Jornal diário com 32 anos de vida e líder da imprensa portuguesa, o Público acaba de lançar o Público BR, um projeto de mídia voltado exclusivamente para brasileiros – os que já moram em Portugal e aqueles que desejam se radicar no país.
É o segundo projeto da mídia portuguesa tentando ganhar a atenção da comunidade brasileira este ano. Em junho, o Diário de Notícias lançou o DN Brasil, um noticiário destinado aos brasileiros que vivem no país, escrito em português do Brasil.
Diferentemente do DN Brasil, que tem uma edição mensal impressa e conteúdo online atualizado diariamente, o Público BR é totalmente online, com um site, podcast e aplicativos para Android e IOS.
Mídia de Portugal em português do Brasil
Os dois projetos de mídia para brasileiros em Portugal optaram por escrever em português do Brasil, como forma de engajar melhor o público.
A audiência que se deseja atingir em Portugal está estimada, segundo o Público BR, em mais de 400 mil brasileiros que vivem legalmente em Portugal e outros 170 mil que estão “à espera da documentação”.
A equipe de seis jornalistas é liderada por Vicente Nunes, ex-editor do Correio Braziliense. O time de colunistas tem Fafá de Belém como um dos nomes. A artista, de família portuguesa, é popular no país.
Com uma redação instalada na sede do Público, a edição Brasil noticia assuntos sobre a vida dos brasileiros em Portugal, como regras para viver no país, educação, agenda cultural e temas econômicos como habitação e impostos.
Na apresentação do projeto, o Público acrescenta que dará atenção especial a temas de interesse de investidores brasileiros que planejam abrir negócios em Portugal.
Leia também | Canal de notícias que tem Cristiano Ronaldo como sócio estreia em Portugal para disputar com CNN
Projeto ancorado no jornal líder do mercado
Apesar de ter saído depois do DN Brasil, o Público BR é ancorado em um grupo de mídia maior e mais sólido do que o conglomerado dono do Diário de Notícias, que acaba de mudar de mãos depois de problemas financeiros e regulatórios envolvendo um de seus acionistas, um fundo sediado nas Bahamas.
Leia também | Portugal: greve de jornalistas contra demissões paralisa noticiário em um dos principais grupos de mídia do país
De acordo com o seu site, o Público é um dos jornais online mais acessados em Portugal, lido por mais de 3 milhões de pessoas, com crescimento significativo entre jovens de 18 a 24 anos.
Segundo a Associação Portuguesa para o Controle de Tiragens e Circulação (APCT), ele foi o único jornal generalista a crescer em 2023 na circulação total paga (a soma das assinaturas digitais com as vendas em banca).
O jornal consolidou sua liderança entre os diários portugueses, com uma participação de 44% no mercado, à frente do Correio da Manhã (com 32%), e do Jornal de Notícias (com 12%).
O interesse no público brasileiro vai além da edição Brasil. O jornal tem feito projetos em conjuntos com empresas de mídia brasileiras como Valor Econômico, Globo e Folha de S.Paulo.
Colaboração: Lena Miessva, do Porto
Leia também | De olho nos imigrantes, jornal de Portugal lança edição para brasileiros em português do Brasil