Colaborador frequente da revista New Yorker, ele também escreve e desenha uma série de quadrinhos chamada “Home Free”, e frequentemente aponta sua caneta para a dor e a hipocrisia por trás da crise climática e outras questões ambientais, com resultados devastadores.
Não se trata apenas de zombar dos sistemas e das pessoas por trás dos problemas. Como Toro conta ao The Revelator, o humor fornece aos leitores preocupados uma catarse induzida pelo riso. Ao mesmo tempo, ele ressalta, o humor serve como uma forma vital de resistência.
Veja a entrevista com Tom Toro, autor de cartoons sobre a mudança climática
Este é um momento difícil para o planeta — mas também para o cartoon político. A maioria dos jornais não tem mais cartunistas na equipe.
Ainda assim, este é um momento de expansão para o jornalismo. Há muito material por aí. As pessoas estão realmente vendo, mais do que nunca agora, o valor do quarto poder e responsabilizando o poder.
Sim, jornalismo como o quarto poder. Mas é quase como se o cartoon devesse ser o quinto poder.
O desenho animado é definitivamente uma boa parte disso. Acho que as pessoas estão realmente sedentas de sátira. É complicado, no entanto.
Não se quer minimizar as coisas nem trivializar. Mas há uma maneira de esclarecer uma ideia em um único quadrado com uma legenda. O poder e a clareza disso são realmente atraentes.
O cartoon é bem adequado ao tipo de “dieta de mídia” que as pessoas têm hoje em dia. As legendas curtas apelam para o tipo de mentalidade do Twitter/X. É idealmente adequado em vista da maneira como as pessoas recebem notícias.
É sempre preciso procurar a legenda mais concisa. Verborragia é meio que a morte de uma piada. Você tem que cortar como se estivesse usando uma faca.
Mas casar essas palavras com a arte — como isso molda a sátira em forma de história em quadrinhos?
Para um cartunista — cartunista editorial, cartunista do New Yorker , seja lá o que for — você está realmente procurando por coisas que você pode atacar com os pontos fortes da sua própria forma de arte. O que eu posso fazer em um desenho animado que eles não podem fazer no Saturday Night Live ? Esse é o tipo de coisa que você realmente tenta aprimorar.
Todo dia eu acompanho o que Seth Meyers e Stephen Colbert fizeram, e SNL — é algo engraçado que todos nós assistimos, e todo mundo meio que ataca o mesmo material. Há um pouco de repetição nisso.
Com os cartunistas, é tipo, bem, o que eu posso fazer? Porque em desenhos animados você não tem que obedecer à física. Você não tem o tipo de restrições de uma produção do Saturday Night Live . Eles podem se esquivar de uma ideia só porque não vale necessariamente a pena criar um conjunto inteiro.
E às vezes esses “conjuntos” para você são apenas um momento no tempo do desenho animado.
Sim. Provavelmente o meu mais popular foi o que era o tipo de paisagem pós-apocalíptica e o cara que é meio que um banqueiro de investimentos falando com algumas crianças ao redor de uma fogueira dizendo, “sim, o planeta foi destruído, mas por um lindo momento no tempo, nós criamos muito valor para os acionistas.” Esse provavelmente foi o meu mais popular. E eu fiquei surpreso quando o New Yorker o pegou.
Isso traz à tona algo que ouço de jornalistas freelancers ou empregados em organizações de mídia, que ainda têm dificuldades para fazer com que os editores aceitem ideias de pautas ambientais.
“Ofereci [a jornais] muitos trabalhos sobre pegada de carbono. Tenho uma que eles simplesmente se recusam a utilizar, onde há duas mulheres sentadas na mesa e uma está dizendo: “meu coração diz ‘Jack’ porque ele tem um jato particular, mas minha cabeça diz ‘namore Don, porque ele tem uma pegada de carbono pequena'”.
Há coisas que são como escolhas de estilo de vida que os yuppies podem fazer com base na tentativa de ter um baixo impacto na Terra. Então você tenta encontrar humor em coisas ambientais. Mas é um pouco difícil vender como uma piada.
Não é que o New Yorker não seja ambientalmente consciente, mas às vezes eles não querem que suas piadas abordem as mesmas coisas que o jornalismo está abordando.
As piadas têm que viver em seu próprio mundo e não necessariamente serem comentários sobre o que eles estão abordando em seus artigos. Então, sempre que você consegue colocar uma lá, é gratificante.
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Existem outras razões pelas quais mais cartunistas não abordam questões ambientais?
Talvez porque seja excepcionalmente difícil encontrar leviandade nisso. Ou há algo sobre a mudança climática que é difícil de particularizar porque é algo tão abrangente e o impacto real em nossas vidas de primeiro mundo não é totalmente evidente.
Enquanto com a política, está bem na nossa cara o tempo todo. Talvez se o aquecimento global estivesse na primeira página todos os dias. Não há razão para que não seja algo que seja mais abordado na cultura do humor. Mas acho que ainda estamos em negação.
E é difícil. Quer dizer, a mudança climática é a morte de mil cortes de papel, e é difícil ser aquela lâmina de bisturi cortando o humor de uma coisa em particular quando é toda essa mudança lenta e acumulada que se soma ao longo do tempo.
Certo? Sim. Não há nenhuma prova cabal e há apenas uma quantidade limitada de ursos polares que você pode desenhar em blocos de gelo encolhendo. Essa é a imagem estereotipada. Não há muitos cartunistas políticos abordando isso.
Provavelmente haveria mais variedade de tópicos que você poderia abordar se estivéssemos vivendo em um ambiente político mais sensato. Mas sim, é como você estava dizendo, é a morte de mil cortes e como você particulariza isso?
Quer dizer, eu tenho um meio bobo onde tem um esquimó, e o gelo está recuando. E então eles estão dizendo, “bem, uma coisa boa sobre a mudança climática é que eu posso encontrar todas as minhas canetas perdidas” — e todas as canetas estão no chão que é limpo pelo gelo derretido.
Há coisas assim que eu tento fazer. Você tem que dar às pessoas essa catarse.
Sim, falar de catarse é interessante. Você acha que os desenhos animados podem ser úteis no ambiente mental de hoje em termos de mudar a mente das pessoas sobre qualquer coisa? Quero dizer, você também pode voltar aos desenhos editoriais originais derrubando todos os chefes da cidade de Nova York e coisas assim. Obviamente, eles tinham uma vantagem política e tiveram um efeito. Você acha que os desenhos animados ainda têm algum poder sobre os indivíduos ou a sociedade?
Acho que é poderoso em termos de apenas dar combustível ao que se tornou conhecido como resistência. Acho que as pessoas estão famintas por isso, e tem uma maneira de emprestar força às ideias que estão entrando na resistência. Não sei se o humor pode necessariamente mudar o mundo, mas pode definitivamente impulsionar os movimentos que mudarão o mundo.
O poder das piadas é que elas contam a verdade, mas o fazem de uma forma surpreendente e engraçada. No fundo, elas estão desmistificando algo. Elas estão contando alguma verdade. Elas estão apontando uma hipocrisia em pessoas que estão no poder. E então eu acho que quanto mais você pode emprestar humor à causa da resistência, mais você empilha fatos desse lado do argumento — porque há uma força tão contrária à resistência para chamá-la de fake news, para manter o manto da dúvida em torno de coisas que são autoevidentemente verdadeiras, que você tem que continuar empurrando essa pedra morro acima.
E eu acho que os desenhos animados, na forma como eles podem realmente esclarecer uma ideia de forma simples e ser memoráveis dessa forma, meio que colocam o ombro na roda em termos de manter a energia do lado da veracidade e da factualidade. Porque piadas não funcionam a menos que sejam verdadeiras.
Isso é algo que eu descobri ser realmente útil em termos de esclarecer o que estou tentando fazer. E eu também descobri que é, em si, uma afirmação verdadeira.
A razão pela qual achamos piadas engraçadas, e particularmente as piadas do tipo Daily Show ou charges políticas, é porque é quase esse tipo de explosão — apenas abrir a janela e respirar aquele ar fresco. É como, “oh, isso é verdade”. É uma espécie de momento de epifania quando uma piada funciona.
Este artigo do The Revelator é publicado aqui como parte da colaboração global de jornalismo Covering Climate Now, da qual o MediaTalks faz parte.
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