Londres – Uma anรกlise sobre investimentos em propaganda eleitoral nos EUA nas duas รบltimas semanas feita pelo grupo de pesquisas Wesleyan Media Project revelou que Kamala Harris estรก bem ร  frente de Donald Trump na corrida publicitรกria e “esmagando” o opositor na presenรงa online. 

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27), ao mesmo tempo em que pesquisas eleitorais recentes indicam vantagem da candidata do Partido Democrata nas intenรงรตes de voto.

Os gastos com anรบncios prรณ-Harris superaram os prรณ-Trump de forma significativa nesse perรญodo, mostrando que a vice-presidente estรก com uma estratรฉgia de comunicaรงรฃo mais robusta, de acordo com a anรกlise do grupo que faz parte da Wesleyan University, em Connecticut (EUA). 

O levantamento revela que as forรงas prรณ-Harris investiram quase US$ 73 milhรตes (R$ 397 milhรตes) em 73 mil comerciais de televisรฃo em todo o paรญs.

Jรก a campanha de Trump gastou menos de US$ 45 milhรตes (R$ 244 milhรตes) em cerca de 52 mil anรบncios no mesmo perรญodo.

Esse declรญnio na publicidade prรณ-Trump nas รบltimas duas semanas abriu uma margem considerรกvel para Harris na batalha pelo espaรงo midiรกtico, salientam os pesquisadores. 

Grรกfico mostrando investimentos de Kamala Harris e Donald Trump em propaganda eleitoral
Fonte: Vivvix CMAG com anรกlise do Wesleyan Media Project.

โ€œA publicidade polรญtica raramente faz uma grande diferenรงa em uma campanha presidencial, mas seu potencial de persuasรฃo aumenta quando um lado estรก no ar e o outro nรฃoโ€, disse Travis Ridout, um dos diretores do Wesleyan Media Project, em um comunicado apresentando os resultados. 

Kamala Harris lidera a propaganda e as pesquisas contra Trump

A รบltima atualizaรงรฃo da pesquisa da ABC News, nesta sexta-feira (27) mostra Kamala Harris com 48,6% das intenรงรตes de voto e Trump com 45,7%. 

O relatรณrio do Wesleyan Media Project destaca que Harris recebeu apoio publicitรกrio considerรกvel de grupos como o FF PAC, LCV Victory Fund, Climate Power Action e Somos PAC, que juntos investiram US$ 19 milhรตes (R$ 103 milhรตes), resultando em mais de 12 mil exibiรงรตes de anรบncios de TV entre 9 e 22 de setembro.

Esses nรบmeros representam 16% de todos os comerciais prรณ-Harris exibidos durante o perรญodo analisado.

A campanha de Trump, por sua vez, foi responsรกvel pela maioria dos anรบncios promovendo sua candidatura, com o apoio de grupos como Make America Great Again e Preserve America PAC.

No entanto, seus aliados patrocinaram apenas 10 mil inserรงรตes a um custo de US$ 18 milhรตes (R$ 98 milhรตes),, colocando-o em desvantagem tanto em volume quanto em exposiรงรฃo publicitรกria.

Propaganda digital: Harris ‘esmagando’ Trump 

Alรฉm da vantagem na televisรฃo, Harris tambรฉm lidera a publicidade digital, onde sua presenรงa continua crescendo, de acordo como o estudo 

A forรงa de sua campanha nas plataformas digitais, combinada com o apoio de grupos de aรงรฃo polรญtica, parece estar ampliando a visibilidade de sua candidatura, em contraste com a recente retraรงรฃo da campanha de Trump nesse campo, apontam os pesquisadores. 

โ€œEmbora Harris esteja ‘dando uma lavada’ em publicidade em todos os meios, sua vantagem online nas รบltimas duas semanas รฉ realmente impressionanteโ€, disse Erika Franklin Fowler, codiretora do Wesleyan Media Project.

โ€œEla mais do que dobrou seus gastos nos canais da Meta e do Google, passando de US$ 18,7 milhรตes (R$ 101 milhรตes) em nossa รบltima anรกlise para US$ 40,1 milhรตes (R$ 218 milhรตes). 

E estรก esmagando Trump – o candidato que dedicou metade de seu orรงamento de publicidade na campanha de 2016 ao digital – em gastos gerais, com enormes margens no Facebook e no Instagram em particular.”

Economia e inflaรงรฃo dominam a pauta publicitรกria de Harris e Trump

O conteรบdo dos anรบncios veiculados pelas campanhas de Kamala Harris e Donald Trump revela uma convergรชncia em temas essenciais, com a economia no centro do debate.

A anรกlise do Wesleyan Media Project demonstra que tanto Harris quanto Trump estรฃo focando suas mensagens nas questรตes mais urgentes para os eleitores: inflaรงรฃo, economia e impostos.

A campanha de Harris, apoiada por grupos como o FF PAC, segue uma linha de comunicaรงรฃo fortemente centrada na economia, destacando polรญticas para conter a inflaรงรฃo e lidar com questรตes fiscais.

A escolha de temas reflete a crescente preocupaรงรฃo dos eleitores com o custo de vida e a estabilidade financeira.

Essa รชnfase visa atrair eleitores que veem a economia como o principal critรฉrio para decidir seu voto, de acordo com o relatรณrio.  

Seguranรงa pรบblica vira foco de grupos prรณ-Trump na propaganda

No entanto, os pesquisadores constataram que no lado do partido Republicano, embora a campanha de Trump tambรฉm esteja alinhada com essas questรตes econรดmicas, seus aliados parecem estar mudando de estratรฉgia recentemente. 

Grupos como MAGA, Inc. e Preserve America PAC estรฃo investindo em uma narrativa mais voltada para a seguranรงa pรบblica, embora com um volume de anรบncios menor do que o observado em pesquisas anteriores.

“Essa mudanรงa de foco sugere uma tentativa de diversificar o discurso, tentando captar eleitores preocupados com a criminalidade e a seguranรงa em suas comunidades”. salienta o relatรณrio. 

A estratรฉgia de propaganda de Harris: equilรญbrio entre ataques e promoรงรฃo

A estratรฉgia de comunicaรงรฃo de Kamala Harris e Donald Trump tambรฉm se diferencia no tom e na abordagem dos anรบncios.

O Wesleyan Media Group constatou que Trump continua evitando focar exclusivamente na promoรงรฃo de sua prรณpria candidatura, preferindo uma mistura de ataques diretos a Harris e anรบncios que contrastam suas polรญticas com as da vice-presidente.

Nas รบltimas semanas, segundo o Wesleyan Media Project, houve um aumento no nรบmero de anรบncios de ataque promovidos por Trump em relaรงรฃo ao perรญodo anterior, embora os anรบncios de contraste entre ele e Harris ainda constituam uma parte significativa de seu volume publicitรกrio, superando os nรบmeros de agosto.

A campanha de Harris, por outro lado, mantรฉm uma abordagem mais equilibrada, veiculando uma combinaรงรฃo de anรบncios promocionais, de ataque e de contraste desde que se lanรงou candidata apรณs a desistรชncia de Joe Biden, em julho.

Embora Harris tenha reservado cerca de 25% de seus anรบncios para ataques diretos a Trump no รบltimo mรชs, a maior parte de sua publicidade estรก focada em mostrar as diferenรงas entre suas propostas e as do ex-presidente.

“Esse foco em contraste parece ser uma estratรฉgia direcionada a eleitores indecisos, ao enfatizar suas visรตes opostas em questรตes centrais como a economia e seguranรงa pรบblica”, apontam os pesquisadores. 

Com as eleiรงรตes se aproximando, as campanhas intensificam suas tรกticas de confronto, mas tambรฉm se esforรงam para delinear claramente as diferenรงas entre os candidatos, salienta o relatรณrio.