquisa para adicionar contexto e precisão a conteúdos jornalísticos. O outro, de duas semanas, aborda o jornalismo de soluções como instrumento para aprimorar a cobertura climática. 

Ambos são assíncronos, permitindo que os participantes acompanhem as sessões em seu próprio ritmo, no horário mais conveniente. 

Veja o programa dos novos cursos para jornalistas e como participar 

Research for Reporting: Practical tools for adding depth to breaking news and enterprise, ministrado por Barbara Gray, da Craig Newmark Graduate School of Journalism da City University of New York e por John O’Neil, da Bloomberg News, acontece de 19 de agosto a 15 de setembro.

Os módulos são: 

  • Módulo 1: Técnicas e ferramentas de pesquisa cotidianas para melhorar a cobertura diária de notícias. 
  • Módulo 2: Como aproveitar dados e estatísticas para descobrir novos ângulos e aprofundar as matérias.
  • Módulo 3 : Aprofundamento na pesquisa baseada em documentos e criação de conjuntos de dados para matérias investigativas.
  • Módulo 4: Verificação de fatos e a manutenção da integridade do trabalho.

Os instrutores receberão quatro convidados que compartilharão suas experiências durante o curso: 

  • Nancy Booker, reitora da Escola de Pós-Graduação em Mídia e Comunicações da Universidade Aga Khan em Karachi, Paquistão.
  • Carmen Nobel, editora-chefe do The Journalist’s Resource
  • David Barboza, jornalista ganhador do Prêmio Pulitzer e cofundador da The Wire Digital Inc.
  • Melanie Amman, coeditora-chefe da Der Spiegel.

As inscrições podem ser feitas aqui.


“Climate Solutions Journalism: A Community-informed & Equity-focused Approach”, oferecido em parceria com a The Solutions Journalism Network, é liderado por Hugo Balta.

Ele é editor da Latino News Network (LNN) e instrutor credenciado em jornalismo de soluções.

Os módulos são: 

  • Módulo 1 – Cobertura das mudanças climáticas por meio de uma lente de soluções e dados, examinando como a cobertura negativa das mudanças climáticas pode impedir ações e como o jornalismo baseado em soluções oferece uma perspectiva mais equilibrada.
  • Módulo 2 – Dicas práticas para um jornalismo eficaz sobre soluções climáticas:  como os jornalistas podem liderar a conversa sobre as mudanças climáticas e incorporar efetivamente informações climáticas em suas reportagem. ´

No programa estão ainda entrevistas com Steve MacLaughlin, meteorologista na NBC6, no sul da Flórida, vencedor do Emmy; e Swati Sanyal Tarafdar, jornalista independente e instrutora credenciada em Jornalismo de Soluções.

As inscrições podem ser feitas aqui.