Londres – Não são só os pets que arrancam risadas e derretem corações: os animais que vivem soltos na natureza também têm seu charme cômico, como mostram os finalistas do concurso Comedy Wildlife Awards 2024, anunciados hoje.
O concurso, criado em 2015 pelos fotógrafos britânicos Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam e que este ano ganhou o apoio da Nikon, usa o poder do humor para incentivar a conservação da vida selvagem. Foram inscritas 9 mil fotos de 98 países.
Entre os registros selecionados pelos jurados há momentos engraçados e também imagens ternas que capturam a beleza e a complexidade dos animais na natureza, uma celebração visual mostrando como a vida selvagem pode surpreender e encantar.
Veja as fotos finalistas do prêmio retratando as comédias da vida selvagem
Rindo alto
Esta foca recém-nascida e sorridente é uma inspiração perfeita para ilustrar as comédias da vida selvagem. A foto foi feita em Helgoland, Alemanha.
‘Não diga!’
E o que será que essas duas focas-do-cabo acharam tão engraçado? A imagem foi capturada na Reserva de focas de Cape Cross, na Namíbia.
Louva-a-deus dançarino de flamenco
O fotógrafo estava em uma estrada em Pantano el Sitjar, na Espanha quando avistou esse louva-a-deus ‘dançando flamenco’, outro que parece feliz da vida.
Elefante-marinho sorridente?
Mas aparentes sorrisos de animais podem enganar: esse simpático elefante-marinho não estava sorrindo para o fotógrafo. Ele estava espantado e fugindo do macho dominante do seu grupo, que luta sempre que se sente ameaçado para manter seu harém de fêmeas. A foto foi feita na Península Valdés, na Argentina.
Segurando firme para um passeio
Depois de uma soneca, a mãe ursa parda quis dar uma volta pelo Parque Nacional do Lago Clark, EUA, e os filhotes preguiçosos pediram uma carona.
Apaixonados
Estes dois ursos fotografados dentro d’água em Stika, no Alasca, parecem bem apaixonados.
‘Afaste-se, ela é minha!’
Na natureza, garantir um par romântico pode exigir uma demonstração de poder. Nesta imagem feita na Geórgia do Sul, um pinguim-rei macho bloqueia um concorrente que se aproximou da fêmea, em um movimento que o autor do clique traduziu como ‘Afaste-se, ela é minha!’.
“I’m too sexy for my love’
Para o fotógrafo que registrou a cena no Parque Nacional Mana Pools, no Zimbábue, o hipopótamo com plantas aquáticas decorando a cabeça parecia ter saído do cabeleireiro, bem produzido para um encontro romântico.
Pique-esconde
Em um safári no Quênia, a fotógrafa canadense flagrou essa linda guepardo fêmea deixando marcas nas árvores como forma de sinalizar sua ‘disponibilidade’ para o amor, bem escondida para não ser vista pelo antílope ao fundo.
‘Hajime! rapazes!
Nas artes marciais a palavra Hajime! é usada pelo árbitro para convidar os oponentes a começarem a luta. O urso em pé parece que está dizendo isso aos outros dois, adotando o gesto que os árbitros usam quando dizem essa palavra. A imagem foi capturada no Refúgio de Vida Selvagem no Ártico, Alasca.
O chimpanzé contemplativo
Em um grupo de 50 chimpanzés visto na selva em Uganda, este destoava da alegria dos companheiros, pensativo e preocupado sabe-se lá o motivo.
Lontra meditativa
Uma lontra marinha flutuando relaxada e com as patas para cima parece estar meditando. A foto finalista do concurso de imagens explorando as comédias da vida selvagem foi feita em Elkhorn Slough, na Califórnia.
Rezando
Outra lontra marinha foi flagrada boiando e concentrada, com as patas juntas, como se estivesse rezando. A imagem finalista do Nikon Comedy Wildlife foi capturada em Duck Island, Alasca.
Segunda-feira de novo!
O rato-do-banhado, também conhecido como nutria (Myocastor coypus) está concentrado em sua higiene corporal. O registro foi feito na Alemanha.
Bem limpinho.
Debaixo d’água a limpeza também é fundamental. Durante um mergulho em Dahab, no Egito, o fotógrafo capturou o momento em que um peixe-papagaio é limpo por dois outros peixes. E pela sua expressão, ele está gostando do “spa”.
Estou indo!
O registro de uma torda-mergulheira (Razorbill) fazendo um pouso meio desajeitado enquanto é observada pelas companheiras foi feito nas Ilhas Saltee, na Irlanda, é uma das fotos finalistas do concurso que homenageia as comédias da vida selvagem no mar, na terra e no ar.
Sapo tímido
Fotografado em Queensland, na Austrália, esse sapo tímido não quis sorrir para a câmera apesar do pedido do fotógrafo. Mas tem a sua graça, com seu olhar penetrante, e por isso ficou entre os finalistas.
Pavarotti das corujas
Uma área em Costa Mesa (EUA), perto do aeroporto, virou refúgio de corujas-buraqueiras. Esta parecia estar cantando em um palco e inspirou o fotógrafo na hora de dar o nome à imagem finalista no concurso.
O ‘canto’ do esquilo
Este esquilo-terrestre, fotografado em Viena (Áustria) não está exatamente cantando, e sim abrindo os pulmões para avisar aos companheiros que encontrou comida.
‘Quem está na frente’?
As duas zebras fotografadas no Quênia se alinharam perfeitamente para formar uma ilusão de ótica: quem está na frente?
Os resultados do concurso Nikon Comedy Wildlife 2024 serão anunciados em dezembro.
Além das melhores fotos escolhidas pelos jurados, haverá um prêmio para a foto mais votada pelo público.
Leia também | Cobras, lagartos, sapos e mais: veja as fotos da natureza premiadas pela Sociedade Ecológica Britânica