MediaTalks em UOL

Maior jornal de Portugal lança edição para brasileiros, com Fafá de Belém como uma das colunistas

Redação do jornal Público de Portugal e edição BR para brasileiros

Imagem: montagem sobre foto divulgação Público BR

Jornal diário com 32 anos de vida e líder da imprensa portuguesa, o Público acaba de lançar o Público BR, um projeto de mídia voltado exclusivamente para brasileiros – os que já moram em Portugal e aqueles que desejam se radicar no país.

É o segundo projeto da mídia portuguesa tentando ganhar a atenção da comunidade brasileira este ano. Em junho, o Diário de Notícias lançou o DN Brasil, um noticiário destinado aos brasileiros que vivem no país, escrito em português do Brasil. 

Diferentemente do DN Brasil, que tem uma edição mensal impressa e conteúdo online atualizado diariamente, o Público BR é totalmente online, com um site, podcast e aplicativos para Android e IOS.

Mídia de Portugal em português do Brasil 

Os dois projetos de mídia para brasileiros em Portugal optaram por escrever em português do Brasil, como forma de engajar melhor o público. 

A audiência que se deseja atingir em Portugal está estimada, segundo o Público BR, em mais de 400 mil brasileiros que vivem legalmente em Portugal e outros 170 mil que estão “à espera da documentação”. 

A equipe de seis jornalistas é liderada por Vicente Nunes, ex-editor do Correio Braziliense. O time de colunistas tem Fafá de Belém como um dos nomes. A artista, de família portuguesa, é popular no país. 

Público BR edição da mídia portuguesa voltada para brasileiros

Com uma redação instalada na sede do Público, a edição Brasil noticia assuntos sobre a vida dos brasileiros em Portugal, como regras para viver no país, educação, agenda cultural e temas econômicos como habitação e impostos. 

Na apresentação do projeto, o Público acrescenta que dará atenção especial a temas de interesse de investidores brasileiros que planejam abrir negócios em Portugal. 

Projeto ancorado no jornal líder do mercado 

Apesar de ter saído depois do DN Brasil, o Público BR é ancorado em um grupo de mídia maior e mais sólido do que o conglomerado dono do Diário de Notícias, que acaba de mudar de mãos depois de problemas financeiros e regulatórios envolvendo um de seus acionistas, um fundo sediado nas Bahamas.

De acordo com o seu site, o Público é um dos jornais online mais acessados em Portugal, lido por mais de 3 milhões de pessoas, com crescimento significativo entre jovens de 18 a 24 anos.  

Segundo a Associação Portuguesa para o Controle de Tiragens e Circulação (APCT), ele foi o único jornal generalista a crescer em 2023 na circulação total paga (a soma das assinaturas digitais com as vendas em banca).

O jornal consolidou sua liderança entre os diários portugueses, com uma participação de 44% no mercado, à frente do Correio da Manhã (com 32%), e do Jornal de Notícias (com 12%).

O interesse no público brasileiro vai além da edição Brasil. O jornal tem feito projetos em conjuntos com empresas de mídia brasileiras como Valor Econômico, Globo e Folha de S.Paulo. 


Colaboração: Lena Miessva, do Porto

Sair da versão mobile