MediaTalks em UOL

Belezas, ameaças e momentos hilários: veja os vencedores do prêmio Bird Photographer of The Year

Mais de 23 mil imagens enviadas por fotógrafos de todo o mundo disputaram o prêmio de fotos de pássaros Bird Photographer of The Year 2024, que anunciou nesta terça-feira (24/9) os vencedores da edição 2024. 

Os registros mostram a beleza, o comportamento, momentos engraçados e os desafios enfrentados pelas aves, como a foto vencedora da competição, apresentando um “mosaico” formado por mais de 4 mil pássaros mortos por colidirem com janelas e outras superfícies em áreas urbanas de Toronto, no Canadá.

A imagem vencedora do concurso de fotos de pássaros mostra diversas aves mortas após colidirem com janelas em Toronto, arrumadas em círculo
Foto: Patricia Homonylo / Bird Photographer of The Year 2024

A autora da foto vencedora, Patricia Homonylo, é fotojornalista de conservação e trabalha com o Programa Fatal Light Awarenss (FLAP), que utiliza voluntários para circular por Toronto à procura de pássaros que colidiram com janelas ou outros obstáculos. O problema que não é pequeno: mais de 1,3 bilhão de pássaros morrem por ano na América do Norte como resultado dessas colisões. 

Veja as melhores imagens do prêmio de fotos de pássaros em 2024

Além de exibir a beleza fascinante das aves, as fotos também despertam a consciência para os desafios de conservação que esses animais enfrentam.

Com um olhar sobre o comportamento intrigante dos pássaros e flagrantes impactantes de sua fragilidade, veja um resumo dos vencedores e finalistas do Bird Photographer of The Year 2024.

Conservação
2º lugar: ‘Presos’ | Periquitos, por Cheg Kang, Austrália
Foto: Cheng Kang / Bird Photographer of The Year 2024

A imagem que ficou em segundo lugar na categoria Conservação retrata dois periquitos (Agapornis) expostos em gaiolas separadas em um mercado de Bali, na Indonésia.

Eles parecem se despedir, simbolizando o contraste entre sua conexão e a realidade do cativeiro, longe de suas florestas tropicais.


Fotos mais engraçadas de pássaros
1º lugar: ‘Um dançarino moderno’ | Pinguim-de-adélia, por Nadia Hag, EUA
Foto: Nadia Hag / Bird Photographer of The Year 2024

Nadia Hag fotografou um pinguim-de-adélia deslizando no gelo como se estivesse dançando, criando uma cena leve e divertida. A foto foi feita de dentro de um barco  perto de Brown Bluff, na Antártida.


2º lugar: ‘Porta aberta’ Corujinha-do-leste, por Robert Gloeckner, EUA
Foto: Robert Gloeckner / Bird Photographer of The Year 2024

Robert Gloeckner capturou uma corujinha-do-leste inclinando-se para fora de uma palmeira oca, criando uma imagem inusitada e curiosa.


3º lugar: ‘Helmetshrikes se preparando para dormir ‘ | Gary Collyer, Reino Unido 
Foto: Gary Collyer / Bird Photographer of the Year 2024

Pássaros Urbanos
 1º lugar: ‘Jornada traiçoeira’ | Mergulhões, por Grzegorz Dł ugosz, Polônia
Foto: Grzegorz Długosz / Bird Photographer of The Year 2024

Grzegorz Długosz registrou uma mãe mergulhão parando o trânsito. Protegida por voluntários, ela atravessou uma estrada com seus filhotes em direção ao rio Vístula, na Polônia.


2º lugar – ‘Apartamento’ – Falcão peneireiro-eurasiático, por Boldizsár Szűcs, Hungria
Foto: Boldizsár Szűcs / Bird Photographer of The Year 2024

Boldizsár Szűcs fotografou um falcão em um ninho construído na varanda de um apartamento na Hungria. A imagem destaca a adaptação dos falcões ao ambiente urbano.


Comportamento de pássaros
1º lugar: ‘O Catador’  | Urubu-de-cabeça-vermelha, por Nathaniel Peck, West Virginia, EUA
Foto: Nathaniel Peck / Bird Photographer of The Year 2024

Nathaniel Peck capturou um urubu-de-cabeça-vermelha visitando repetidamente a carcaça de um urso-negro-americano morto por sarna. A foto foi tirada após meses de observação, com o uso de uma armadilha fotográfica, em West Virginia, nos EUA.


2º lugar: ‘Filhote brincalhão’ | Falcão peregrino, por Jack Zhi, Sul da Califórnia, EUA
Foto: Jack Zhi / Bird Photographer of The Year 2024

Jack Zhi fotografou um filhote de falcão peregrino brincando com uma borboleta enquanto aprimorava suas habilidades de caça. A imagem captura a leveza do momento.


Retratos 
1º lugar: ‘Rosa de inverno ‘ |Tentilhão-rosado-de-coroa-cinza, por Alan Murphy, Homer, Alasca, EUA
Foto: Alan Murphy / Bird Photographer of The Year 2024

Alan Murphy fotografou um dos muitos tentilhões-de-coroa-cinzenta (Leucosticte tephrocotis) reunidos perto do hotel onde estava hospedado. A docilidade dos pássaros permitiu que ele montasse seu equipamento e capturasse a cena, realçada pelas cores dos cascos de barcos ao fundo. 


2º lugar: ‘Suspensão’ | Cisne-branco, por Samual Stone, Reino Unido
Foto: Samual Stone / Bird Photographer of The Year 2024

Samual Stone finalmente capturou uma imagem que visualizava há tempos: um cisne nadando em meio à névoa matinal emoldurado por outro.  A luz suave cria uma atmosfera etérea.


Pássaros em voo
1º lugar: ‘Ao amanhecer: silhueta graciosa ao nascer do sol’ |Poupa eurasiana, por Hermis Haridas, Índia
Foto: Hermis Haridas / Bird Photographer of The Year 2024

Hermis Haridas registrou uma poupa eurasiana voando ao amanhecer, criando uma imagem simbólica de contraste entre luz e sombra.


2º lugar: ‘Voo celestial elegante’ | Pintassilgo europeu, por Nicolas Groffal, França
Foto: Nicolas Groffal / Bird Photographer of The Year 2024

Nicolas Groffal fotografou um pintassilgo europeu durante o inverno. A imagem capta o voo do pássaro em meio à espontaneidade e delicadeza da natureza.


Pássaros em seus habitats
1º lugar: ‘Imersão’ | Gansos-patola do Norte, por Kat Zhou, EUA
Foto: Kat Zhou / Bird Photographer of The Year 2024

Kat Zhou registrou um trio de gansos-patola mergulhando no oceano em Shetland, no Reino Unido.  A foto destaca a habilidade dos pássaros em mergulhar e a preocupação com a diminuição de sua população devido à gripe aviária.


2º lugar: ‘Surfando do outro lado’ |Pinguim-gentoo, por Levi Fitze, Suíça
Foto: Levi Fitze / Bird Photographer of The Year 2024

Levi Fitze fotografou um pinguim-gentoo surfando nas ondas ao retornar de seus mergulhos. A imagem evoca o perigo que os pinguins enfrentaram no passado devido à caça.


Pássaros em Preto & Branco
1º lugar: ‘Impressão de cabeça hipopótamo’ |Mergulhão-de-cabeça-branca, por David Stowe, Austrália
Foto: David Stowe / Bird Photographer of The Year

A imagem mostra um mergulhão-de-cabeça-branca desaparecendo abaixo da superfície da água para se alimentar. Com um pouco de imaginação, disse o fotógrafo, a combinação de pássaro e ondulações faz lembrar a cabeça de um hipopótamo.


2º lugar: ‘Eclipse’ | Garça-real, por William Steel, África do Sul
Foto: William Steel / Bird Photographer of The Year 2024

William Steel fotografou uma garça-real pousada sobre uma árvore, com a lua cheia ao fundo, durante um eclipse lunar penumbral no Delta do Okavango, na África do Sul.


Jovens Fotógrafos
 1º lugar, de 15 a 17 anos: ‘Humano, natureza e cão’ | Tarambola-cinzento, por Emil Wagner, Alemanha
Foto: Emil Wagner / Bird Photographer of The Year 2024

Emil Wagner capturou a interação entre a vida humana e a natureza, ao fotografar uma tarambola ao lado de um cão com um homem desfocado ao fundo, simbolizando a coexistência entre espécies.

1º lugar (12-14 anos): ‘Perspectiva’ | Trepadeira-azul-eurasiana, por Andrés Luis Domínguez Blanco, Espanha
Foto: Andrés Luis Domínguez Blanco / Bird Photographer of The Year 2024

A imagem captura uma trepadeira-azul-eurasiana em uma perspectiva única, como se estivéssemos vendo o mundo através dos olhos do pássaro. A foto foi feita em Grazalema, sul da Espanha, com uma lente grande angular e controle remoto para registrar o momento em que o pássaro ficou perfeitamente enquadrado na moldura formada pelas árvores, enquanto descia para a água.


1º lugar (11 anos ou menos) : ‘Caça de peixes turbulenta’ | Garça eurasiática, por Julian Mendla, Alemanha
Foto : Julian Mendla / Bird Photographer of The Year 2024

Julian Mendla, com apenas 11 anos, capturou uma impressionante imagem de uma garça eurasiática pescando no Lago Federsee, na Alemanha. Durante o inverno, essa área é um refúgio para aves migratórias. A garça, uma visitante sazonal, é vista enquanto pesca em uma trincheira entre os juncos.

Sair da versão mobile